A ditadura do sucesso

sucesso

Sucesso. Esta talvez seja uma das palavras que mais me incomodam. Todo mundo quer, sonha e até faz loucuras pra conseguir “sucesso”. Mas o que não consigo dar conta é da representação que ganhou tal palavra. Sucesso hoje combina com duas coisas: dinheiro e fama. Quando se pensa em “sucesso”, deseja-se dinheiro e fama.

Ninguém pensa: “sou um sucesso” morando numa casinha da periferia, com mulher e três filhos em casa. Esse cara pode estar sossegado, satisfeito com a vida. Pode estar tudo bem. Mas ele nunca vai acreditar que é um sucesso – ainda que tenha uma família feliz.

De fora, ninguém vai olhar pra esse sujeito e dizer:
– Fulano, você é um sucesso!

Construir um lar, uma família, não faz parte do conceito atual do que é ter sucesso. Quem fez ou faz a escolha por viver no anonimato, levando uma vidinha simples, não é visto como uma pessoa bem-sucedida.

O que é pior… O sujeito é pressionado a buscar esse sucesso. Do contrário, é visto como medíocre, incapaz. Não basta ter um emprego; é preciso ter uma profissão de status, um ótimo salário e ocupar cargos de projeção. Não basta ter uma boa esposa; ela deve ser a mais bela, desejável – além de inteligente. Não basta ter filhos amáveis e educados; necessitam se destacar entre os colegas de classe, devem ser os melhores no esporte, os mais ousados e corajosos.

Diria que os valores estão invertidos? Talvez. Entretanto, invertidos ou não, pouco importa. Vivemos sob essa ditadura. A ditadura do sucesso. Uma ditadura que parece libertar e garantir prazer e até felicidade. Talvez estejamos ignorando a essência humana. Mas, afinal, no mundo atual, do que ela vale essa tal essência mesmo?

Anúncios

7 comentários em “A ditadura do sucesso

  1. Ronaldo… concordo plenamente! Ao ler consegui imaginar você falando tudo isso durante uma aula sua! kkkkkkk… Acredito que falta espiritualidade e auto-conhecimento na sociedade atual. Não sei se essas seriam as palavras corretas, mas são as que encontrei no momento para definir minha visão! Talvez, se as pessoas soubessem realmente o que querem, dentro da limitação de cada um, teríamos muito mais “ensucessados” pelo mundo!

  2. “O sucesso é (deveria) ser algo muito subjetivo. Admiro aqueles qu enecontraram o sucesso de outras formas podemos dizer que pais que cuidam dos filhos e vêem-no um cidadão formado cumpriram bem o seu papel. Sucesso não se mede quando as coisas estão perfeitas, mas quando se percebe que um objetivo foi alcançado. Se olhássemos as pequenas vitórias do dia-dia como um motivo de gratidão entenderíamos que o sucesso nasce com um coração grato!”

  3. Ronaldo, excelente o post. Essa ditadura é a mesma que nos imbute a idéia da aparência em detrimento da essência. De que o poder e o dinheiro compram tudo. Acho que ter sucesso na vida é ser feliz, é poder ajudar alguem que necessita, é ter amigos (reais), é conseguir ser autêntico. Como disse o Claudio é demonstrar gartidão.

  4. Sucesso!!?? Os seus textos são um sucesso!
    Como dizer de alguém que sempre consegue expressar, o que não conseguimos!!
    Isto pra mim é um sucesso!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s