Fantástico, Facebook e ingenuidade(?)

Não sei se é por ignorância, ingenuidade… sei lá. Sei apenas que me irrito profundamente quando vejo certas coisas na rede. A última é uma mensagem que circula no Facebook repercutindo uma reportagem do Fantástico. Deixa eu reproduzir aqui:

Quem assistiu o Fantástico ontem (domingo, 21/10) sabe da falta de proteção no Facebook.

Com as mudanças do Face, agora todos ficam sabendo de coisas de gente que nem estão nos nossos contatos, só porque um contato faz um comentário ou “curte” algo de alguém.

Então peço a gentileza de:

(1) Aqui mesmo, logo acima, posicione o mouse sobre a minha foto (sem clicar).

(2) Espere até aparecer uma janel
a e posicione o mouse sobre o ícone “Amigos
…” (também sem clicar), depois

(3) Desça até “Configurações” e aí sim clique. Vai aparecer uma lista:

(4) Clique em “Comentários e opções Curtir” desmarcar esta opção.

Assim minhas atividades ficarão restritas aos meus amigos e familiares, não se tornarão domínio público.

Quando vi essa publicação no perfil de uma amiga, mandei um recado e, completei:

- Toda vez que encontro esse tipo de publicação na página de algum aluno ou ex-aluno, tenho vontade de bater. Esqueceram das minhas aulas?

Vamos por partes. Primeiro, provavelmente quem compartilhou esse conteúdo não viu a reportagem do Fantástico. A matéria mostra o quanto perdemos a privacidade. Mas não é por uma mudança no Facebook. O Facebook não mudou. É o mesmo. Igualzinho. E as configurações de segurança também.

A ausência de cuidados com aquilo que publicamos é que tornam nossos dados públicos, visíveis inclusive para estranhos. E sobre isso não precisávamos assistir a reportagem do Fantástico. Trata-se de um assunto recorrente em blogs, sites e páginas especializadas em redes sociais. Aqui mesmo já publiquei vários textos a respeito do tema.

Segunda questão, não é preciso ser um especialista pra ver o quão imbecil é esta mensagem que circula na rede. Quando a pessoa pede pro outro mudar a configuração de amizade, na verdade, está entregando a sua privacidade nas mãos do “amigo”. É como se você fosse pro quarto namorar e desse a chave pra um colega pedindo: “mantém a porta fechada pra mim?”. Caríssimos, quem tem que fechar somos nós. Não o outro. E é simples demais fazer isso: basta entrar nas configurações – privacidade e segurança – e controlar o que você quer que seja visto no seu perfil. E por quem.

Pelamordedeus!!! Se não sabe configurar o seu Facebook, não sabe controlar sua privacidade na rede, feche a conta. Pelo menos, não vai ficar exposto.

Terceiro ponto. Vamos nos informar direito – antes de compartilhar e antes de usar algo. A gente repete coisas na internet sem saber o que estamos falando. Vamos checar, confirmar, entender primeiro. E não é possível admitir que façamos uso de serviços, estejamos nas redes sociais, sem saber como usá-las e as consequências disso. É um absurdo como algumas pessoas se expõem. Gente que sequer faz parte da lista de amigos tem acesso a fotos de desconhecidos na praia, na piscina, na balada… fotos de lingerie diante do espelho. Para tudo, né?

A pessoa publica o nome de familiares, endereço, os locais para onde viaja, onde almoça… com quem saiu, com quem ficou… Uma loucura! E depois se assusta com a reportagem do Fantástico. Pior, mantém-se ignorante achando que os amigos é que devem reconfigurar seu status. Socorro, viu!?

PS- Ah… aperte o botãozinho do mouse no link e veja a reportagem. Vale a pena.

About these ads

100 comentários sobre “Fantástico, Facebook e ingenuidade(?)”

  1. Perfeito.
    Tenho acompanhado as postagem de Ronaldo Nezzo sobre todos os mais variados assuntos e, sinceramente, essa é uma crítica , bem critica, mesmo. E, é assim, mesmo!!!
    Essa explicação, postagem ou esclarecimento, chame como quiser, não importado o nome , agora….deveria ser compartilhado por todos os usuários do facebook.. .

