Feriado, fé e nossas contradições

Feriado… Para mim, não faz muita diferença. Trabalho quase normalmente. O quase é por conta das pequenas coisas que a gente faz ou deixa de fazer num dia como este. Vestir-se mais à vontade é uma delas. Ter a tarde livre para trabalhar em casa é outra. Ficar meia horinha a mais na cama também cabe na lista.

Hoje, porém, é um feriado diferente. É sexta-feira santa. Os cristãos lembram a morte de Cristo. Bom, pelo menos, dizem lembrar. Já não sei se isso efetivamente acontece.

Pensava nisto depois de ouvir a Carina dizer que, hoje, é dia de reflexão.

Parece-me que, ocupados como estamos, datas religiosas têm ganhado pouca importância – mesmo entre os mais fiéis. Na verdade, para a maioria, feriados são apenas feriados. Oportunidade para dormir, descansar, viajar, festejar…

Restam algumas tradições, é verdade. Mas muitas delas restritas à mesa.

Curiosamente, conseguimos combinar coisas que não possuem relação alguma com essas datas. Por exemplo, muita gente não come carne nesta época; faz a opção por peixes – o bacalhau, de preferência. E faz isso em função de crenças religiosas. Por outro lado, valoriza um coelho e ovos de chocolate. E isso nada tem a ver com morte e ressurreição de Cristo. Vai entender…

Cá com meus botões, penso que nossa religiosidade anda bastante confusa. Cada um faz o que acredita ser verdadeiro. O “eu” – ou, o que é bom para mim – passou a ser a medida de todas as coisas.

Não estou propondo neste post nenhuma crítica a nada, nem ninguém. Apenas “falo alto” sobre algumas de nossas contradições. Em algum momento perdemos certas referências e nos tornamos menos apegados aos princípios religiosos. Temos mais a cara de uma sociedade que se diz livre, mas, refém do consumo, já não sabe quais são suas verdadeiras crenças.

PS – Ah… quando fui procurar uma imagem sobre Páscoa, imagine o que achei? Só coelhos. Nada de Cristo, cruz… nada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s