Cinco minutos de atraso tira direito do aluno assistir as aulas

escola

Pra botar “ordem na casa”, muita escola proíbe o aluno de entrar em sala quando chega atrasado. Lembro que anos atrás o Instituto Estadual de Educação de Maringá estabeleceu uma série de regras. Entre elas: alunos que chegarem cinco minutos após o início das aulas não entram. Não entravam mesmo. Perdiam todas as aulas. Isso deu muita confusão. Houve interferência até do Conselho Tutelar.

Esse tipo de medida sempre gera o questionamento:

– é justo proibir que aluno entre na escola por que chegou cinco minutos atrasado?

Não, não é.

Ter regras é necessário. Quando há orientação, um processo educativo que envolva os pais, algum tipo de perda para o aluno e sem que o aluno fique desocupado no pátio, a medida pode mudar a realidade da instituição. Acabar com a farra e reduzir a quantidade de moleque chegando fora da hora…

Entretanto, se a medida radicaliza, se não há permissão de entrar na escola mesmo após terminar a primeira aula, a questão se torna mais complexa. E pode ser questionada também do ponto de vista legal.

Também há outro aspecto. Parece-me que acabar com a cultura do atraso é necessário; porém, que direito o diretor de um colégio tem de impedir o aluno de assistir as aulas? Até concordaria que ele perdesse a aula em que estaria chegando atrasado. Mas e as demais? O fato de chegar seis minutos atrasado justifica deixá-lo sem nenhuma aula?

Num país em que o povo não morre de amores pelas escolas, trata-se de uma medida que parece gerar ainda mais antipatia. Sem contar que esses adolescentes que chegam atrasados vão ficar onde quando perderem as aulas? Depois de deixarem suas casas, impedidos de entrar, retornarão ou ficarão na rua esperando dar a hora de terminar as atividades do colégio?

Como eu disse, legalmente a escola não pode mandar o aluno que chega atrasado de volta pra casa. Impedir a entrada na aula que já começou é uma medida justa. Mas, segundo o advogado Leonardo Pacheco,  a direção deve permitir o acesso à escola e pode ocupar o aluno com alguma atividade até o horário da próxima aula. Qualquer coisa diferente disso, pode ser questionada. E o Conselho Tutelar é a porta de entrada para a reclamação dos pais.

About these ads

75 comentários sobre “Cinco minutos de atraso tira direito do aluno assistir as aulas

  1. Concordo com você quando diz que o aluno não precisa perder todas as aulas por atrasar na primeira. Em um colégio onde estudei a medida era adotada, mas a cada horário o portão era aberto. Perdeu a primeira, entra na segunda. Não são as regras que vão educar, que se ponham regras, mas precisamos encontrar uma forma de que elas sejam respeitadas.Se a intenção é evitar que estranhos entrem, acho que não é a melhor forma.
    Um abraço!

  2. Olá Ronaldo!

    Talvez vc não saiba, mas eu fui a mãe que denunciei direto no conselho tutelar a tudo isso que está acontecendo no instituto de educação de maringá.
    sempre acompanhei minha filha até o colégio, mesmo com minha presença fomos barrados, pois tivemos problemas no trãnsito de maringá.
    na verdade chegamos com 4 minutos de atraso sendo 07:34.
    cheguei a falar com a coordenadora que ainda estava ali no portão, além de impedir a entrada de minha filha, fechou o portão na minha cara.
    fiquei indignada e procurei o núcleo, mas não obtive apoio.
    foi onde fui direto ao conselho tutelar de maringá.
    Obrigado pelo apoio…Contamos com vcs da imprensa.

    • obrigado por passar por aqui. espero que nossas discussões sobre o assunto possam colaborar para que os alunos sejam respeitados, mas que também a instituição possa preservar a ordem. abraço.

  3. Eu, queria saber se existe um lei em São Paulo que proiba o aluno de entrar na escola com uns 10 minutos de atraso. queria que o senhor me responde-se obrigado!!!

  4. gostaria de saber se posso recorrer. pois meu filho tem 4 anos e chegamos 5 minutos atrasados e proibiram a entrada e a diretora nem se quer apareceu para falar conosco.

  5. Passei pela mesma situação, cheguei 2 minutos atrasada e além de não poder entrar no colégio não tive nem a chance de me explicar por isso acabei tomando uma atitude errada, disse que estudava em outra turma pois esta entraria mais tarde, o porteiro da escola foi averiguar, então, fui falar com a coordenadora, levei uma advertencia para minha mãe assinar e não pude assistir as aulas daquele dia.
    Tenho 16 anos e também não sou fã dos estudos, mas se o aluno falta ninguém se preocupa, agora se ele chega atrasado é advertido, mas porque os diretores, coordenadores não são advertidos quando se atrasam?
    Deve ser porque eles só tem nome, não estão se preocupando com os alunos, pelo menos no meu colégio, só querem receber seu dinheiro.
    Concordo que a escola deve ter ordem mas por isso o aluno perder a chance de se explicar já é de mais.
    Mas por que essas pessoas me dariam importancia se sou só uma adolecente?
    Por que eu voto, eu tenho voz, e eu quero uma escola melhor onde se tenha ao menos a chance de falar, pois tenho o direito de me expressar.
    Você concorda?