  2. Obrigado pela postagem de utilização pública. Como eu vi que muitos estavam postando isso eu tratei de procurar no google alguém que desmistificasse essa mensagem viral e vim até aqui.

  3. Estou contigo Ronaldo. Também me irrito com isso. Escrevi até algo a respeito no face devido à propagação da falsa mensagem.
    —–
    Ronaldo, sua página demora para entrar. Será que é só aqui?

  4. Parabéns pelo post, faço minhas suas palavras, as pessoas tem mania de replicar as coisas sem tomar o devido cuidado de ao menos pesquisar. Estou repassando a mesma coisa aos meus alunos. Grande abraço!!!

  5. Só não gostei do: “Pelamordedeus!!! Se não sabe configurar o seu Facebook, não sabe controlar sua privacidade na rede, feche a conta. Pelo menos, não vai ficar exposto.”
    Você há de convir que existem gente de todo tipo utilizando computadores e redes sociais (crianças, idosos, etc..) que nem sempre são entendidos como você…
    Porque não aproveita seu Blog para ensinar passo a passo como tornar as redes sociais mais seguras, como por exemplo: Como configurar o Facebook de forma que fique menos vunerável???

    1. Desculpe-me, Junior, meu blog não trata de tecnologia. Meu papo aqui é sobre comportamento etc etc. E tem gente muito melhor que eu pra ensinar esse passo a passo, inclusive com mais didática.

      1. kkkkkkkkkk corretissimo…”Se não sabe configurar o seu Facebook, não sabe controlar sua privacidade na rede, feche a conta. Pelo menos, não vai ficar exposto.”… perfeito!!! se não sabe brincar não brinca!!! se quer mexer então aprende a mexer direito kkkkk adorei!!!

      2. Muito obrigada pelo esclarecimento mas fica aqui uma opiniao tambem: quando quiser ensinar alguem alguma coisa procure nao ser tao arrogante, provavelmente voce eh ignorante em algum assunto e nao gostaria de ser tratado assim, um pouquinho de humildade cai bem e nao custa nada!

      3. Como disse pra outro leitor, caríssima, eu não sei de tudo. Não mesmo. E não é vergonhoso não saber. E, se ler outros de meus textos, talvez me conheça melhor.

  6. Olá! A partir da implantação da linha do tempo não consigo visualizar as configurações de privacidade da forma como acontecia antes. Inclusive, essas instruções que constam nas msg que estão sendo compartilhadas, são impossíveis de fazer em nosso próprio perfil. Como devemos proceder, então? Pode me ajudar, sem me classificar como ingênua ou desinformada?? Obrigada. Rosangela

  7. Vc deveria respeitar os limites de conhecimento dos outros, não se irritar com isso. Garanto que muitos dos que cometeram tal ato que o irrita “profundamente” sabem coisas que vc não faz ideia, mas que para eles são óbvias. Sabe o que poderia me irritar? Uma pessoa que é jornalista e escrever “assistir a reportagem do Fantástico”, ao invés de “asxistir À reportGem do fantástico”.

    1. Caríssimo, quem disse que eu sei de tudo? Falei isso? A diferença está numa coisa básica: eu falo sobre o que conheço. Sobre o que não conheço, me silencio. E respeito o conhecimento dos outros e também a ausência de conhecimento. Porém, não me atrevo a fazer o que não sei. Ou seja, se vou falar de uma reportagem do Fantástico, vou assisti-la primeiro. Se vou compartilhar algo no meu perfil, confiro se é verdade. Se vou ensinar algo as pessoas, confirmo se o que estou querendo ensinar é verdadeiro, é real, é concreto. É só isso. Quem fala sobre algo que não conhece, compartilha sem saber se é verdade… é, no mínimo, ingênuo.

  8. Prezado Mestre. Não calcula como procurei alguém que me falasse se isso era verdade ou não, mas infelizmente só agora recebo seu texto, e agora o que faço, peço que ativem la em Configurações “compartilhar e curtir”? ou deixo assim mesmo? Já repassei este seu texto a todos eles e desde já agradeço sua sabedoria.
    Gil

  9. Imbecil é seu post, que acha que todo mundo que usa facebook sabe de cor e salteado como ele funciona. Até parece! A realidade é outra, goste você ou não.

