Bin Laden: sua morte não garante a vitória contra o terrorismo

Uma das primeiras notícias que ouvi nesta segunda-feira foi a respeito da morte de Bin Laden. Navegando pela net, vi comemorações em várias partes – principalmente nos Estados Unidos.

Não sei se a morte de alguém é algo a se comemorar. Reconheço que o terrorista era considerado uma espécie de inimigo número um dos americanos. Ainda assim, acho pequeno se alegrar na morte de alguém – por pior que essa pessoa seja.

Entendo que Bin Laden faça parte daquela lista de pessoas que acreditamos não ter conserto. Não dá para imaginar que, mantendo-o vivo (ainda que preso), o mundo estaria livre de suas ações. Mas matá-lo é a solução? Estaremos seguros, como sustenta o presidente Barack Obama?

Em alguns momentos parece-me a humanidade está impotente. Dá vontade de fazer justiça. Queremos justiça. Bin Laden e seus “discípulos” não devem permanecer impunes. Mas nossas fórmulas também estão longe de serem as mais apropriadas. A morte do terrorista silencia nosso desejo de vingança, mas não nos garante a vitória contra o terror.

Anúncios

2 comentários em “Bin Laden: sua morte não garante a vitória contra o terrorismo

  1. “Dá vontade de fazer justiça.”
    como comentei hoje, só vejo vingança! comemorar uma sentença dada fora de tribunal, se julgar capaz de sentenciar algo a alguem! comemorar uma injustiça e sentir-se justo… acredito que isso seja muito perigoso!
    a humanidade está se esquecendo de quanto sangue rolou para termos a nossa tão sonhada liberdade! realmente, quem não lutou – ou buscou conhecer sobre essas lutas – para ter algo não sabe dar valor! nossa sociedade está desprendida da história.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s