No final, tudo dá certo

esperanca

Navegando na rede encontrei uma frase que tenho usado muito dos últimos meses. Nada sofisticado. Nem filosófico. Apenas uma declaração de fé, de esperança, de futuro. Está no blog da jornalista Rosana Hermann:

No final, tudo vai dar certo.

Costumo repeti-la em circunstâncias não muito favoráveis. E geralmente para pessoas especiais. Uso a frase sem o vai e o verbo no modo imperativo. Fica:

– No final, tudo dá certo.

Como disse, é uma forma de experimentar a vida positivamente. Não que eu seja o cara mais otimista do mundo. Pelo contrário. Às vezes, o pessimismo convive comigo. Talvez não seria pessimismo, mas a prática da razão – que nos faz um pouco duros, incrédulos. A razão é baseada na lógica e esta é cruel. Por isso, diante de cenários desfavoráveis, o exercício da racionalidade nos faz concluir que o final será desastroso, ruim, doloroso ou coisa semelhante.

Entretanto, tenho procurado crer que, por mais que a caminhada seja difícil, o fim dela nos premiará com uma solução. Quem sabe não a que sonhamos, mas o final de uma história sempre representa a solução definitiva. É o encerramento de um ciclo. Se a trajetória foi ruim e seu final idem, ainda assim, terminou. E se terminou, alívio geral. É mais ou menos a consagração da tese: “se não tem solução, solucionado está”.

Sustentar que “no final, tudo dá certo” é compreender que nada é para sempre. Nem a felicidade, nem a dor. Ambas são experimentadas por momentos. Podem ser breves. Ou não. Podem parecer sem fim, eternos. Mas, por mais intensos que sejam essas sensações, vão passar. Outras oportunidades irão surgir, novas emoções nos envolverão. Teremos surpresas e desilusões, mas sempre haverá um final.

Quando chegamos ao final, não há o que questionar. Voltar atrás é impossível. Não mais se retoma o que foi deixado para trás. Seguir adiante é o que nos resta, carregando os ensinamentos que a experiência nos proporcionou.

E sabe o que é melhor? Se acreditarmos que “no final, tudo dá certo”, vamos nos ocupar menos com a tensão dos desafios diários e nos daremos a chance de experimentar plenamente a vida. Afinal, o que a torna significativa é justamente a jornada, o aproveitar cada pequeno presente que nos oferece.

Anúncios

6 comentários em “No final, tudo dá certo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s