Sanepar: o que é bom pode ficar melhor

Tenho poucos elementos para avaliar a proposta de municipalização do serviço de água e esgoto de Maringá. Hoje, a Sanepar é quem presta esse serviço. O contrato, porém, vence na próxima sexta-feira, dia 27. Pelo menos, esta é a data caso se confirme a não validade do aditivo de contrato com a companhia.

Cá com meus botões, entendo como fundamental a discussão sobre a renovação do contrato com a Sanepar. Porém, pelo menos até que me convençam do contrário, esta é minha posição: que as bases do contrato sejam discutidas com a empresa estatal. Não vejo justificativa alguma para o município assumir o serviço.

É verdade que, se a prefeitura gerenciasse o serviço, o lucro obtido pela Sanepar ficaria no próprio caixa do município e poderia ser revertido em benefícios ainda maiores para a população maringaense. Entretanto, não acredito que o município consiga cuidar desse setor melhor que a empresa estatal. Além de ter muito mais experiência, a companhia também é pública – logo, é de todos nós.

Posso estar errado, mas não acredito que o maringaense será beneficiado com a municipalização. Uma rápida pesquisa no Google revela que não são raros os problemas, as reclamações sobre a qualidade dos serviços prestados em cidades onde água é esgoto são administrados pelas prefeituras.

Por isso, acredito que, com um pouco de boa vontade e disposição para o diálogo a fim de tratar de um novo contrato, o que já é bom (o serviço prestado pela Sanepar) pode ficar melhor e toda a cidade sairá ganhando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s