É jornalismo ou preconceito?

Uma gorjeta. Tudo bem… Era um bela gorjeta: 75 reais. Mas a gorjeta de 75 reais virou notícia na página online do jornal O Globo. O dono da boa ação é o deputado federal Everardo Oliveira da Silva.

Conhece? Talvez não por este nome. O deputado Everardo é o humorista Tiririca. Acho que agora ficou fácil…

Desde que foi eleito, Tiririca se tornou alvo da mídia. Uma gorjeta para o barbeiro vira notícia. Qualquer movimento, rende nota da imprensa.

Normal? Não sei.

O fato de ter sido o mais votado justifica os holofotes? Ou a motivação implícita seria um certo preconceito com o humorista?

Tá… Vamos combinar… Também acho um absurdo a eleição do Tiririca. Não acredito que tenha perfil pra ser deputado. Mas, convenhamos, ele tinha o direito de disputar vaga na Câmara. Como todo mundo tem. Se há culpados, estes são os eleitores e o sistema eleitoral brasileiro que leva lideranças políticas a usarem gente como ele para garantir mais vagas para o partido no Legislativo.

Feito o esclarecimento, voltemos ao tema central: a cobertura dada aos movimentos do deputado Tirica se justifica? Não tem nada, nadinha de preconceito?

Quantos outros parlamentares ocupam vagas na Câmara Federal – e até no Senado – e também fazem papel ridículo? Se é para ridicularizar o Tiririca, outros também não renderiam pauta? Ou o fato de não serem famosos seria o motivo? Afinal, embora pagos pelo nosso dinheiro, esses ilustres parlamentares desconhecidos não dão audiência, né?

Bem, o papo aqui não tem a pretensão de trazer nenhuma conclusão. É só pra pensar alto. É só uma reflexão sobre hábitos da imprensa, e nosso olhar para as notícias – que acaba motivando as escolhas da mídia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s