  6. O aluno tem de direito de entrar na escola além do horário marcado para entrada e não pode ser punido em perder aulas. Mesmo que não esteja com uniforme , material escolar etc. Exite legislação para isso na LDB 9394/96 e na Constituição Federal atual e é referendado pelos Estados em suas leis por desdobramento e assim pelas Secretarias Estaduais de Ensino. O problema maior são com as escolas particulares que querem mandar, aliás, se colocam como poder paralelo ao Estado e os politicos as apoiam infelizmente. Melhor dizendo, não interferem, sabe como é … Mas nós temos que encarar esses diretores de frente e denunciá-los. É um absurdo o aluno voltar pra casa perder 6 aulas num dia sendo que nós pais pagamos o colégio que desta forma presta um deserviço. E pregam aquele cartazão de que ” esta é uma escola solidária”. Que solidária que nada é só fachada o aluno é punido o pai paga aula particular para ele depois se puder . É isso que acontece. A Secretaria de ensino Estadual aceita a denuncia não te responde e depois quando você CONSULTA DIZEM ” A DENÚNCIA NÃO PROCEDE”.
    Meu Deus! onde está a lei que eles deveriam seguir, na verdade não estão nem aí. Isso é uma vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Olá,

    Ando pesquisando sobre esse assunto há algum tempo e cada dia mais percebo que estamos “numa sinuca de bico”. Trabalho em uma escola e estamos tentando por ordem no “barraco”, mas está difícil. Os alunos entram atrasados desde que com justificativa ou acompanhado dos pais. As pessoas não imaginam que chegar atrasados à escola é um fator gerador de indisciplina, tumulto e confusão. Atrapalham passando pelos corredores, entrando em sala, tumultuam a aula, fazem gracinhas quando chegam, etc. Sem contar que, no ´portão, ficam parados para o lado de fora enquanto o pessoal do apoio fica implorando para entrarem que vai fechar o portão. Em cada turno, tenho 700 alunos e todos os dias chegam cerca de 70 ou 80 atrasados. Imagine esses 70 ou 80 no pátio indo para as salas ( são 18) enquanto os colegas já estão tendo aula, ou esperando a segunda aula. Quando existia a tolerância de 10 min., metade da escola usava os 10 min de tolerância. Passamos para 5 min, e não houve melhora. Se é para garantir os 200 dias letivos e 800 horas, teoricamente o aluno teria que chegar no horário estipulado e não na segunda aula ou atrasado. Penso que deve ser um assunto amplamente discutido, pois cada vez mais estamos vendo que existe um grande problema no atraso. Se fossem casos isolados, poderíamos dizer que é problema de determinada instituição, mas o descaso com a escola, o descompromisso e falta de responsabilidade com horários esta formando cada vez mais profissionais sem responsabilidade sem comprometimento com o trabalho, pois durante os anos em que passou na escola, chegava a hora que queria, fazendo da escola simplesmente um depósito de crianças e adolescentes que tem onde ficar em segurança por 4 horas do seu dia.

    O que devemos fazer então?
    Eu gostaria de uma ajuda, uma experiência que deu certo ou algo assim

    Grata
    Cris

    • Pra comecar sua preocupacao nem e tanta assim pois nem mostra amor no que faz com suas palavras pois chama a escola de barraco , que termos para uma educadora ne!

    • Esse foi o melhor comentário aqui exposto. Lido com isso todos os dias e conheço a problemática dos dois lados. Sendo breve, digo que se o aluno sempre entrar na segunda ou terceira aula, ele poderá escolher as aulas a que vai assistir. Nem todos os pais entendem isso, porque não praticam a empatia entre outras coisas. Portanto, se as palavras não são mais preciosas do que meu silêncio, fico calado, evitando de falar sobre coisas que não domino e sendo injusto.

      • mina filha chegou atrasada devido as panes frequentes do metro,ela não chega atrasada se o metro não quebrar eu acho um absurdo mesmo comprovando que houve pane do metro a diretora não deixa entrar.

    • Sou professora também…que país é esse em que as pessoas querem lutar na justiça para chegarem atrasadas? Quando um aluno chega atrasado está desrespeitando 500 que chegaram no horário! Depois querem cobrar que o médico chegue no horário no posto sendo que estamos numa cultura em que os horários devem ser flexíveis, não é? Cada um tem seu problema, o trânsito, o relógio que não despertou , o sono…O problema no Brasil é mudar o foco do problema….Não é o aluno que se atrasa, não, é a escola que não deixa ele entrar!