      1. Concordo contigo. Se não sabe usar, não deve usar. Pelo menos, deve se limitar ao que conhece, até ir dominando a ferramenta.

  10. Certo. Quando configuramos as opções pra apenas amigos verem nossas publicações fica tudo certo… mas a dúvida é cas algum amigo meu curtir o meu conteúdo, se os amigos deles poderão ver o que eu postei (foto, informação, etc). Se for esse o caso configurar as proprias opções de segurança não adianta de nada.

  11. Até que enfim alguém pensou nisso, não aguento abrir meu face o meus amigos( burritos) pedindo para alterar as coisas, concordo contigo, se não sabem alterar as configurações fechem o perfil do FACE. pronto!!

  12. Ok… só queria entender porque de tanta agressividade pra dizer algo que lhe parece óbvio mas pode não ser óbvio para todos. Quer ajudar? Dá a dica e guarda a agressividade pra quando for bater a cabeça na parede. Cansei dos donos da razão da internet.

    1. Desculpe-me, Juliana. Não quis ofendê-la. Nem aos demais leitores. Não sou dono da razão nem tenho a proposta de ser. Acho que me julgou de maneira precipitada. Se ler meu blog, creio que poderá me conhecer mais e vai perceber que estou longe de ser agressivo com leitores e amigos. Muito menos de me apresentar como “dono da verdade”. Entretanto, deve saber também que há temas que só tocam as pessoas se forem tratados com ousadia e até uma carga de provocação. Foi o que fiz.

      1. Pois é, eu copiei e colei o que você escreveu no meu facebook, mas teve algumas pessoas que são tão ignorantes que não entenderam o recado. Ficam melindradas, são infantis, não sabem receber uma crítica construtiva, (para o próprio bem delas)… Muito obrigada pelas dicas…Para mim valeu muito a pena. Espero que para alguns amigos meus do facebook tbm…

      2. Pode ter certeza que muita gente gostou, a maioria…rsrsrs. Os que não gostaram, paciência… Nem Jesus agradou a todos… O texto ficou ótimo… E realmente, muitas pessoas não tem noção dos PERIGOS da internet. O assunto é SÉRIO e muita gente leva na brincadeira… Você querendo ajudar e muita gente atrapalhando aqui..!!!!!

  13. Adorei!!! Bem que eu estranhei ter que pedir para o outro configurar, mas é bem verdade que as pessoas não estão tomando consciencia das coisas que publicam no facebook!!

  14. Algumas pessoas fazem do facebook o seu diário. Contam até sobre como foi o peido que soltou.
    É claro que vai ter sempre alguém criticando ou tirando proveito desses posts.
    Em vez de ir para “configurações de privacidade”, conte menos da sua privacidade!

  15. Obrigado pelo esclarecimento, não vejo esse programa, mas apareceu essa maldita corrente no meu face agora pouco. Imediatamente publiquei no meu status que não sabia nada a respeito e não iria fazer nada até buscar informações. Obrigado!!

  16. Parabéns! Gostei muito do texto: conteúdo e estilo. É muito bom ver que tem alguém que ainda escreve algo que presta; é tão reconfortante ver que pelo menos alguns seres com acesso a internet ainda usam o cérebro. Keep it up!

  17. Não vi a reportagem do fantástico, mas já imaginei a leseira…procurei a matéria na net pra entender o que os meus contatos, pamonhas, estão postando e fazendo. EXPLICADÍSSIMO.

  18. Perfeito Prof. Ronaldo, expressou tudo que penso há dois dias quando vejo enxurrada deste “alerta” cada vez abro o face. As pessoas publicam sua vida intíma em detalhes e depois ficam “surpresas” com a possibilidade de serem “vistas por estranhos”.

  19. Não precisa ser grosso e chamar os outros de burros só pq entende mais sobre um assunto, se não quer passar seus conhecimentos como um ‘bom’ professor que se acha não é obrigado a isso! Mesmo assim obrigada pelos esclarecimentos.

    1. Desculpe-me, Simone. Não tive a ideia de te ofender e nem aos demais leitores. Quem acompanha meu blog há mais tempo, pode observar a maneira como trato os leitores. Entretanto, há temas que necessitam de um toque de ousadia, provocação… até para serem olhados com mais atenção. Foi só isso que busquei. Espero que volte outras vezes. Fica o convite.

