Nem tudo depende de nós

Sabe aqueles dias que você esbarra com um texto que parece escrito para você? Foi mais ou menos assim que me senti ao ler a coluna de hoje da Francine Lima. O título por si só já é bastante sugestivo: O peso que cada um carrega.

Entre outras coisas, a repórter da Época ressalta que é preciso relaxar. Afinal, nem tudo depende de nós. Por mais que nos esforcemos, façamos a nossa parte, não temos controle sobre tudo e sobre todos. Não dá para se antecipar aos problemas e tentar impedir que certos desastres aconteçam. Há momentos em que temos de aceitar as imperfeições, os “nãos” que a vida nos oferece.

Não é simples. Não mesmo. Por vezes, é decepcionante. Mas nem tudo vai funcionar como desejamos. Continuaremos sendo obrigados a passar mais tempo no trânsito do que o aceitável; as filas nos caixas, inclusive dos supermercados, vão continuar demorando; os professores continuarão inflexíveis com certos prazos; alguns alunos permanecerão desinteressados; amigos e amores vão nos decepcionar; algumas pessoas nunca se apaixonarão por nós… Teremos perdas ao longo da vida e muitas delas, inevitáveis.

É preciso aceitar que nem tudo depende de nós. Do contrário, continuaremos sob esse eterno peso.

Por isso, para concluir, proponho que pensemos:

Gastamos tubos de energia nos dedicando ao que não podemos controlar, e deixamos de lado muitas coisas que só funcionam se assumirmos a responsabilidade sobre elas. Eu convido você a refletir sobre as responsabilidades que anda assumindo e o peso que anda carregando nas costas.

Vamos viver melhor quando aprendermos a rir da vida e aceitarmos que, ainda que nos incomode, algumas coisas escapam ao nosso controle.

Um comentário em “Nem tudo depende de nós

  1. Lindo texto! Se todos pensássemos um bocadinho nisto sempre que nos depararmos com a angústia, a impaciência, a impotência, seríamos seres melhores e cresceríamos com mais um aprendizado. As oportnidades são tantas!
    Um abração

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s