Adote um vereador…

Dias depois do segundo turno em São Paulo, o jornalista e âncora da CBN Milton Jung lançou um desafio aos ouvintes. Ele convidou o público a adotar um vereador. Afinal, São Paulo tem 8 milhões de eleitores. Mas apenas 55 parlamentares. Ou seja, muita gente votou em alguém que não ganhou. Entretanto, os eleitos não representam apenas aqueles que votaram neles; representam toda a sociedade paulistana.

Veja o que ele disse:

O “Adote um Vereador” começou com este objetivo: encontre alguém que pense próximo de você, e passe a acompanhar o trabalho dele, e usá-lo para levar suas propostas à Câmara. Em pouco tempo, os ouvintes-internautas “desvirtuaram” a idéia e passaram a escolher aquele vereador que eles menos gostam e, assim, pretendem fiscalizá-lo de perto, acompanhar seu comportamento, verificar quanto gastam para manter o gabinete, se comparecem à Câmara ou participação das comissões permanentes.

Conversei com o Milton, trocamos algumas idéias e levei a proposta para os colegas aqui da CBN Maringá. Como temos trabalhado visando acompanhar o Legislativo, entendemos que valia a pena desafiar os ouvintes. Foi o que fizemos. Hoje, o Gilson Aguiar, no CBN Maringá Segunda Edição, lançou a idéia. Explicamos juntos como vai funcionar. Amanhã, falo com o Milton Jung dentro da edição da manhã de nosso jornal.

Ao que parece, muita gente gostou da idéia. Recebemos dezenas de ligações. A proposta não é transformar o “Adote um vereador” numa campanha institucional da CBN. Queremos que a iniciativa seja de toda a cidade. Quem deve ganhar não é a emissora; é a coletividade. Ouvintes de Paranavaí, Cianorte e outras cidades da região querem espalhar a idéia. E isto pode acontecer, se todos entenderem a importância de acompanhar o Legislativo.

O ouvinte, ao adotar um vereador, vai buscar informações sobre os projetos feitos por ele, ver seu desempenho nas sessões da Câmara, ouvir entrevistas, ler depoimentos, mandar emails cobrando explicações etc. E essas informações poderão ser compartilhadas num blog, no Orkut, Facebook etc. Além disso, fica o convite para que o eleitor nos informe sobre o que viu e ouviu. Vamos devolver isto ao público em nossos jornais. Se os 15 vereadores maringaenses forem “adotados”, teremos um controle muito maior do Legislativo. Dá para imaginar a rede social de controle dos parlamentares?

É isto que intencionamos. Afinal, só assim poderemos construir uma sociedade melhor.

PS1- Em São Paulo, vários ouvintes da CBN já lançaram blogs pra ficar na cola dos vereadores. Aqui um que acompanha os trabalhos legislativos de Agnaldo Timóteo. Este foi um dos primeiros; está de olho na tucana Mara Gabrilli.

PS2- Se você quiser participar, espalhar essa idéia, contribuir com a sua cidade, peça mais informações ou envie seu comentário.

7 comentários em “Adote um vereador…

  1. A idéia é ótima. O ideal seria que todos os 15 fossem fiscalizados, para não parecer perseguição contra uns amiguinhos do rei. Como as pessoas podem participar? Vai ter um blog comum a todos os adotantes com discussão? Se essa moda pega, tem muito o que se fazer. Parabéns pela iniciativa.

    Curtir

  2. Deveria haver um painel com o nome dos 15 vereadores. Lá, iríamos cadastrando os nossos nomes, para termos uma idéia de como está a distribuição da adoção. Se bem que tem vereador que vai precisar de atenção redobrada.

    Curtir

  3. Estou lançando a ideia, amanhã, no meu blog, que é dirigido especialmente a minha cidade, Imbituba-SC. Como o município tem apenas cerca de 40 mil habitantes, não acredito que haja uma participação grande, em razão da proximidade poder-comunicade, ou seja, quando o poder estatal está muito próximo do cidadão, ele fica com medo de falar. É sempre mais fácil criticar os governos estadual e federal.
    Mas vamos lá, vou divulgar a ideia.
    Parabéns ao Milton Jung e à CBN.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s