Perdoar para curar a dor

Perdoar é libertar-se de quem lhe feriu
É difícil lidar com as emoções. Algumas parecem nos consumir. A raiva é uma delas. O curioso é que raiva e vingança se misturam. Se alguém feriu e despertou a raiva, quase junto vem o ódio e a vontade de vingar-se.

Lia sobre esses assuntos há pouco. Raiva, ódio, vingança e perdão.

Ainda ontem pensava sobre como lidamos com a raiva e com o desejo de vingança. Divagava sobre essas questões e, hoje, curiosamente, esbarrei num livro empoeirado na prateleira do meu quarto. Há exatos dois anos interrompi a leitura dele. Não sei por que, mas havia guardado a obra.

Fiquei surpreso ao descobrir o capítulo que me esperava. Abordava temas que ainda ontem me incomodavam. Coincidência? Sei lá. Mas gostei da “surpresa”.

Viver é experimentar intensamente sentimentos e emoções. Ninguém escapa. Ter raiva é normal. Ninguém pode se culpar por ficar com raiva – inclusive de outra pessoa. Nem deve achar-se um monstro por desejar a vingança.

A diferença se revela em como lidamos com isso.

O segredo está justamente no perdão.

Não é simples perdoar. Principalmente se formos profundamente magoados, feridos.

As relações humanas são falhas, contraditórias. Não há perfeição. Nunca nossas expectativas serão correspondidas. Sempre haverá algo para incomodar. Outras tantas vezes seremos traídos – até mesmo pelas pessoas que mais amamos.

Ter raiva quando isso acontece, odiar, são reações humanas. É coisa nossa.

Não dá para rir, achar graça. Vamos ter raiva sim. Entretanto, a raiva que leva ao ódio e, por consequência, ao desejo de vingança nos faz mal. Somos os mais machucados por essas emoções e sentimentos.

O outro, aquele que despertou o “monstro” que existe em nós, nem sempre dá conta do estrago que fez. Provavelmente estava pensando apenas em si quando feriu. Por isso mesmo, a vítima é vítima duas vezes. Do outro e de si mesmo. Do outro, pela ação concreta; de si, pela reação que se dá no interior.

Perdoar é a única forma eficaz de curar essa dor. A raiva só aumenta a ferida. O ódio rouba a bondade e o amor. Já a vingança nos torna piores tão iguais – ou piores – que o agressor.

É verdade que perdoar não é um ato humano. Não é natural. Tem um quê de divino. Transcendente. E não é simples perdoar. Não dá para esquecer de um dia para o outro. Por isso, sustento que o perdão é, primeiro, uma decisão.

Você não perdoa e esquece de imediato. Não, isso não acontece. Você decide perdoar. Resolve que está perdoado e que não vai tocar mais na ferida. É assunto morto, acabado – embora o coração ainda esteja sangrando.

Perdoar é silenciar o que lhe magoou (não ficar revisitando as lembranças), esquecer quem feriu e liberar você mesmo da necessidade de retribuir o mal que fizeram contigo. E deixar o tempo agir.

PS – “Os fracos nunca podem perdoar. O perdão é o atributo dos fortes.”- Mahatma Gandhi

15 comentários em “Perdoar para curar a dor

  1. Simplesmente, linda!!
    A gente sabe tudo o que acontece e, mesmo assim, se deixa dominar pelo ódio, rancor e sentimento de vingança…, diante disso, como perdoar se torna pesado, não é?
    Somos nós, complexos seres humanos.
    Vamos trabalhar pela paz e o amor. Um venturoso 2012 pra vc!

    Curtir

  2. Perdoar é um ato de amor próprio, elaborar as situações de mágoa, não esquecer. Você não esquece as situações traumáticas a não ser que psicologicamente isso tenha sido recalcado, mas você poderá desenvolver sintomas onde essa energia psíquica precisa ser descarregada. Ela precisa ser entendida, não negada e esquecida.
    Perdoar é você permitir se entender, entender o outro empaticamente e conhecer as limitações dele, não achá-lo um santo e idealizar algo que não existe.

    Curtir

      1. Opa, sempre leio seus textos, Ronaldo. Acredito que o perdão é o primeiro passo pra gente se libertar daqueles entulhos pesados que nos consomem como pessoa, profissional, etc… bacana.

        Curtir

  3. Amei suas msg. Lindas! Claras! Objetivas e diretas só x de mtas questões. A leitura prende pq nos indentificamos com a msg como um todo. Escrever muitos escrevem, porém com essa msg que toca é um dom além dos conhecimentos …👏abs,

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s