Cada final é um novo começo

recomecar

Tempos atrás esbarrei numa frase publicada pela amiga e jornalista Bianca Oliveira:

– Toda história tem um fim, mas na vida cada final é um novo começo.

Pesquisei um pouco e descobri que a frase foi dita no filme “Grande menina, pequena mulher“. Pelo menos é o que diz o Google. Ou melhor, o Wikipédia.

Bem, embora a origem da frase seja importante, reproduzo aqui muito mais pela verdade que ela traduz do que por ser dita num filme.

Lembro de uma crônica. Nela, entre outras coisas, havia uma grande lição: nada dura para sempre. A alegria ou o choro sempre chegam ao fim. Ou seja, como diz a frase acima, “toda história tem um fim”. Por mais feliz ou triste, tem um fim.

Confesso, não gosto da ideia. Principalmente quando se trata de algo bom, que nos faça bem. Por que querem tirar nossa felicidade? Por que as coisas boas da vida precisam acabar? Não sei. Talvez seja porque o que é ruim também acaba. A lógica é a mesma. E se for por isso, vou aceitar esse jeito democrático de equilibrar coisas boas e ruins. Claro, seria perfeito se só o que existe de ruim tivesse um final. Entretanto, a vida não é perfeita.

Por outro lado, todo o final nos acena que a vida se abre para algo novo. Melhor ou pior, difícil dizer. Mas é novo. E o vir a ser, ainda que nos surpreenda e até incomode, ainda assim traz a esperança de que o melhor estará por vir.

Anúncios

10 comentários em “Cada final é um novo começo

  1. Na minha opinião a durabilidade das coisas boas depende do quanto sofremos com as ruins… Cada fase ruim que passa, serve para nos amadurecer e ensinar a lidar com as coisas boas preparadas… Quando se aprende a ser feliz, quando se sabe lidar com a felicidade, ela deve perdurar… E se ficar tudo ruim de repente, cabe a nós aceitarmos que é mais um aprendizado necessário para que saibamos lidar com o que virá de bom depois….

  2. Bom dia, meu querido! Realmente, perder algo que nos traz felicidade é ainda mais doloroso do que aquilo que nos causa dor, porém, acredito que seja em momentos felizes ou não aprendemos e crescemos. Temos por hábito dizer que o “sofrimento traz crescimento”, mas acredito que a felicidade também, mesmo porque ela não é um sentimento, e sim uma caminhada diária. Talvez nossos momentos felizes também tenham fim porque a vida e feita de estágios e faz parte, o término de algo para que avancemos para o estágio seguinte. De qualquer modo, seu texto (como sempre, aliás) possibilitou momentos de reflexão. Um excelente semana pra ti, meu amigo.

  3. Na bíblia há este mesmo pensamento, “não há mal que dure para sempre nem bem que nunca termine”. Fico pensamento na morte. Quantas pessoas estão bem, felizes, realizadas e de repente vem a morte e ceifa tudo. Outras vezes, é a convivência familiar harmoniosa, feliz que é roubada pela morte de um dos seus. Acho que o bem nunca deveria terminar. Porém, penso que isso está ligado ao grande mistério que é a morte e a própria vida.

  4. Chico Xavier tinha uma plaquinha na cabeceira da cama dele escrito: “Isso também passa”!! Uma vez perguntado sobre o que significava aquilo ele respondeu: ” Isso é para eu me lembrar que tudo na vida passa, as coisas ruins, assim como as boas e por isso é preciso perseverar na humildade e na oração”. Jamais me esqueci dessa história….

  5. Antes de tudo tenho que dizer que adoro seus textos, sempre compartilho para meus amigos. Parabéns viu. Eu consigo compreender a frase. Toda historia tem um fim … , como acredito que toda historia tem um ponto de virada. Pois na minha trajetória perdir meu pai muito jovem. E a parti daquele momento recomecei, e toda alegria que vivemos juntos estão guardada s nas minhas recordações. … e tudo que faço é dedicado a ele. Pode sim ter um fim…. e vai da gente transformar em algo triste ou feliz…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s