Andar de mãos dadas…

Pra mim, é simbólico. Pode não ser muita coisa, mas é um ato singelo. Andar de mãos dadas parece transmitir cumplicidade, compromisso, carinho, respeito mútuo. Parece demonstrar que a relação é real, é sólida, não se perdeu com o passar dos anos.

Pensava nisto após ver dois casais passando próximos de onde estava. Ontem pela manhã, parado no carro, observei um casal jovem, ainda na casa dos 30 anos. Faz cerca de cinco anos que se casaram. Eles caminhavam apressados. E, embora próximos, nem se tocavam. Menos de cinco minutos depois, vi outro casal. Marido e marido e mulher iam à mesma direção do casal anterior. Aparentavam mais de 50 anos. Talvez próximos dos 60. Entretanto, estavam de mãos dadas e caminhavam como jovens ainda apaixonados.

Conheço os dois casais. Sei que a cena presenciada se repete. Há algum tempo não vejo o casal mais jovem de mãos dadas. Já o mais velho… nada parece desgrudá-los. Ainda assim, o que vi foi um recorte. Desconheço a intimidade deles. Não sei o que vivem. Talvez o primeiro, viva intensamente o relacionamento e o segundo, seja só aparência. Pode ser, admito. Entretanto, ainda penso que os pequenos gestos revelam muito do que somos e, principalmente, do fogo que existe no relacionamento.

Andar de mãos dadas demonstra que há sintonia, mostra que a rotina ainda nãos os massacrou. Sugere que o compromisso que havia no começo do relacionamento está lá, vivo. Aponta que não falta carinho. Sugere que a relação é respeitada, é verdadeira e o desejo de ambos é mantê-la viva.

Para mim, andar de mãos dadas reflete um amor maduro; já não há mais arroubos de paixão, aqueles momentos loucos que queimam os corações enamorados. Porém, parece dizer: “ainda quero caminhar junto com você”… Representa que o tempo não fez sucumbir o amor e nem calou o desejo de serem apenas um do outro.

About these ads

6 comentários sobre “Andar de mãos dadas…

  1. Penso a mesma coisa Ronaldo. Quando vejo um casal que esta caminhando lado a lado, ou um deles um pouco a frente, penso sempre que algo esta errado.

  2. Ronaldo, andar de mãos dadas é tão gostoso quanto um abraço afetuoso.
    Eu tenho reparado o mesmo que voce, alguns casais mais velhos tem demonstrado mais cumplicidade e aproximação. Ver um exemplo faz bem!

    Bjs

  3. Acredito que seja pela altura. Isso mesmo. No caso de uma criança ocorre a mesma coisa. Fica muito desajeitado para a pessoa de menor estatura deixar a mão à frente. A posição comum é, portanto, a mais confortável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s