Uma proposta diferente na academia

Já escrevi anteriormente que, para mim, o segredo de ser professor é experimentar, testar, criar… Sem medo de errar. O aprendizado se faz nos erros e acertos. Claro que a gente sempre deseja acertar mais. Porém, quando se busca fazer diferente, é preciso admitir que os erros sempre estarão presentes. Só quem insiste naquilo que já foi plenamente testado consegue evitar as falhas. Mas isso deixa o ensino repetitivo e descontextualizado da própria realidade. 

Os anos de academia também me ensinaram que, embora tenhamos um plano de ensino, uma proposta de atividades para um semestre, sempre que houver uma oportunidade de propor uma novidade, surpreender, vale a pena correr o risco. 

Foi isto que propus na noite dessa terça-feira para meus alunos. Trabalho com Comunicação Digital e Internet. Jornalismo online, redes sociais etc etc fazem parte da nossa proposta de ensino. Desde o início do semestre sonhava realizar uma atividade desafiadora com a moçada. Pensava nas eleições, mas precisava do apoio da coordenação. Ontem, meu chefe, mestre Ricardo Torquato, empolgado com a proposta, deu o "ok" para o projeto. Com isso, cerca de 35 alunos vão trabalhar na cobertura das eleições 2010. 

Será um trabalho profissional? Claro que não. Entretanto, certamente será uma experiência diferente para todos eles e inédita no curso. E que poderá ter resultados interessantes. Afinal, além de reportagens que serão produzidas – inclusive pelos acadêmicos que estão na região -, teremos a chance de propor um acompanhamento online, em tempo real, de tudo que estará acontecendo ao longo do dia. 

O Twitter e o site do curso de Jornalismo serão as principais ferramentas de divulgação do trabalho que vão realizar ao longo do dia. Até o fim desta semana, a estratégia estará definida. Acredito muito nos meus alunos. Se houver empenho, o resultado será bastante satisfatório. E, além do benefício pedagógico, poderão contribuir com a divulgação de notícias relevantes ao longo do domingo. 

Um comentário em “Uma proposta diferente na academia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s