Ensino e a aprendizagem da Matemática

Este foi o tema do Questão de Classe desta quinta-feira. Conversamos com a professora Clélia Maria Ignatius Nogueira. Ela é aposentada pela UEM, mas segue no programa de Mestrado da instituição. Doutora em Educação, a professora Clélia trouxe argumentos bastante enriquecedores para nosso programa. Entre eles, a convicção de que o professor é fator determinante para o ensino da disciplina. Mais que isso, para promover o gosto pela Matemática.

Na verdade, ninguém nasce gostando ou desgostando de Matemática. Como ninguém tem aptidão natural para esse ou aquele conhecimento. O desejo é despertado pelo outro, na relação com o outro. É assim com a Matemática. Geralmente, nos apaixonamos por ela ou a rejeitamos em função dos professores que tivemos.

O que acontece, e é lamentável, é que esse conhecimento é apresentado quase sempre por gente que nunca gostou de Matemática. Afinal, os professores das primeiras séries são formados em Pedagogia. E quase sempre escolheram essa área por não apreciarem Matemática. Logo, trata-se de um conteúdo que pouco dominam. Por isso, ensiná-la é uma obrigação.

Como alguém que não gosta de Matemática pode ensiná-la? Não funciona. Cada problema colocado em sala de aula se tornará um fardo para as crianças. Além disso, esses professores sequer possuem formação suficiente para fazer esses conhecimentos ganharem lógica na cabeça dos baixinhos.

Por isso, Matemática se tornou um desafio na escola e é rejeitada por um número muito grande de pessoas.

Mas há uma saída? Hoje, não. Professores especialistas na disciplina não possuem habilidade para lidarem com as primeiras séries. Fazer gente grande se apaixonar, na Pedagogia, por Matemática, também não é tarefa fácil.

Isto sugere que o tema deveria ser pensado numa perspectiva mais ampla. Entretanto, infelizmente o assunto não tem encontrado eco nas autoridades competentes. Na prática, pelo menos por enquanto, pouca coisa vai mudar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s