Torcendo pelo fracasso alheio

Depois da queda de Ricardo Teixeira, muita gente tem os olhos voltados para o futebol e especula sobre o futuro da seleção brasileira. Apesar de ter o trabalho contestado, o ex-presidente da CBF havia prometido que Mano Menezes ficaria no cargo até 2014. E agora? Dizem que o novo presidente, José Maria Marin, não é fã do treinador. Muito menos de seu padrinho, Andrés Sanches, ex-presidente do Corinthians.

Fala-se que o emprego de Mano Menezes depende de seu desempenho nas Olimpíadas. Ele vai comandar o time que buscará o inédito ouro olímpico.

Diante do cenário, já é possível perceber: muitas pessoas começam a torcer contra o time brasileiro. E o motivo é muito simples: uma campanha pífia na competição pode derrubar o técnico e ainda provocar outras mudanças no futebol brasileiro.

O fato me fez pensar nas tantas vezes que torcemos contra. O futebol não é o único caso. É verdade que muitas vezes queremos que nosso time perca só para ver o técnico, que odiamos, ser demitido. Porém, isso acontece na empresa, na escola, no círculo de amigos. Por não aceitarmos determinada situação, desejamos resultados ruins. Por vezes, nem nos importamos se vamos afundar juntos. Cegos, acreditamos que o fracasso pode trazer as mudanças que sonhamos.

Toda vez que não temos o poder de alterar a ordem das coisas, e discordamos de algo, torcemos contra. Queremos que tudo dê errado. Esta é nossa chance. Vislumbramos no fracasso a possibilidade do novo. Outras vezes, silenciosamente, elegemos algumas pessoas como inimigas e queremos vê-las envergonhadas, rejeitadas. Podem não ter feito nada contra nós, mas ansiamos pela derrota. Ela é nosso prêmio. É uma espécie de vingança que alimentamos em nosso interior e que, quando se concretiza, saboreamos com muito prazer.

Não tem nada de altruísta. Pelo contrário, é mesquinho. Faz parte da maldade que nos é intrínseca. É característica nossa. Mostra quanto somos contraditórios. Revela nossa fachada de bons sujeitos, mas que esconde nosso coração perverso.

Anúncios

Um comentário em “Torcendo pelo fracasso alheio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s