      • Também sou professora, não em atraso, mas muitos, muitos dos meus colegas se atrasam por problemas mas alguns pq ficam conversando nos corredores…Não sou mãe, mas se pagasse escola particular e passasse por uma situação dessas certamente brigaria na justiça.
        Abraços…

    • Muitos funcionários, principalmente em repartição pública, chegam atrasados ou então, sequer chega. Por várias vezes no ano, é comum a criança chegar mais cedo em casa .vamos até a escola e nos deparamos com um ou mais professores que não vieram e só avisaram na última hora ou sequer avisaram.Enfim, algumas escolas públicas deixam as crianças no pátio esperando a próxima aula e nem com o responsável podem entrar. Se o problema tiver sido doença, com apresentação de atestado médico, então, permitem o acesso, sabemos que existem muitos emprevistos justificáveis que não se trata de doença. Escolas públicas tem muitos adolescentes em risco, que ficam sozinhos em casa enquanto pai e mãe trabalham. Nem sempre o ônibus pára pra estudantes uniformizados, mesmo no horário escolar e até acompanhado do responsável. Quando chove, muitos lugares inundam e se tornam de difícil acesso, provocando atrasos. Enfim, é complicado mediante a explicação do responsável, ouvir um não, por ser norma da escola, em que os alunos assistem com frequência a auxência de profissionais e atraso dos mesmos. Parecem não querer que os pais estejam tão pertos para não verem os descasos. E se acontece alguma coisa com o aluno que está no pátio, por não ter podido entrar na sala de aula? Ou na rua pelo fato do portão não ter sido aberto porque ele se atrasou? Educação envolve, conscientização, tolerância, bom senso, ainda que seja criada outras metodologias tipo: o aluno que se atrasar perde o recreio, o torneio, ou outro benefício qualquer. Mas, ficar fora da escola… da sala…num país como nosso é como soltar pombos numa praça repleta de pipocas, é tudo que querem.O estatuto diz que criança e adolescente tem direito a educação. E como podem ficar sem educação por que chegou atrasado…põe pra copiar mais dever…palestra de conscientização…Vão ficar em casa, na rua, a mercer do tráfico, que poderá vitimar algum dia qualquer pessoa que cruze o caminho? São vulneráveis, se todo mundo pensar em regras antes do ser humano, das causas, razões e circunstâncias, ensinaremos a intolerar, chegar cedo, mas, não perdoar, cumprir horários, mas, (que se dane, não foi o meu filho).Se fizer ao contrário, terá mais resultado!!

      • Toda criança tem direito à educação, mas a maioria desses que não tem compromisso com horários não querem saber de educação (inclusive os pais, os filhos se espelham neles); Escola não é creche!

      • Comentário perfeito, as escolas só observam o lado da regra, mas esquecem que toda regra há exceção, não estamos aqui querendo justificar constantes atrasos, mas venho aqui mostrar-me indignada em relação um aluno perder 50 minutos de aula, por 2 minutos de atraso, onde esta a justiça nesse caso? Será que aquele conteúdo que foi perdido poderá ser reposto? Você pagar caro numa escola particular ou mesmo numa escola pública para seu filho ter uma educação, para que futuramente ele possa competir num vestibular, mas no lugar da escola demonstrar solidariedade, demonstra intolerância com os alunos. Deixo claro aqui que concordo que deve existir regras, mas a escola deve ser flexível sim, pois ela deveria servir de exemplo para a sociedade e não se comportar de forma injusta, sem olhar o outro lado da história.

  8. acho que o aluno tem direito de chegar pelo menos 10 min atrasado sim! Muitas crianças e adolescentes podem morar longe das intidades de ensino podendo haver dificuldades de transportes ocosionando o atraso na chegada a essa intidade,e entao esse aluno deveria ter o direito de 10 min de atraso na 1°aula, e excedendo os 10 min, o aluno deveria ter a oportunidade de entrar na 2° aula! Pois nao sabemos as dificuldades desses alunos em chegar a escola

  9. Penso que, somente quem trabalha nas escolas sabe a dificuldade que gera o atraso dos alunos. É muito difícil manter a disciplina com alunos entrando atrasados, gera um transtorno enorme, sem falar na injustiça para com os alunos que estão na escola no horário. Percebo que as normas são necessárias pois tudo reflete na sala de aula.

    • Não é bem assim vcs pensam que nós alunos, chegamos atrasados pq queremos?? nunca, pq queremos, mais sim pq acontece alguma coisa e eu simplesmente acho ridiculo os professores acharem q porque nos atrasamos somos baderneiros, problematicos ou algo do tipo porque é muito chato isso, ontem mesmo eu fui barrada e só pude entrar porque minha mae mandou eu ir e me justificou sem o pai ou mãe vc não entra.
      e mais minha amiga para não perder a aula teve de ligar para a mãe dela, que teve de sair do trabalho e ir la na escola porque se não ela ia perder a aula, e a menina pega 2 onibus e mora longe hoje atrasou e quase não pode entrar
      e eu me pergunto, tbm a vcs, isso esta certo…. EU PENSO QUE NÃO!!!!!
      GRATA ELISA
      12 ANOS,
      (isso é para vcs educadores verem oque passamos)
      silvana….

