Por que escrevo?

Escrevo por prazer. Mas também por exercício. Tempos atrás publiquei aqui que havia deixado de ser refém do blog. Verdade, não sofro mais pela necessidade de oferecer um texto novo visando atrair mais visitas a esta página. Entretanto, sofro pela ausência da escrita. Não escrever me deixa com uma sensação ruim. É como se estivesse faltando alguma coisa.

Sempre discuto com meus alunos que o texto é uma atividade criativa. Em alguns casos, artística. E a arte carece do tempo, de elaboração inspirada. E, de fato, ter uma rotina de escrita resulta em muitos textos pouco empolgantes. De uma dezena deles, geralmente um ou dois tocam profundamente, eternizam-se.

Isso acontece aqui e em todas as páginas em que o autor se obriga a escrever, dentro de prazos, respeitando um calendário, uma rotina. Quem produz no seu ritmo, e apenas quando se sente inspirado, quase sempre acerta o tom e é capaz de sensibilizar o leitor.

Dias atrás uma amiga blogueira me questionou sobre esse meu ritmo de produção. Ela revelou: “não consigo ter um texto para postar diariamente”. Mas ela escreve quando se sente pronta para isso. Às vezes, demora 30 dias para publicar algo novo. No entanto, cada texto se torna único.

Não consigo fazer isso. Se deixar de publicar, deixo de acertar. Meus textos ganham vida quando começo a compor a primeira frase. Aos poucos as ideias vão se alinhando, as frases surgindo na tela e algo que não esperava produzir se completa diante de meus olhos. Por vezes, nem parece meu. É mágico.

Uma leitora recentemente brincou: “você é bruxo, psicológo… o que é?”. Ela sentiu-se tocada por algumas reflexões deste blog. Fiquei feliz. Respondi: “gosto do bruxo”. Gosto pela grata satisfação de compartilhar sentimentos e receber gente aqui que, em um ou outro casos, identifica-se com pensamentos que são construídos de maneira quase mágica, como se não dependessem de mim.

Por isso tudo, escrever é prazer. Ainda que um exercício cansativo e até traumático, quando as palavras me escapam.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s