Greve dos bancários…

Pelo menos na região de Maringá, a greve dos bancários foi totalmente encerrada. Hoje até mesmo os funcionários da Caixa voltam ao trabalho. Não é o que acontece em São Paulo, por exemplo. Na capital, os trabalhadores da Caixa permanecem em greve. Um dos aspectos levados em conta é o fato de não terem o mesmo regime de contratação; ou seja, não são regidos pela CLT. Logo, entendem que devem ter uma negociação diferente da proposta aceita pelos demais bancários.

A categoria fechou acordo diante de um reajuste de 10% oferecido pela Fenaban. Isto, pra quem ganha até R$ 2.500,00. Salários acima desse valor terão aumento pouco superior a 8%.

Diante do movimento e do que pudemos notar, é possível concluir que, embora tenha conquistado um reajuste acima do índice inflacionário, as greves estão cada vez mais frágeis. A adesão nunca é total. Os funcionários temem ser demitidos e, por isso, preferem trabalhar a sair às ruas reclamando dos patrões. Sintomas da modernidade? Não sei… Mas certamente refletem as novas relações trabalhistas, a fragilidade do movimento sindical e o esgotamento da luta de classes.

Um comentário em “Greve dos bancários…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s