Amizades: da rede para o mundo real

Nas duas últimas aulas de ontem, fizemos uma discussão ampla sobre a saturação das informações. Na verdade, debatemos que as novas ferramentas tecnológicas não nos proporcionam qualidade de conteúdo. Nossa ansiedade por consumir notícias nos leva a ter um conhecimento raso. Acessamos, lemos, vemos ou ouvimos uma informação e meia hora depois já esquecemos aquilo.

Mas a mesma relação superficial que temos com as informações, temos com as pessoas. E muito disso também se deve às novas mídias. As redes sociais, por exemplo, aproximam, mas, ao mesmo tempo, distanciam pessoas. Por isso, talvez o maior desafio seja se apropriar dessas ferramentas como sustentação para relações reais – ou para construção de novos relacionamentos.

Semelhante a milhares de outras pessoas, vivo intensamente essa viciante realidade. A angústia de não dar conta dessa quantidade imensa de notícias, dos inúmeros relacionamentos virtuais – para os quais damos pouca atenção -, e das amizades concretas que ficam cada vez mais raras. Por isso, se faz necessária a busca por tentar transformar tudo isso em algo saudável, prazeroso. É uma vitória, por exemplo, quando se supera o abismo que existe entre os mundos digital e real.

Às vezes, dá certo. Minha entrevista gravada ontem com a Ana Paula Passarelli é uma dessas conquistas. A amizade iniciada nas redes sociais nos aproximou na vida real.

Fora do ar, notei que, tornar relações virtuais em relações reais, também parece ser um desafio para a Ana. O encontro de twitteiros de Maringá é um desses bons exemplos de tentativa de aproximar pessoas. Tem dado certo. Dois encontros já foram realizados; outro está agendado para o fim de abril. Amizades começam a ser construídas na onda da rede.

É uma iniciativa, um caminho que precisa ser construído para rompermos com o distanciamento e a solidão que a internet nos impõe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s