Como fazer um blog de sucesso

Uma amiga quer abrir um blog. E quer atualizá-lo diariamente. Está animada. Acredita que os blogues não morreram. Mas quer saber o que pode garantir relevância para sua página pessoal.

De verdade, eu também queria a receita. Queria a “fórmula mágica”.

Ela não existe.

Recordo que anos atrás, na internet, encontrávamos dicas e mais dicas sobre o que fazer para ter um blog de sucesso. Muitas informações listadas eram relevantes. E continuam atuais. Entretanto, ainda que se faça aparentemente tudo certo, ninguém garante que aquilo que a gente produz vai cair nas graças dos leitores.

Ter um bom texto é fundamental. Mas tem um monte de gente que escreve mal pra caramba e recebe centenas de acessos.

Ter conteúdo criativo e inteligente é básico. Porém, a maioria dos blogs que “bombam” na rede só apresentam bobagens. É conteúdo inútil.

Um visual bonito e boa distribuição de imagens e textos facilita a leitura, gera empatia e até credibilidade. No entanto, é fácil encontrar páginas que não fazem nada disso e são sucesso. O contrário também é verdadeiro.

Alguns aspectos ajudam. Ser polêmico, passional, provocativo, ousado, ter uma linha temática definida, não medir muito as palavras, escrever de um fôlego – com emoção – geralmente são características dos blogs de sucesso.

No mais, é deixar rolar. Escrever por prazer. Se dez pessoas acessarem, está valendo. Se forem dez centenas, melhor. Mas nunca se deixar levar pelo número de leitores. Escrever pensando na quantidade de visitantes tira a autenticidade do autor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s