O corpo fala

Sim… O corpo fala. E o que fala sobre nós? Sei que vivemos a busca por uma afirmação do corpo, da liberdade de manifestar-se, mostrar-se. Entretanto, o mesmo corpo que queremos assumir como nosso, confunde-se com nossa identidade e serve para que o outro nos julgue.

O sociólogo britânico Anthony Giddens entende que nosso corpo é o meio pelo qual nos apresentamos ao outro. Na prática, é assim funciona… No emprego, na escola ou mesmo nos relacionamentos, a forma como nos mexemos, como nos posicionamos podem influenciar – e muito – a visão que as pessoas têm de nós. O corpo fala. E fala mais que nossas próprias palavras.

Ainda que queiramos nos libertar do olhar do outro, do julgamento, a escolha é nossa em construir, por meio do corpo, relações produtivas ou não. Talvez julguemos que as regras são impositivas e até injustas. Ainda assim, são as regras do jogo.

Devemos prestar atenção em nossa postura, no que ela diz a nosso respeito. Nossa postura pode “vender uma imagem” de pessoas humildes, arrogantes, líderes, poder etc. Talvez sustente uma sensualidade ou erotização não desejada. E isso nos afeta – positiva ou negativamente.

Ter consciência do corpo não é tarefa simples. Assumir-se livre implica compreender qual tipo de liberdade para o corpo queremos e/ou é desejada. 

Ainda no conjunto de manifestações do corpo, muito do que falamos não é verbal, nem mesmo é inconsciente. A gente se entrega e nem se dá conta disso. E até diz o que não quis dizer com o corpo, apenas porque o mundo já possui leituras pré-fabricadas, pré-concebidas.

 

Anúncios

Um comentário em “O corpo fala

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s