      • Está certo! Saia de casa mais cedo. E que bom que a escola deixa entrar com a presença dos responsáveis…tá reclamando de barriga cheia. Eu, quando ocorria de chegar atrasada na escola, sabia que estava errada e ia pra minha casa ciente disso.

    • Quando o funciona chega atrasado devido as panes do metro ele não entra, sim ele entra porque uma aluna de 15 anos tem que ficar la fora e ir embora podendo ser assaltada ou coisa pior.

  10. Infelizmente, aconteceu hoje no colégio em que minha filha estuda, atraso de 5 minutos, a mesma não pode assistir aulas, devido atraso de ônibus, vocês podem m explicar onde está esta lei, onde ta o direito da criança e do adolescente, muito obrigado!!!

  11. Eu preciso de orientação e conto com voces. Minha filha completou hoje o segundo dia de atraso dentre quatro anos que estuda na escola e foi impedida de entrar, e pior perdeu a prova de Portugues, quero tomar decisões fundamentada em conhecimento para com a escola que fica em Contagem-MG. Obrigado

    • sugiro que, inicialmente, procure dialogar com a direção. se for uma instituição pública, e nada acontecer, tente o núcleo de educação (se for estadual) ou a secretária de educação (se for municipal). abraço

      • Eu moro em São Paulo, o mesmo aconteceu comigo minha filha perdeu trabalho,nota fui falar com a diretora nada ela me tratou como uma idiota disse ate que não tem filhos que não passa por isso o metro quebra todo dia como vou fazer, conto com uma reportagem onde chame a atenção das autoridades por favor.

  12. Na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), não é diferente. Um certo professor do curso de engenharia florestal além dar falta aos alunos que chegam atrasados (algo até aceitável) ele os priva de assitir o restante de sua aula.
    Um fato um tanto quanto constrangedor aconteceu na tarde de ontem 18/04/2012. Um aluno chegou um minuto após a tolerância foi impedido de assistir aula, pois bem, o tal professor pediu para que ele se retira da sala e entrasse somente no segundo horário e assim ele fez (1° constrangimento). No entanto, ao retornar para o segundo horário o aluno entra na sala e o professor constata que ele está cinco minutos ADIANTADO e não deixa o mesmo permanecer na sala (2° constrangimento). O pior não é só o fato de perder aula e levar falta, o pior mesmo é que temos que ouvir piadinhas deste professor.
    E têm mais… não podemos sair para ir ao banheiro e muito menos beber água pois temos nosso empo cronometrado pelo professor. se não retornamos pra sala logo de imediato ele faz a chamada e por mais que tenhamos assinado a lista de frequência levamos falta.
    Essa universidade é regida por DITADURA.
    Não aguentamos mais isso.

  13. olá aqui no município de Itaboraí no estado do rio de janeiro passo pelo mesmo problema pois onde moro é perto da futura refinaria e todas as manhãs tem um transito horrível com congestionamento enorme e o ônibus que passa aqui as 6:30 da manhã deveria chegar as 6:40 na escola e não chega chega somente as 7:20 e ônibus aqui e de 1 em 1 hora então antes deste só tem o que passa aqui as 5:00 que todos nós sabemos ainda está escuro minhas filhas são adolescentes uma tem 12 e a outra tem 13 anos então me diz como posso deixar 2 adolescente irem para a escola sozinhas de madrugada com a violência do jeito que está hoje em dia e se chegam atrasadas a diretora manda voltar pra casa e diz que é para nós colocarmos nossos filhos em outra escola sendo que foi o estado que colocou elas ali e se ficarem perdendo sempre a primeira aula vão repetir a série por falta.
    e então o que devo fazer me ajudem por favor.

    • parece-me que o caminho é conversar direitinho com a direção, explicar o problema e a impossibilidade de chegar no horário. caso não encontre respaldo ao seu pedido junto à direção, procure a secretária de educação do município (se a escola for municipal) ou o núcleo de educação (caso seja estadual).

  14. Caro sr. Ronaldo, concordo que a escola não é um dos lugares mais agradáveis, porém não podemos banalizar mais ainda nossa educação, é preciso sim regras. Sou professora e posso dizer que atrapalhaa muito alunos entrarem depois que a aula já começou. Nós professores não temos tolerância se nos atrasarmos, além disso se formamos cidadãos para a vida, nada mais correto do que mostrarmos algumas regras já que a vida nos impõe isso com grande constância. Se tivermos que pegar um onibus que passa no ponto às 7h e chegarmos às 7h05 com certeza não conseguiriamos. Att.

    • entenda senhora que todos os alunos se atrasam e se isso pertuba os professores deste modo, quer diser que temos que parar de assistir aula pelo fato de o transito ser uma merda e de os onibus atrasarem não entendo como alguns professores culpam os alunos por eles não terem tolerancia e alem do mais é diferente é o seu emprego e minha escola
      GRATA ELISA,
      12 ANOS,
      ( me perdoe se eu a ofendi não era a intenção )

      • Fia, professor leva falta se atrasar; não recebe por aquela aula. E não é questão de culpar os alunos por atraso do transporte público, mas de ser uma regra pra todos, pois se abrir exceção pra um, tem-se que abrir para todos.

