A linguagem da web

Um dos maiores desafios para quem produz conteúdo para a internet é encontrar a linguagem ideal. Por aqui, podem ser publicados textos, fotos, vídeos, áudios. Entretanto, a rede não é jornal ou revista, não é álbum nem exposição fotográfica, muito menos rádio ou televisão. A web é outra coisa. Tem um jeito próprio. Mas qual é?

Tenho dito para meus alunos que não existe receita. Estamos descobrindo.

Experimentando, testando, acertando ou errando, vamos construindo um jeito diferente de nos comunicarmos pela internet. E, por aqui, o que funcionou ontem, pode não funcionar hoje e voltar a dar certo amanhã. Não existem garantias. Não existem fórmulas para fazer sucesso na rede.

Entretanto, é possível saber o que é bom evitar: manter a linguagem das mídias tradicionais. A gente até pode fazer isso. E faz, na maioria das vezes. No entanto, dificilmente alguém vai “bombar” por aqui usando técnicas conhecidas e que têm como pressuposto o modelo de comunicação em que há um emissor e, do outro lado, um receptor, o público.

Na rede, todo mundo consome conteúdo, todo mundo pode produzir conteúdo. Real e virtual se misturam. Novidade é o que se espera. Surpreender é palavra de ordem.

Esse vídeo da Intel talvez traduza bem esse conceito.

Anúncios

2 comentários em “A linguagem da web

  1. Olá meu amigo ronaldo !
    Em uma visita na Câmara dos Deputado em Curitiba , consegui colher que um funcionário de comissão nomeado pelo Deputado Federal Luiz nishimori do PSDB cujo nome “Anderson Ferreira Sampaio “esta sendo cogitado para assumir a chefia da 13° Ciretran de Maringá no lugar do Capitão Ideval ; hoje o senhor Anderson assume a função de Supervisor do Detran de Maringá, onde atua como base do Governo do Paraná . Esperamos que não demore muinto como ocorreu na nomeação passada! abraçoss !!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s