A única coisa que não muda é a mudança

A frase não é minha. Ouvi de uma amiga. Não sei se é dela. Mas gostei da idéia que vem junto com o enunciado. Em especial, por representar uma grande verdade: tudo, o tempo todo, está em mudança. Somos metamorfoses ambulantes.

Mudamos todos os dias. Mudamos e nem percebemos. Tornamo-nos melhores, ou piores. Mas mudamos. Somos influenciados pelo meio. Pessoas com as quais nos relacionamos, textos que lemos, notícias que ouvimos, filmes que assistimos… Conceitos, valores chegam até nós e nos fazem diferentes.

Teses que defendíamos, abandonamos. Outras que rejeitávamos, adotamos. É a vida em constante movimento.

Não acredito em pessoas que dizem “eu sou o mesmo de sempre”. Tenho medo delas. Quem não se renova, para no tempo. Bloqueia novos conhecimentos, rejeita a descoberta e ignora que o princípio básico da vida é o desenvolvimento. Se o mundo muda, por que seremos resistentes?

Conheço gente que parece ter vergonha de reconhecer que o segredo do crescimento humano – e até espiritual – está na constante mudança. O fato de termos assumido uma posição ontem e outra hoje não deveria ser demérito para ninguém. É motivo de orgulho. É sintoma de aprendizado; capacidade de reconhecer um erro – ou até mesmo de entender que a verdade de ontem talvez não valha para hoje.

Viver é reconhecer e participar das mudanças. Em nós e fora de nós. Abrir-se para elas é aceitar as condições cíclicas da própria existência. Rejeitá-las é isolar e se negar a experimentar o aqui e agora da vida.

Anúncios

2 comentários em “A única coisa que não muda é a mudança

  1. Se não me engano quem falou isto, do início do texto, foi Heráclito.
    Concordo com você.
    Gosto de imaginar que somos qual um rio, sempre parecido e sempre diferente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s