    • E o metro professor ,como acha que da para chegar cedo com panes tão constantes a culpa e do aluno? utilize o metro que o senhor vai ver os pontos de o nibus lotados quero ver se chega na hora.

  15. O Enem , os concursos, os bancos, os museus tambem poderiam ter tolerancia de alguns minutinhos. Engraçado é ler esses argumentos. A escola é uma instituição como outra qualquer deve ser respeitada,mas infelizmente na maioria das vezes são os pais que se atrasam e seus filhos sao apenas vitimas e querem jogar a responsabilidade para a Escola. Como sabemos o brasileiro tem o pessimo habito de deixar tudo para a ultima hora e tentar resolver com seu “jeitinho”. Se a escola fosse respeitada como um todo nao estariamos passando por tantas dificuldades com os adolescentes. A escola necessita da familia ao seu lado pq ele sera aluno mais ou menos 11 anos ,mas será filho eternamente. A comunidade escolar tem que refletir qual é a formação que deseja para seus filhos. A formação academica é facil…..

  16. A escola, sem dúvida, precisa ter regras e normas a serem cumpridas, no entanto, privar o aluno de assistir aula de um dia inteiro por conta de um atraso inicial, é realmente abusar da autoridade, principalmente sem levar em consideração fatores como idade da criança, infraestrutura oferecida pela escola, trânsito aos arredores, dentre outras variáveis que agravam tal atitude. Quando se paga por essa prestação de serviço, o questionamento é ainda maior, sem contar que muitas vezes aquele dia de aula perdido está associado a pagamentos extras como balé, almoço e etc, e nesse caso, pelo menos, esses valores serão ressarcidos? Como a escola tratará isso? E o conteúdo educacional perdido? Como será reposto? O fato da escola está da forma como está hoje, deve-se a vários fatores, agir impedindo que crianças assistam aula por conta de atraso não solucionará o problema que é muito maior do que isso.

    • concordo com voce Danielle eu mesma estudo em escola particular e estes dias fui barrada só entrei porque minha mãe desceu do carro me pediu pra entrar e foi me justificar na orientação
      foi horrivel pois estava chovendo, o transito estava ruim o horario não é bom e eles ainda tiveram coragem de falar para mim que eu devia pedir para minha mãe se organizar melhor no tempo dela, quer dizer eles quase me deixaram para fora por passar 2 min da tolerancia e ainda por cima não se importaram de me deixar la fora com o meu irmão se minha mãe não tivesse voltado eu teria de ficar das 13:30 até as 18:50 da noite com meu irmão de 8 anos na rua pelo atraso de 2 min
      GRATA ELISA
      12 ANOS,

      • Neste caso, Elisa, que AGORA vc explicou, por causa do mau tempo, a escola deveria ter um tempo de tolerância maior; é necessário que alguns pais se juntem para conversar com a coordenação a respeito. Tenho certeza que até professores perderam aulas por isso.

  17. Eu quero algum orgao que eu possa fazer a denuncia do meu colégio,pois eles humilham os alunos,e escolhem que deve entrar para as aulas.Por favor me ajuda para que eu possa ter os meus direitos.obrigado

    • Se for escola municipal, o caminho é a Secretaria de Educação da prefeitura. Se for estadual, o Núcleo de Educação. Em ambos os casos, vale acionar o Conselho Tutelar do município.

  18. Boa Tarde sou aluno de um colégio particular aqui do RJ e na minha escola nunca foi possível entrar depois da hora nem no segundo tempo, mesmo que que nós tenhamos uma justificativa eles não deixam entrar e quando deixam(que é muito raro) você leva uma anotação na caderneta escolar. Existe Alguma lei que de o direito aos alunos de chegar no 2º tempo????
    Eu e minha turma da escola gostaríamos de saber pois se existir vamos imprimir e mandar pra escola e se mesmo assim não funcionar vamos ter de ir na Secretaria de Educação.

  19. Eu acho que o portão da escola deveria ficar aberto para o aluno entrar e sair a qualquer hora. Acho que a consciência das consequências de seus atrasos ou ausências deveria ser dada pelos pais e pela família. Acho que a responsabilidade pela frequência e permanência do aluno na escola deve ser dele e dos seus responsáveis. No entanto, EM SALA DE AULA o aluno só vai entrar atrasado se o professor permitir. Na minha sala de aula, no meu horário, mando eu. E meus alunos não fazem da minha sala a casa da mãe Joana não. Infelizmente, o aluno tem só direitos e não tem deveres….Por isso a educação está tão ruim e a sociedade cada vez mais decadente…

    • De todos comentários que li me identifico muito com a sua posição. Gostaria de saber se não existe uma LEI que dá o direito ao EDUCADOR de chegar a hora que bem entender para dar a aula, já pensou que MARAVILHA de EDUCAÇÃO… por essas e outras é que as coisas não funcionam e a educação caminha para o CAUS, as famílias principalmente só querem DIREITOS e retorno do dinheiro aplicado, deveriam fazer melhores suas tarefas de CASA, pois afinal a família (os responsáveis) tem mais tarefa de casa que os próprios filhos. Abraço

