Menos vendas, menos carros nas estradas

Motorista deixa carro estacionado sobre a calçada em uma rua de Lisboa
Não, não é no Brasil. É em Portugal. Claro, deve-se à crise financeira pela qual o país passa. Entretanto, os impactos são bastante significativos. Só em março, a queda nas vendas de veículos foi de 51,7% em relação ao mesmo mês no ano passado. É muita coisa.

Como os preços dos combustíveis não param de subir, a população está ganhando menos e o cenário econômico não é nada positivo, os portugueses estão adiando a compra do carro novo. E deixando os antigos na garagem. A quantidade de carros nas ruas, nas estradas é menor a cada dia.

Além disso, o consumo de combustíveis também caiu.

Bem, por lá, essas coisas estão acontecendo não necessariamente por uma opção dos portugueses. Entretanto, mostra que todo mundo pode sobreviver com carros um pouco mais velhos ou usando outras alternativas de transporte.

Vez ou outra tenho dito por aqui que desperdiçamos dinheiro com carros caríssimos e que já devíamos ter adotado a bicicleta como meio de transporte urbano. Entretanto, como disse um especialista dias atrás numa entrevista à CBN Maringá, muita gente evita ir pedalando para o trabalho porque sente vergonha.

No Brasil, temos uma cultura de valorização do carro. O carro revela o status social. Andar de bicicleta parece coisa de pobre. É um pensamento pequeno, raso – típico de “novos ricos”, de quem não tem autoconfiança e precisa mostrar pra todo mundo que é alguma coisa na ordem do dia. Lamentável! Ainda temos muito que crescer, evoluir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s