Amanda Gurgel denunciou; e agora?

Sexta-feira passada fiquei tocado com as palavras da professora Amanda Gurgel. Compartilhei aqui o vídeo dela que estava “bombando” no Youtube e vi a audiência do blog crescer consideravelmente nesses últimos quatro dias. Tudo por causa das buscas por informações a respeito do discurso da educadora.

Fiquei satisfeito com o que aconteceu com o blog e, principalmente, por notar que a denúncia de Amanda Gurgel encontrou eco na sociedade – algo novo na educação, já que a realidade por ela retratada não nos é desconhecida.

Depois de saber que a professora foi parar no Faustão, no domingo, pensei mais uma vez na importância das mídias sociais para promover grandes debates. Um único vídeo, de algo ocorrido lá no Rio Grande do Norte, causou uma quase comoção nacional. Fantástico!

Isso revela o quanto a internet, apesar de ser terra de ninguém e permitir a circulação de muito conteúdo duvidoso, pode pautar discussões relevantes e de impacto social.

Por outro lado, também pensei: até que ponto essas discussões conseguem ser mantidas durante um tempo mínimo que garanta as transformações necessárias?

Sim, pois o discurso de Amanda Gurgel ficará vazio? Ela foi alçada a uma posição de quase celebridade por um vídeo no Youtube. Mas ficará nisso? Sua voz será silenciada? As demandas seguirão diante de nossos olhos, mas ignoradas pelas políticas públicas?

Não adianta aplaudir a professora. Não adianta concordar com ela. É muito pouco.

Lamentavelmente, tenho a impressão que isto vai acontecer. Não por culpa da professora, mas por nós mesmos que gostamos do espetáculo, mas muito pouco de assumir nossas responsabilidades e exigir as mudanças que a educação e o país precisam.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s