  20. a que na minha cidade olho d´ agua da flores estar a contecendo a mesmoa coisa a lunos que chegam um pouco a trasado e eles voltam para casa sem ter direito de a cistir aula a diretora sara ela e uma mulher que jamias concordou com os aulunos da escola maria augusta eu ja fui aluno desta escola mais lutei muito por cada aluno consegui controla mais hj eu voutei nestar escola e estar um grande a birsurdo a educação se vc poder mim a judar ou mim augumas dicas como faser pra resgatar praticamente a educação destar escola mim jose augusto de lima frança moro em olho d´ agua das flores-AL

  21. Em perus,SP a escola : Brigadeiro Gavião Peixoto está em uma situação precaria depois que nossa antiga diretora Nayara saio de lá. Quando ela estava na diretoria a escola era nota 10 a melhor daqui de perus. Hoje com a nova diretora Fui barrada na escola por chegar atrasada eu achei um absurdo minha escola está em uma situação precaria quase nunca eles limpam a escola agora minha antiga diretora tinha tudo sob controle. entrei nesse site para tentar descobrir os meus direitos pq acho q deichar aluno para fora da escola é um absurdo. Sabe se lá pra onde eles vão (já que seus pais não estão cientes da situação.

  22. Neste momento minha filha Leticia esta do lado de fora da escola Ceneart em osasco junto mais de 30 alunos que chegaram atrasados, acho isso um absurdo!! ela esta fora da escola, vai voltar pra casa (tomara), e se acontecer alguma coisa com ela nesse periodo, quem eu devo procurar ? Ou estamos mesmo no tempo em que não devemos nos preocupar com a violencia que não escolhe hora nem lugar ? talvez a diretora Dna Neiva, não tenha filhos e nem TV, porque esta completamente alheia a essa situação. A criança deve ser recebida na escola SIM, e depois que aja algum tipo de acordo para que isso não volte a acontecer. A diretora acabou de deixar varios alunos a mercê deles mesmos e nenhum dali responde por si só. Ela esta no meu ponto de vista, se responsabilizando por cada aluno que esta ali, na chuva esperando abrir aquele portão. Estou indignada, acho que isso é um modo de fechar os olhos pra tudo oque esta acontecendo com os jovens, porque não é com as portas fechadas que eles vão ter educação, é com a escola aberta. Obrigado!

  23. Hoje fui pra escola cheguei tarde,nisso um menino chego uns 20 segundos na minha frente, e o diretor deixou entrar e eu tive que retornar pra casa ele pode fazer isso ?

  24. Olá, sou de Salvador, ba. E estudo no colégio estadual Pedro Calmon, depois da greve dos professores ele aderiram uma nova ordem só pode chegar até 7:45. sendo que o transito daqui é caótico.. Mesmo chegando atrasados alguns alunos tem até o direito de justificar mais tem vez que eles retornam para suas casas ou pula o muro, já vi alunos com a mão, braços .. machucados. hoje eu cheguei atrasada e a vice-diretora ás 8:25 já no 2º horário foi nós ouvir eu me justifiquei e ela disse que íamos assinar um termo e voltar para casa, eu disse a ela que se for para voltar a casa não preciso assinar nada e se continuar assim ela ia falar com meus responsáveis ela simplesmente deixou os alunos entrarem e no meu caso tive que retornar para casa e pediu para que meus pais fossem a escola.

  25. Sou de Sao miguel do Guapore ro e na escola da ki so esta torerando 5 minuto e aki estava caindo um chuvona comecou das 12:20 e foi ate 13:25 eles nao deixarao os alunos entrar axo que eles axa que o alunos todos tem carro o conselho deveria ficar mas atento a isso, sera se todos dias que chover os alunos vai ficar sem assistir aula.

  26. Oi aconteceu a mesma coisa comigo e com uns 20 alunos da nossa escola por causa de um minuto de atraso e ainda pra ajudar a escola chamou a policia pra gente porque ninguém queria ir embora uma menina que tinha problemas cardíacos ate passou mau meu amigo foi pedir ajuda na escola e eles falaram que o problema era dela eu estou indignada com essa escola passa ano e vem ano ele tenta ser a melhor escola de São paulo mais só ta virando a pior escola.

  27. Olá, eu sou um Aluno Da rede Publica do Rio de Janeiro, estudo em São pedro da Aldeia, antigamente a escola abria os portões para os alunos que chegassem atrasados, por exemplo: Se você perdeu o primeiro horário entra no segundo e por ai vai. Hoje dia 22/02/2013 tava atrasado e resolvi entrar no segundo horário, mas fui barrado sendo informado que tinha sido ordem lá de cima. acho injusto fazerem isso, e se por acaso eu tivesse prova nos outros horário? Eu queria saber se isso é uma lei, ou se é algo que cada diretor faz. Se puderem me informar isso eu agradeço muito.

