Procuradoria quer censurar o BBB

O BBB 13 está longe de começar, mas o Ministério Público Federal já está de olho no programa. E quer censurá-lo. A Procuradoria não quer uma censura qualquer. Quer uma censura ética. Entende que o programa não pode atropelar determinados valores morais.

Sinceramente, não gosto de censura. Entretanto, vendo a falta de bom senso do CQC, as propostas bizarras do Pânico e o histórico de idiotices do Big Brother, hoje, não me sinto confortável em defender a liberdade de expressão. Não dessa liberdade que está aí…

Entendo que o problema desses programas não está neles, está no público. Porém, quando o público não sabe escolher – e nem tem formação crítica para isso -, o que pode ser feito? É correto deixar a “coisa rolar” e realimentar esse vazio cultural da sociedade?

Não sei. Não tenho uma resposta pronta.

A ideia de ter um mecanismo (um órgão) de controle, que regule a qualidade da programação, seria uma alternativa interessante se fosse formado por gente realmente comprometida com a promoção da cidadania, da democracia, educação e ainda entendesse que mídia também é entretenimento e espetáculo.

Cá com meus botões, tenho a impressão que nenhum órgão teria tal responsabilidade. Desvios ocorreriam. Exageros e censura propriamente dita. Sem contar os interesses nem sempre justificáveis que norteariam os critérios de julgamento dos programas.

Ou seja, trata-se de belo impasse. Parece até que ouço meu pai dizendo:

– Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

Pois é… Deixar como está é aceitar passivamente o aprofundamento da banalização do conteúdo midiático; por outro lado, censurar – ainda que sob justificativa da ética, da moral – pode ser um retrocesso, uma ruptura com o direito de liberdade de produção e veiculação de conteúdo, conquistado depois de muita luta.

Anúncios

4 comentários em “Procuradoria quer censurar o BBB

  1. Excelente pensamento, norteador da ordem e da disciplina moralizante, de muitos que não tem noção do estrago moral que este espectáculo deparavado do BBB, inocula na sociedade brasileira. Já convivemos com a volta de “Sodoma e gomorra” só falta isto entrar na sua casa. Não se pode, nem se deve abrir precedendes ou calar-se diante de um espetáculo que deprime e degrada, a decência a moral e a dignidade humana.Meus cumprimentos ao Ronaldo Nezo, sinceros parabens.Fernandes Baleeiro Neto.

  2. Oi, Ronaldo!
    Eu acho que alguma coisa tem que ser feita no sentido de colocar valores e ética na programação atual.
    E quem tem que fazer isto é o Ministério Público que parece estar se incomodando e acordando para o trabalho.
    O povo anseia por um país mais educado e acho que o MP vai ter respaldo nessa.
    Veja neste post abaixo o que o ator Wagner Moura fala sobre o desvario que estes programinhas vagabundos e loucos por audiência fizeram com ele:

    http://meripellens.wordpress.com/

    abraço carioca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s