As cantoras pop e o futuro das mulheres

Que as celebridades têm influência sobre nós, não é novidade. Há uma tendência em se imitar o ídolo. Eles lançam moda, estimulam hábitos e comportamentos.

Por isso mesmo, ao ler um texto do jornalista André Forastieri, resolvi compartilhar por aqui uma reflexão proposta no blog dele.

Ao falar sobre as cantoras pop – começando por Madonna, passando Beyoncé, Rihanna, Shakira até chegar a Lady Gaga -, Forastieri aponta que imagens e gestos sugerem que elas se comportam como prostitutas. Ao fazer isto, traz uma questão bastante séria:

Comunicação não é o que você fala, é o que o outro ouve. Madonna fazia boca de boquete, usava uma fivela escrita “boy toy” e se dizia feminista – e daí? Ela, como essas moças todas, parecia estar disposta a fazer tudo por dinheiro. Sozinha, fez este estrago. Me pergunto o que o efeito conjunto dessas moças todas fará nas garotinhas de hoje. Será que o futuro será de “material girls”?

Rihanna está entre as principais cantoras popComo ressalta o jornalista, não se trata de ser moralista, até porque o que essas cantoras “vendem” nos palcos, muitas vezes, está longe de ser o que são como mulher. Entretanto, a imagem ilude e estimula a imitação. É inevitável colocar em discussão a pergunta: como será a geração dessas garotinhas que hoje assistem e rebolam ao som de Lady Gaga, Beyoncé, Rihanna, Shakira etc etc?

Não acredito na máxima de estímulo-resposta. Ou seja, a sociedade como reflexo dos estímulos recebidos. Entretanto, o fato de se estar alheio à realidade, a ausência de criticidade e principalmente da falta de pais dispostos a refletir com seus filhos sobre os hábitos contemporâneos tende a colocar em risco a formação de uma identidade saudável e equilibrada do ponto de vista emocional.

Como sempre digo por aqui: cada um faz o que bem entender do corpo. As escolhas são nossas. No entanto, até que ponto tal ousadia – em que mulheres se vendem como objetos de desejo, quase mercadorias em prateleiras à espera da melhor oferta – não causará marcas profundas à alma?

Anúncios

3 comentários em “As cantoras pop e o futuro das mulheres

  1. Mas isso não tem volta…nessa sociedade o “APARECER O QUE NÂO É”, se tornou algo do dia dia!
    Muitas vezes dizem que se expressam dessa forma porque é algo do interior que precisa ser expelido, porém não passa de auto divulgação…do modelo: quanto mais ousada melhor!

    Tudo isso não passa de uma alto divulgação! Porém as meninas veem como uma maneira de se expressar e viver!

    é triste…mas como eu sempre digo “bem vindo ao planeta terra”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s