Na relação, a mentira pode ser “santa”

Um carinho, mesmo quando falta vontade para isso, é uma forma de preservar a relação
Conquistar alguém não é tarefa das mais difíceis. Difícil mesmo é manter um relacionamento. Por mais que combinem e se amem, o casal vai enfrentar problemas que, por vezes, poderão mexer com o mais sincero desejo de estar sempre junto, de viver algo especial e único.

Saber lidar com esses problemas é o grande segredo. Não existe “receita”. Cada casal deve encontrar sua forma de construir a felicidade. Entretanto, noto que uma das questões mais delicadas na convivência – para promover o bem ou causar o mal – são as palavras. Elas podem ser a melhor estratégia. Ou podem ser a causa de toda ruína.

Defendo a verdade numa relação. Nada há mais triste que o engano. Entretanto, também aponto a importância da mentira. Conheço um especialista em relacionamento que costuma dizer: na vida de um casal, a mentira é santa.

Não. Não estou defendendo que os casais mintam. Gente que se ama fala a verdade. Mas é preciso saber falar, o que falar, quando falar e como falar. E há momentos em que você não quer abrir a boca, mas é fundamental ter algo pra dizer.

Somos seres emocionais. E, por mais contraditório que pareça, o uso da razão ajuda a controlar e/ou a estimular as emoções.

É racional saber que boas palavras tocam o coração.

Veja se isso não é verdade? Você está num dia difícil, chateado, sob pressão e, por isso mesmo, sequer consegue dizer pra pessoa amada uma única palavra de carinho. Deixar um bilhete, mandar um recadinho no celular então? Nem pensar.

Convenhamos, quando a gente está “pra baixo”, não há vontade alguma de dizer para a mulher: “você é linda!” ou “adoro você”. Parecem faltar argumentos para coisas simples: “gostei do seu perfume”, “que lindo seu cabelo hoje”, “poxa, essa blusa combina com a cor dos seus olhos”.

Mas me responda: que culpa ela tem de você não estar bem? É você quem está com problemas.

Por que precisa deixar o outro sem um carinho?

Aí você me diz: “ah… eu não consigo. Não tenho o que dizer nesse momento. Meu coração está vazio”.

Minha resposta começa com uma pergunta: se estivesse bem, ao olhar pra essa pessoa que divide sua vida com você, o que diria? Essa pessoa é especial pra você? Você gosta? Deseja? Mexe com sua imaginação?

Então preste atenção… Se em seu coração essa pessoa ainda te toca, aprenda uma coisa: as palavras que deixa de dizer hoje, porque não está bem, podem fazer falta amanhã. Ou seja, é você com suas atitudes – ou a falta delas – quem está colocando tudo a perder. O foco nos problemas te faz esquecer as carências do outro.

É nesse sentido que uma “mentira” faz bem. Na verdade, não há engano. Tudo que estará dizendo está guardado em seu coração. É verdade. Você só não diria àquela hora. E não diria por que é você quem está infeliz, enfraquecido, com raiva ou sei lá o quê.

Acontece que a outra pessoa pode estar precisando ouvir algo que você está sonegando. E ao fazer isso abre brecha para minar os sentimentos dela. Quer mais? Abre brecha para que outro alguém diga o que você está deixando de dizer.

5 comentários em “Na relação, a mentira pode ser “santa”

  1. Às vezes você não diz nada porque não está legal e a outra pessoa, sem ter uma resposta tenta adivinhar o que está acontecendo e aí começa imaginar um monte de coisas do tipo: Ele(a) não gosta mais de mim, tem outro(a). Fiz algo errado e ele(a) está bravo(a) comigo. Enfim, o fato é que como você mesmo disse essas faltas de atitudes ficam guardadas e se acumulam até que um dia podem ser combustível para um estopim.
    Temos de lembrar que, se você tem uma horta e deixar de regá-la por que não está bem, ela vai morrer.

    Curtir

  2. Penso que o silêncio que não incomoda em uma relação é aquele que só conseguimos quando se estabelece a confiança. Quem ama de verdade conhece o outro como a palma da mão. É preciso saber respeitar muitas vezes o silêncio do outro, mas sobretudo saber interpretá-lo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s