  28. Oi, eu estudo em uma escola particular e nos primeiros dias de aula começaram com isso, minha mãe é dona de uma van escolar e foi deixar 7 alunos na minha escola contando comigo fiquei chateada pois passou somente 2 min do horario de tolerancia e só porque não estavamos acompanhados dos pais pois viemos de van eles nos mandaram voltar para casa minha mãe antes de ir embora desceu do carro e teve de fazer o maior barraco pois se não todos iam perder a aula todo e ter de ficar la das 13:30 até 18:50 isso é errado e queria saber se temos o direito de reclamar para direção mudar isso e queria saber se existe uma lei que mostra que o horario de tolerancia em dias de chuva é 30 min…
    GRATA ELISA
    12 ANOS,

  29. Sou professora também…que país é esse em que as pessoas querem lutar na justiça para chegarem atrasadas? Quando um aluno chega atrasado está desrespeitando 500 que chegaram no horário! Depois querem cobrar que o médico chegue no horário no posto sendo que estamos numa cultura em que os horários devem ser flexíveis, não é? Cada um tem seu problema, o trânsito, o relógio que não despertou , o sono…O problema no Brasil é mudar o foco do problema….Não é o aluno que se atrasa, NÃO, é a escola que não deixa ele entrar!

  30. Hoje me atrasei 4 minutos na escola… me acordei era 8 horas e eu poderia ficar em casa dormindo mais já que eram 8 horas, mesmo assim ainda me levantei na corrida, mal escovei os dentes rapidinho, arrumei o cabelo em 1 minutos pra não parecer um maloqueiro na escola, óbvio. Cheguei lá… simplesmente fecharam o portão na minha cara… não me deixaram entrar e a coordenadora virou as costas sem tirar nenhuma das minhas dúvidas… então pulei o muro da escola e fui direto na direção pedir explicações (OBS: É muito raro eu chegar atrasado, e cheguei porque meu celular acabou descarregando no meio da noite e não despertou), chegando lá a diretora não deu nem a cara pra vir falar comigo… fui atendido de uma forma ignorante… como se eu não fosse nada, nem deram atenção… acabou que eu perdi todas as aulas de hoje (02/07/2013), e uma dessas aulas é a explicação do conteúdo da prova de semana que vem (Dia da prova é 12/07/13). Tenho algumas perguntas vou deixá-las em ordem aqui, obrigado.

    1- Tem alguma lei que me impeça de entrar na escola em caso de atraso?
    2- Há algo que eu deva fazer neste caso? Vocês recomendam algo?

  31. Rrssrr. Ótimo comentário,Jake. Este problema permeia todo o Brasil e quando não falamos a mesma língua dos alunos e de alguns pais somos criticados.

  32. chegar atraso numa instituição de ensino, não se pode comparar com uma instituição capitalista (empresa).
    modesta parte isso é um crime proibir ou impedir de entrar, totalmente inconstitucional, para um órgão publico de ensino e exemplo para bons modos.
    Não esquecendo são alunos de menores ou maiores, porem com o intuito para apreender e não ganhar dinheiro.

  33. para meu ponto de vista..
    o ensino deveria ser livre e opcional para qualquer idade, tanto ensino media quanto graduado. com livre escolha de frequência. porém no final do curso ou da aula é que deveria ser aplicado uma prova de avaliação do conhecimento.. e se o acadêmico não se sentir confiante para fazer, pode-se frequentar a matéria novamente até se sentir confiante para a realização..

  34. Muito interessante essa discussão! Tenho vivenciado uma experiência interessante: minhas filhas estudam em um colégio particular na cidade de Itajubá-MG, e moramos em uma cidade vizinha. Nos esforçamos para chegar antes das 7:00hs, mas diariamente pegamos congestionamento, algumas vezes chegamos na escola 7:01, 7:02hs. A escola tem apenas um portão de entrada, porém tem dois de saída (não deveria então terem dois de entrada e dois de saída no horário de rush?). O horário de entrada da escola coincide com horário de pico, de rush, pois esse é horário de entrada de várias escolas e fábricas. ESCALONAMENTO DE HORÁRIO SERIA UMA OPÇÃO! Temos chegado “dois” minutos para às sete horas, ou até mesmo às sete horas e minhas filhas são impedidas de assistir a primeira aula, pois segundo a coordenação elas devem estar às 7:00hs na sala de aula. Hoje soube que minha filha não pôde assistir a primeira aula, pois chegou na sala 7:01hs. A questão é realmente muito complexa. Essa intolerância gera estresse, cria conflitos familiares, problemas de ordem psicológica. Mas para quê se preocupar com tudo isso já que a questão é cumprir horário? Educação é a função da escola, isso perpassa também a capacidade de leitura das diversas situações, dos diversos atores envolvidos. Mas a escola é feita em caixotes. Ela é feita para padronizar opiniões e comportamentos, ideias e vocações. A intolerância e inflexibilidade não geram atores comprometidos, muitas vezes até os afastam. Entender os problemas que acometem as famílias faz mais sentido, porém gera mais trabalho…entender cada indivíduo nas suas especificidades é trabalhoso e por quê tratar diferente os sujeitos se todos nós somos exatamente iguais? Se todos nós vivenciamos a mesma realidade e temos os mesmos problemas? É preciso que o sistema de ensino trate a miopia.

