Nossas escolhas, nossa vida

É bom saber que podemos escolher. Sempre temos escolhas. Afinal, até quando só temos um caminho, podemos optar em seguir por ele ou simplesmente continuar onde estamos.

Porém, embora a decisão seja nossa, nada nos perturba mais que a dúvida: fizemos a coisa certa? E se eu tivesse feito diferente?

Quando fazemos uma escolha, abrimos mão das possibilidades que tínhamos naquele outro universo – que estava por ser construído. Por isso, sempre restará uma pontinha de insegurança. Teria sido melhor? Nunca saberemos. Até podemos embarcar na imaginação, desenhar possibilidades. Mas tudo não passará de imagens, projeções.

Para a maioria de nós, o critério básico de uma escolha é a segurança. O caminho já trilhado parece um risco menor. Sentimo-nos confortáveis nos ambientes conhecidos. Podem não ser os mais desejados. Mas sabemos lidar com cada uma das situações. Elas estão previstas. Haverá poucas surpresas. O novo, por mais especial que possa ser, representa o risco de perder o já existente. Então, gera insegurança. Em alguma ocasiões, até nos damos a chance de experimentar um pouco. Entretanto, se tivermos de abrir mão de tudo que construímos, poucos terão a coragem e a ousadia de romper com o presente e o passado e investir no futuro.

A vida é assim. Feita de escolhas. Todas permanentes. Nunca será possível voltar atrás. Quando erramos, o jeito é seguir em frente, encontrar um novo caminho. A opção que tivemos, não existirá mais. É preciso olhar adiante – ainda que haja arrependimentos e culpas.

É assim com todos nós. O que nos diferencia é a capacidade de lidar com as consequências de nossas escolhas, reconhecendo que não vamos acertar sempre. E que os erros são oportunidades de construirmos um amanhã melhor.

2 comentários em “Nossas escolhas, nossa vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s