Ninguém é dono de ninguém

ciume

É bom sentir-se no controle. Nada melhor do que ter a sensação de que nada escapa ao seu poder. Nada.

Mas se a sensação é boa, a verdade joga-nos na face a realidade: ninguém tem controle absoluto sobre tudo.

Numa empresa, o chefe pode sentir-se senhor absoluto de tudo. Ainda assim, vez ou outra será contrariado. Se é dono, pode mandar embora. Eliminar o problema. Se é empregado, como dizem por aí, a hora dele também vai chegar. Porém, em ambas situações, nem sempre terá sob seu domínio as pessoas que deseja.

E o que dizer das relações? Impossível controlá-las. Até é possível investir, conquistar e alimentar um sentimento, mas não é possível ser dono dele.

Dia desses num desses papos mais informais, uma pessoa me contou que foi taxada de controladora. Mas, se por um lado era tida como controladora; por outra, estava triste porque o namoro tinha acabado.

Que controle é este?

Podemos até monitorar, rastrear ou sei lá o quê… fazer isto a fim de saber onde está, com quem conversou, se está saindo com mais alguém. Porém, ninguém é dono do sentimento do outro.

Você pode desejar ser único, mas não tem poder para tornar-se único se o outro não te der esse direito. Você pode querer ser amado, mas não será, se este sentimento não estiver no coração da outra pessoa. Você pode desejar que o outro responda suas declarações mais inspiradas, mas não terá resposta se ao outro faltam palavras.

Talvez seja frustrante. E por vezes, é. Nada dói mais que o desejo de ser correspondido. Mas isso não se controla. É só um desejo, uma vontade. O outro não é nosso. Só será se doar-se, apaixonar-se, entregar-se. Está aí a beleza de uma relação. Os dois juntos é que dão sentido aos sentimentos e assim se completam tornando-se um só.

Anúncios

2 comentários em “Ninguém é dono de ninguém

  1. Lindo texto, Ronaldo. Controlar e ser controlado. Corresponder e ser correspondido. Isto só demonstra como o ser humano é complexo. A vida só nos dá demonstrações de que temos muito que aprender. A cada dia, a cada instante. E, curtir cada momento de felicidade. Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s