O papel e a importância do diretor de escola

Pode parecer exagerado, mas dá para dizer que uma escola é boa quando o diretor é bom.  O diretor não cuida – ou, pelo menos, não deveria – apenas da parte física e burocrática da instituição. O trabalho é muito maior. Ele é um dos responsáveis diretos por garantir a qualidade do ensino da escola.

Porém, na maioria das vezes, não é isto que acontece. Em certas ocasiões, o diretor sequer tem conhecimento da proposta pedagógica e do que como ela tem sido efetivada em sala de aula. O que é ainda mais lamentável é que, quando a instituição é mal avaliada no Idep (ou em outra avaliação qualquer do governo), geralmente se responsabiliza o secretário de Educação, o governo etc. Raramente o diretor assume que deixou de fazer sua parte.

É verdade que ser diretor em instituição pública não é fácil. O cargo é fundamental, mas o diretor tem pouco poder nas mãos. Ele não pode demitir um professor, por exemplo. Como os docentes são concursados, a autoridade é limitada. Ainda assim, dá para estimular, organizar, mobilizar tanto os professores quanto os servidores, alunos e suas famílias. O problema é que nem sempre isso acontece. O gestor meio que se conforma… Sucumbe diante das dificuldades.

Outro aspecto importante é a forma de escolher os diretores. Nas escolas públicas, a indicação política é quase sempre trágica para o ensino. O diretor não tem identificação com o grupo de professores, com o aluno e com a comunidade. O compromisso dele é com o gestor político (município, estado etc). Por isso, muitas vezes faz papel cabo eleitoral permanente. Exemplo: cede a quadra do colégio, mas não cuida do ensino. É simpático com pais, alunos etc, mas não promove um projeto de educação de longo prazo.

Em virtude da responsabilidade tamanha de um diretor de escola, deveria olhar com mais atenção para essa função. Os diretores podem sim fazer a diferença em suas instituições.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s