Escrever é um eterno transpirar

Qualquer um escreveria esse texto…

Ouvi essa frase dia desses. Foi um comentário espontâneo diante de um artigo publicado numa dessas revistas semanais. O autor também é bastante conhecido. Porém, a abordagem parecia bastante simples. Quase superficial. Não trazia nenhuma frase de efeito ou argumento de tirar o fôlego. Tudo ali era muito comum.

Depois de ler o mesmo texto, fiquei pensando no comentário do meu interlocutor:

– Será que, de fato, qualquer um escreveria esse texto?

Do ponto de vista da (ausência de) profundidade do artigo, talvez. Entretanto, cá com meus botões, tenho a impressão que existe uma distância entre o que pensamos e o que somos capazes de expressar por meio de palavras escritas.

Não me considero um grande escritor. Porém, sei que tenho um pouco de habilidade nessa atividade. E exatamente por isso posso sustentar que escrever nunca é uma tarefa fácil.

Por mais ideias que um sujeito tenha, transformá-las num texto é sempre desafiador. Mesmo aquele papo raso com amigos ou colegas de trabalho, se fossemos desafiados a escrevê-lo, esbarraríamos numa série de dificuldades.

Poucos são aqueles que transformam raciocínios em textos com habilidade semelhante a que temos para falar.

A escrita é um exercício. E dos mais difíceis. Além do domínio da linguagem, há regras gramaticais e ortográficas que criam barreiras para esse ato. Mais que isso: é preciso mais que técnica, uma habilidade quase mágica, para fazer a simples soma de palavras ganhar sentidos, formando um todo coeso, coerente, dotado de sentidos e que, por vezes, desperta novas emoções.

Por isso mesmo, escrever é um eterno transpirar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s