  20. Parabéns, Ronaldo! É preciso que as pessoas aprendam a desenvolver alguns hábitos básicos de navegação. Um deles é verificar a veracidade do que passam adiante. E como vc diz muito bem em seu texto, se a pessoa não sabe cuidar de sua segurança no Facebook, então que encerre a conta!

  21. Seu texto disse tudo o que está me afligindo, me sufocando! Estava a ponto de explodir com essa tal “mensagem” circulando pelo facebook, e sequer estava conseguindo encontrar palavras para responder para essa galera. Agora consegui! Peço licença, pois compartilho o link desse seu artigo para, pela nonagésima vez, pedir ao povo que pesquise se a informação procede ou não, antes de publicar/compartilhar qualquer coisa! Muito obrigada, Ronaldo, sinto-me aliviada agora!!!

  22. Caro Ronaldo, há muita gente crédula no mundo que acredita na boa vontade dos outros… Não é por isso que são bobas ou alienadas, apenas tem menos desconfiança nas pessoas! Os que são da área de TI sim, não podem ser levados por esse tipo de pegadinha. Agora, seria bom que você além de informar sobre isso, também pusesse um link onde essas pessoas, que não tem o devido conhecimento, pudessem aprender e corrigir a segurança delas no Facebook.

  23. Adorei!!! Não aquentava mais ver esse compartilhamento no meu Facebook, acho que cada um é responsável pelo que posta, pensam que Facebook é pinico rs ou o “meu pequeno diário” ( aberto é claro,

  24. Eu até pensei em escrever algo extremamente parecido. Mas achei mais fácil compartilhar o link do seu blog, visto qe compartilhamos também da mesma opinião.
    Tem coisas que dão sono, fala serio!
    Muito bom seu post!

    Bjs

  25. Concordo plenamente com o seu esclarecimento. Há uma tendência cada vez maior das pessoas escancararem suas intimidades e, quando sofrem consequências desses atos,não consequem responsabilizarem-se e acusam o outro ou qualquer coisa. Estamos em uma época em que as trocas confidenciais com amigos passaram a ser públicas e publicadas.
    . Quem se expõe mais é visto como ousado e interessante e é recompensado com um número exorbitante de “amigos” no Facebook. Que pena que a conquista e o cuidado para manter amigos íntimos tenha caducado para estas pessoas..

  26. Te achei estressada com os problemas que não são seus…..porque se vc se diz tão esperta, provavelmente não tem esse tipo de problema. Fica em paz!

  27. Em 15/10/12 publiquei no meu Face sobre bloquear, restringir, ocultar, colocar marca d’água em fotos, tudo para nos preservar. Aí vem o Fantástico uma semana após, falar o que ninguém entendeu: a falha não é do Facebook e sim de seus usuários. Fale menos, mostre menos e se preserve mais.

  28. Acredito que não seja por ignorânica e tão pouco ingenuidade, mas sim por influência e preocupação na auto preservação…Excelente matéria!!! Inclusive exclui do meu face esta solicitação.

  29. o que é pior é que cada vez que vemos este post, percebemos q as pessoas que postaram, não entendem de face, e nem viram a msg do fantastico…ignoram ler coisas básicas de sua conta no face, e tbm afirmam compartilhar coisas que não tem pleno domínio. CUIDADO AO ATESTAR BURRICE POR PREGUIÇA DE LER O Q POSTA.

  30. “Caríssimos”
    “me irrito profundamente quando vejo certas coisas na rede.”
    “- Toda vez que encontro esse tipo de publicação na página de algum aluno ou ex-aluno, tenho vontade de bater.”
    “Pelamordedeus!!! Se não sabe configurar o seu Facebook, não sabe controlar sua privacidade na rede, feche a conta.”

    Observe como suas palavras acima são irônicas e agressivas, quando a gente perde a postura respeitosa ao escrever na maioria das vezes a matéria fere ao invés de ajudar, me irritei com você tanto quanto você se irritou com a citada corrente do Facebook.
    Dá pra respeitar mais seus leitores e assim evitar que nos sintamos imbecís simplesmente por não sermos experts em Facebook?
    Muito obrigada tá?

