Questão de Classe: o bom professor

Daqui a pouco pela CBN tem Questão de Classe. Nosso programa de educação, cultura e comportamento vai tentar apresentar as características do professor que faz a diferença em sala de aula. Será que o bom professor nasce feito? Ou é possível desenvolver habilidades que o tornarão um excelente profissional?

O programa foi gravado com o professor doutor João Gasparin, um pesquisador do assunto há mais de 30 anos. Ele trouxe elementos bastante relevantes sobre o tema. Sustentou que é possível se transformar num bom professor, mas há características do próprio sujeito que interferem no desempenho em sala.

O que mais me impressionou durante a entrevista foi a tese defendida pelo professor que, mais que conteúdos, o educador impacta a vida do estudante pelos seus exemplos, crenças, vivências, comportamento na sociedade e na relação com o ensino e com o próprio aluno. Ou seja, o aprendizado se dá muito mais pelo que é o professor do que necessariamente pelos conteúdos que leva para a classe. Claro, isso não o isenta de ter domínio prático e teórico. Pelo contrário, é a combinação de todos esses elementos, incluindo a motivação e o amor pela profissão, que credenciam um professor a ser um alguém que fornece o saber.

Um comentário em “Questão de Classe: o bom professor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s