Uma vida por um único propósito é uma vida sem propósito

Não esqueça de que, na vida, o valioso e importante não é tanto a realização de atos notáveis (…) mas realizar coisas comuns, percebendo seu enorme valor.

A frase não é minha. É do escritor Pierre Teilhard de Chardin.

Encontrei-a dias atrás num livro. Achei fantástica. Afinal, sempre que falo sobre a importância da vida e também a respeito de relacionamentos, sustento a necessidade de valorizar os pequenos gestos.

Você já notou como a gente se importa com as coisas grandes e menospreza as pequenas?

Sim, gastamos quase toda nossa vida em busca das grandes realizações. Por conta delas, abrimos mão de viver. Afinal, não há algo grande para se conquistar a cada dia. Com isso, o que realmente importa não é visto, não é sentido.

Sonhamos grande, mas a vida é feita pelos detalhes. Pelas “coisinhas” aparentemente sem importância. O prazer de experimentar cada instante é ignorado pela nossa constante busca das grandes realizações. Acontece que são as coisas comuns que estão ao nosso alcance. É o que temos no dia a dia.

Quem disse que a rotina não pode nos proporcionar prazer? Por que só tem valor o que parece inatingível?

Lutar muito, esforçar-se são fundamentais na realização de nossos sonhos. Entretanto, a vida tem que ser experimentada ao longo desse caminho. Não dá pra vibrar só nas vitórias. A trajetória até chegar onde queremos ter que ser vista, sentida. Plenamente vivida. A caminhada tem que valer a pena.

E, sabe, os grandes personagens da história não foram aqueles que viveram em busca de fazer algo notável. Não. Pelo contrário. Fizeram coisas notáveis porque souberam viver cada minuto de suas vidas.

Uma vida por um único propósito é uma vida sem propósito.

Anúncios

Um comentário em “Uma vida por um único propósito é uma vida sem propósito

  1. Bem, sua postagem me fez refletir sobre viver cada dia e a valorização das pequenas dádivas que nos cercam. Entretanto, não creio que o título seja uma verdade que se aplica em tudo. Não é uma verdade absoluta. Porque creio que há diferenças entre propósitos e propósito. Há propósitos que podem reger a vida. Jesus certa vez falou:a minha comida é fazer a vontade de Deus.Para Jesus este é principal propósito da existência: a Glória de Deus. Há propósitos maiores que os outros e há propósito que podem reger a vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s