  35. A LDB é clara e a escola também tem que seguir o seu regime, aluno não pode ganhar falta por atraso, pois diz a lei que no mínimo o aluno tem que ter 75% de frequência escolar. Aluno não pode levar falta por atraso. Mas a questão é o mesmo passar pelo portão rsrsrs.

  36. Em uma escola de Mundo Novo-MS os alunos que chegarem com 15 minutos de atraso, não assistem a primeira aula, porém, depois que começa a segunda aula os alunos tem um período de 5 minutos para entrar, e depois deste tempo, não entra mais na escola. Só está livre desta regra quem possui algum atestado que estava no medico ou que os pais ou responsáveis ligaram na escola autorizando a entrada do aluno.

  37. gente, acho que deveríamos criar soluções e não discursões inúteis, e difícil para um gestor tentar controlar atrasos de alunos, mas também temos que ver o lado dos pais, pois tem alunos que vão sozinhos para a aula e outro que não. cada caso e um caso, os textos deveriam ser mais respeitosos, as pessoas agridem as outras por coisas bobas, se o aluno for reincidente ok. ta fazendo pq e irresponsável, mas se não, tem que haver tolerância, quem vive em grandes cidades conhece bem o caos no transito, vc pode ate sair cedo, mas se um carro de uma pane, acabou tudo, e outra, por parte dos gestores, professores, os mesmos deveriam repensar suas maneiras de se reportar aos pais e as crianças,. falam de maneira grosseira, viram as costas, ignoram as pessoas, como eu posso cobrar disciplina e educação se na verdade eu so o exemplo maior e faço muito pior do que chegar atrasados. ta na hora de nos, pais formamos os conselhos que e amparado por lei e atuarmos ao invés de ficarmos só reclamando, tem muita coisa irregular nas escolas, principalmente na publica, já começa por obrigarem a comprar fardamento, que não e permitido por lei, depois a pedir dinheiro pra comprar material, já chegaram a me pedir ate dinheiro pra comprar desinfetante,

  38. Bom no meu caso, tenho uma filha de 5 anos, e cheguei enfrente a porta da sala de aula 1min. dps, isso porque eu já estava na escola bem antes, mas minha filha reclamou de dor de barriga, leve-a ao banheiro. Fui até a sala de aula e o monitor com o relógio na mão disse que eu não poderia deixá-la por este atraso de 1min. Fiquei indignada, pois este é o primeiro ano dela nessa escola, e na outra escola pública tb, onde ela estudava desde os 10 meses, quando os pais já estivessem dentro da escola, o aluno poderia entrar na sala normalmente. Mas nessa escola não fui informada de que precisaria estar 7:10 na sala de aula.Bom fui reclamar pois eu estava bem mais cedo na escola, se eu cheguei 1min. enfrente a sala de aula, e minha filha foi banheiro isso significa que ela não faria suas necessidades em 1min. (bem difícil), Mas não acho que a escola tenha que aceitar todos que chegam atrasados, mas deveria criar um planejamento de advertência ou suspensão. Quando estamos no trabalho e chegamos atrasados recebemos uma advertência até serem completas 3 um exemplo, e logo a suspensão. Isso de uma certa forma policia mais a pessoa a procurar evitar qualquer tipo de atraso pois já estará ciente do prejuízo que irá tomar. No meu caso minha filha fora da creche o dia inteiro, não tenho como deixar com ninguém, minha mãe é falecida, minha sogra falecida, e a última pessoa de confiança na qual eu poderia deixar seria minha avó que tb é falecida vai fazer 1ano, então neste caso perco um dia de trabalho, fico no prejuízo, acho realmente é um absurdo. Pois a escola precisa sim por regras, mas toda regra na qual traz um prejuízo nesse caso o aluno perde um dia de ensino e no meu caso perde o dia trabalho.Essa regra, deve ser revista, e modificada para que ambos os lados sejam beneficiados.Porque a escola é para somar, e não para subtrair!

  39. Oi, sou o Alex !
    Na minha escola aqui em Arujá SP, as aulas começam as 19h00 e o meu trabalho fica muito longe de minha escola já faz um tempo que venho chegando atrasado na escola, ja conversei com a inspetora sobre isso mas e ela diz apenas que a escola quer um atestado de onde eu trabalho, porem o local onde trabalho não é um lugar meio que LEGAL então eles não emitem este tipo de DOC. expliquei a situação para a inspetora a mesma disse que não pode fazer nada e que precisa do DOC.
    OBS… o horario que as aulas começam são as 19h00
    O horario que consigo chegar na escola me esforçando muito são as 19h07…
    Ja faz 03dias que venho perdendo todas as aulas da noite, por uma questão de atraso de 5 min…
    Isso é certo???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s