  31. Eu imaginava que era bobagem. Pela lógica, brasileiros não iriam compartilhar instruções importantes, assim como não vi o Fantástico. Mas bah, hein professor! Tu poderias ser mais informativo e menos agressivo! Bem grossinho mesmo…

  32. Senti a mesma coisa que tu, ao ler aquela mensagem que está circulando. E outra: quer mais privacidade? Não publique cada ida ao banheiro, à academia etc. Ou então delete o perfil. É ou não é?

  33. Este jornalista, professor e blogueiro não intenciona se apresentar como dono da verdade e da razão. Apenas pensar alto sobre diferentes temas. O respeito ao outro, a ética e o bom-senso são nossos principais valores.

    ???????????????????????????????????????????????…

  34. Com certeza! Isso me irritou profundamente! Quem não quer ter a vida aberta que não faça das redes sociais seu diário particular. Perfeito!

  35. Ronaldo,adorei seu blog,devo confessar que sou sua fã,a primeira vista,rsrsrsrs.Parabéns pelos seus textos inteligentes e gostosos de ler,grande abraço:Adriana Teles

  36. Incrível…. se concordam com você, ótimo! Elogios, agradecimentos. Se não concordam, utiliza-se da mesma empáfia que utilizou no texto.
    E daí se compartilharam algo que não serve de nada? Te prejudicou no quê? Mudou sua vida em alguma coisa? As pessoas têm utilizado a internet para coisas muito piores que isso. E não é chamando as pessoas de ignorante que você as mobilizará a mudarem, a agirem com bom senso…
    Para curar sua irritação, procure ajuda!!

  37. Concordo com o autor do texto, e as pessoas que se ofenderam provavelmente são as que saem divulgando e repassando assuntos se nem checarem a fonte ou a autenticidade, sem se preocuparem com o resultado dos seus atos e depois ainda reclamam quando ouvem uma crítica e não a humildade de reconhecerem suas falhas e adquirir conhecimento de como se faz algo de maneira correta. Como eu ainda vejo hoje em dia pessoas repassando diariamente corrente achando que as redes vão doar R$0,10 por compartilhamento de fotos de pessoas deficientes ou doentes, beira o absurdo uma sociedade que vive uma era de avanços tecnológicos com um raciocínio tão retrógrado.

  38. Isso na verdade é um trote que circula no Facebook há uns dois anos, quando foram feitas alterações de notificação no Feed e o usuário a partir de então poderia escolher quais atualizações de amigos gostaria de visualizar. A reportagem do Fantástico foi apenas para dar uma incrementada e voltar a ter crédito. Tenho contatos na minha página que caíram nessa brincadeira sem graça no passado, foram orientados e tornaram a cair apenas pelo detalhe “Fantástico”, sem levar em conta que o restante do conteúdo da mensagem é exatamente o mesmo.
    Quando o usuário desmarca essas opções indicadas, deixa de ver as atualizações dos contatos e vice-versa. Resultado: fica falando sozinho e se perguntando porque ninguém curte nem comenta as suas postagens. E a resposta seria: ninguém está visualizando o que você publica. Simples.
    O argumento da privacidade supostamente violada é justamente o que impulsiona os leigos desesperados que saem clicando em tudo e compartilhando o “alerta”.

  39. Corrigindo: Eu disse leigos desesperados, retiro o “leigos”, são apenas desesperados mesmo porque ninguém precisa ser Zuckerberg pra entender do assunto, basta ler a “bula”. Tudo o que o usuário precisa saber está lá mesmo no próprio Facebook, mas a pessoas têm preguiça de ler.

  40. Sempre tem um fiozinho para puxar o novelo de lã. Se um amigo seu curtir uma postagem pública sua, e o mesmo não tiver o mesmo nível de privacidade que o seu, o caminho já começar a se abrir. Isso é um fato. O pontapé inicial são os amigos em comum. Não quer dizer que houve quebra de privacidade, mas apenas descontrole da situação. Muitas vezes a pessoa não se dá conta do número de informações que alguém pode colher por conta dessa teia sutil. Isso não deixa de ser sinistro. Mas se está numa rede social, corremos esse perigo, mesmo nos precavendo. O negócio é só fornecer informações publicáveis, aquelas que, se vazadas, não farão grandes estragos na sua vida. E torcer para que não vazem por meio de uma falha ou de um hacker.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s