Por que ele tem que entender?

incompreensaoDia desses ouvi uma reclamação típica:

– Ah… mas ele não me entende. Estou com problema, e ele não me entende.

Eu ouvi e fiquei pensando: por que ele tem que entender?

Confesso que geralmente dou razão às mulheres. Homem é bicho esquisito mesmo. Geralmente, insensível. Vê tudo, menos o obvio. E por vezes ignora o sofrimento da parceira.

Entretanto, o comentário da minha amiga me fez pensar… Dizer que o outro não nos entende é bastante comum. Todo mundo já se sentiu incompreendido.

Não raras vezes, quem se sente assim… tem razão.

O outro também está tão focado em si mesmo que é incapaz de perceber as razões de quem está ali, sentindo-se acuado, necessitando de um pouquinho de tolerância, paciência… compreensão.

Acontece que tal argumento tem se tornado tão comum que às vezes vale a pena questionar-se:

– Por que ele tem que entender?

Afinal, até que ponto o parceiro – ou a parceira – é obrigado a entendê-lo?
Sim. Ele precisa entender. Mas… sempre, sempre e sempre?

Relacionamentos se constroem por meio de concessões.

Acontece que nem sempre estamos dispostos a ceder. Queremos que o outro nos entenda, mas não entendemos o outro.

Será que o outro também não está incomodado? Será que nossas crises não o incomodam? Será que nossas inseguranças não geram insegurança? Será que o outro também não se sente incompreendido? Será que o outro não cansa, não se angustia, não sofre?

Acho os relacionamentos ricos. Justamente pela complexidade que é o ser humano. E quando vemos a situação de fora, algumas coisas chegam a ser engraçadas. A vida privada é sim uma bela comédia. Não para quem a vive, é claro.

Nessa busca por respostas, conheço pessoas que estão arrastando relacionamentos há bastante tempo. E, do outro lado, tem alguém ali que segue aceitando – mesmo percebendo que não está sendo amado por completo. Pode até parecer que não entende, mas está ali, esperando…

Por sinal, há quanto tempo ele está esperando pela solução do seu problema?

Então, por que ele tem que entender?

Por que eu não tenho que entendê-lo?

Será que, mesmo nessas condições, o outro seguir junto não é um ato explícito de compreensão? Provavelmente, essa pessoa também está triste. É quase certo que carece de colo. Por que ela não teria direito de vez ou outra também cobrar, pedir definições? E, por sua vez, ter seus atos aceitos como naturais da própria dinâmica do relacionamento?

Complicado, não?

De fora, parece simples. É só cada um entender os motivos do outro e tudo certo.

Acontece que as coisas do coração não funcionam sob uma lógica matemática. Sempre vamos achar que nosso sofrimento, nossas dúvidas são maiores que os dramas alheios.

Por isso digo: devemos ser olhar nosso relacionamento com os olhos do outro. É um exercício diário. Nem sempre vai dar certo. Porém, se não dermos conta disso, talvez seja mais altruísta de nossa parte, primeiro, resolver nossos problemas para depois tentar fazer alguém feliz.

Anúncios

11 comentários em “Por que ele tem que entender?

  1. Ronaldo, acredito que vc tem muita razão em tudo o que escreveu aqui hoje. Porque é muito fácil depositar sobre o outro a culpa de ter que nos entender. Mas te coloco outra pensamento aqui. O fato de “Eu” colocar sobre o outro a responsabilidade de “me” entender, estou passando para ele um peso muito grande. Porque a gente é que tem que saber driblar as situações da vida, se não entende? Então tome outra atitude, mude o seu jeito e o que deseja é estar junto. Acredito tbm que muitos relacionamentos continuam por comodismo, de estar com outra pessoa mesmo que esse outro “não te entenda”, afinal envolve, muitas questões estar num relacionamento, aspectos religiosos, tradicionais, emocionais, sem contar no financeiro. Enfim…nada é tão simples, a gente tbm gosta de complicar um pouco…mas esse negócio de ele/ela não entende, é sinal de algo não vai bem. Devemos ser felizes!!!

  2. Perfeito, e escrito por alguém que está há anos num mesmo relacionamento tem que ser respeitado; só sugiro que além de resolver os próprios problemas antes de cobrar o entendimento por parte do outro, também não tenha a pretensão de fazê-lo feliz ou vice-versa; sejam felizes cada um por si e apenas compartilhem disso. Fácil falar, difícil fazer…

  3. Achei o texto engraçado! Faz certo tempo que não sigo essa “comédia privada”. Até sinto falta, mas só de ver tal complexidade, em um texto que seja, já me provoca arrepio. rsrs. Fazer o quê? O ser humano é um bicho egocêntrico mesmo, por natureza. A única saída é sermos menos egocêntricos, sua ausência é uma utopia.

  4. [aaaaaaa] eu acredito no Amor mas como disse Daiany Santana disse:.
    – O ser Humano é muito egocêntrico ninguém pensa no próximo antes de pensar em si mesmo é bem complicado querer compartilhar algo com alguém que ama e esse alguém nem si quer quer saber e assim faz o mesmo nem sempre você quer saber de coisas dos outros ,afinal temos tantos problemas para resolver que estamos nos ocupando consigo mesmo e se afastando de pessoas e com isso, no final de tudo isso, só temos a perder perder carinho perder atenção perder carisma ai você olha ao redor e percebe que se afastou de tudo e de todos !Será que não teriamos que parar para refletir afinal se você está ao lado daquela pessoa é sinal que você Gosta dela Temos que aprender a valorizar mais a Amar mais e dedicar-se mais !
    Bjos !!!

  5. Sou suspeita para falar do seu texto.Esse não fugiu a regra.Escrito com sentimento e experiência de quem está no mesmo relacionamento há muito tempo.O fato de não conhecer a si promove um não conhecimento do outro.Nenhuma relação é feita de um só.Como você disse, é feita de concessões.Há dias que só de olhar você sabe o que o outro pensa.Mas isso se adquire com o tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s