Na relação, não existe ação sem consequência

relacao

É verdade que também não existe garantia de que dedicar todo amor e carinho vai te manter sempre perto da pessoa amada; e nem que vai receber tudo na mesma medida. Entretanto, as ações que magoam, que entristecem, estas sim retornam – mais cedo ou mais tarde.

Não raras vezes o relacionamento é cheio de vícios, problemas. Por essas coisas que a gente não entende, o ser humano faz bobagem. Magoa quem ama. Fala coisas que não deve – ou deixa de dizer, causando vazio e abandono.

Noutras tantas situações perde-se em meio as próprias dúvidas e o outro fica inseguro, relutante. Falta mergulhar. A ausência de sentimentos vivos, do calor que envolve e aproxima, vai ferindo. E feridas cicatrizam, mas as marcas ficam. Estarão sempre ali para lembrar quem as provocou.

Amores difíceis, construídos sobre desencontros, entre acertos e erros, são relações que podem durar anos. Mas nunca estarão livres de lembranças ruins, que fragilizam os desejos e deixam os envolvidos suscetíveis a uma nova crise – ou mesmo uma nova paixão.

Ninguém quer isso, principalmente se existe amor. Nem quem foi machucado quer ficar recordando das vezes que o outro o feriu. Mas somos assim. Somos humanos. Erramos. E as vítimas quase sempre são os mais próximos. Aqueles que amamos.

Embora o perdão possa ser exercitado, o coração que já sofreu teme novos golpes.

As relações carecem de verdade, de sentimentos escancarados. Mas é necessário reconhecer que nenhum ato é inconsequente. Falar sem pensar, destrói. Decidir sem compartilhar ou pedir opinião, exclui. E nossos acessos de autenticidade podem nos fazer perder as pessoas que mais amamos.

Anúncios

10 comentários em “Na relação, não existe ação sem consequência

  1. peguei tudo que vc escreveu pra mim não consigo deixar de amar um homem que so me faz sofrer e me sentir cada vez que estou com ele um lixo ele faz questão de me fazer perceber isso que sou uma nada pra ele. Ja tentei por diversas vezes esquece-lo porem sem êxito… Não sei oq faço, sinto vontade de morrer…pq no fundo todo esse amor ja esta me matando aos poucos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s