É preciso descobrir as bibliotecas

Tempos atrás questionei por aqui:

Para quê servem os livros?

Também já falei sobre o abandono das bibliotecas. Afinal, quase não se investe em espaços adequados para livros e leitores.

Entretanto, sinto-me incapaz de ir além nas minhas reclamações. Afinal, nós mesmos somos parcialmente responsáveis por esse quadro. O que dizer disto?

Cerca de 75% dos brasileiros jamais pisaram em uma biblioteca, diz estudo

A situação fica ainda pior quando cruzamos os dados. É fato que faltam bibliotecas, principalmente bibliotecas modernas, bem cuidadas, com diversidade de acervo. Porém, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil revela que 71% dos brasileiros sabem onde estão localizadas, têm biblioteca na cidade, moram próximos ou relativamente próximos, poderiam frequentá-la, mas não o fazem.

O que dizer?

Eu não sei. Tudo bem, temos um péssimo histórico. Nossa relação com os livros não é grande coisa. O país nunca valorizou espaços públicos de leitura. Mas, gente, será que não poderíamos desligar um pouquinho a televisão, os “Big Brother” da vida e ler algumas páginas por dia?

Sei que é mais fácil assistir TV que ler. Também sei que ficar na internet entretém muito mais que um livro. Porém, nem o primeiro nem o segundo hábitos garantem os benefícios de uma boa leitura. Ler exercita o cérebro. Estimula a criatividade, a imaginação. Amplia o conhecimento. Faz-nos mergulhar num mundo completamente novo.

Ler cansa? Cansa. Dá trabalho? Dá. Mas garante um prazer diferente… Que palavras não traduzem… Que só os grandes leitores experimentam.

Anúncios

5 comentários em “É preciso descobrir as bibliotecas

  1. Essa importante informação me fez lembrar e associar ao que aconteceu comigo no primeiro dia de treinos pra 37ª Prova Rustica Tiradentes, ano passado. Só consegui correr três quarteirões, fui forçado a andar um pouco e somente depois de alguns minutos recomeçar… Assim foi nos primeiros dias de treino, até que o corpo adquiriu condicionamento. Hoje corro, ininterruptamente, 10km e pretendo melhorar essa marca. Não me vejo parando de correr, sei que sentirei falta se parar.

    Creio que, com o habito da leitura seja semelhante. A principio exigirá um pouco mais de esforço e determinação, mas, logo não conseguimos nos imaginar parando de ler.
    Portanto, espero que muitos vejam o que você postou aqui e iniciem os treinos do cérebro.

  2. O que todos nós já sabíamos foi confirmado por pesquisadores da Universidade de Washington e Lee (EUA). PESSOAS QUE LEEM SÃO MAIS LEGAIS!! rsrs
    Sério, e eu sempre desconfiei disso… sempre atribui ao fato de eu ler ser por exemplo, mais tolerante com as pessoas, viu sou legal! rs
    Andei incentivando a leitura, até emprestando meus amores, mas é complicado viu… Conheço muita gente entre familiares, amigos e vizinhos e somente 1 sobrinha gosta de ler…
    Os dados são lamentáveis e muuuuuito tristes.
    Abração Ronaldo!!!

  3. As pessoas, infelizmente, ainda pensam em leitura como algo obrigatório na escola; ou algo que não tem tempo na sua vida corrida. Mas essas mesmas pessoas ficam o domingo todo assistindo Domingão do Faustão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s