Modelo morre: vítima da anorexia ou do mercado da moda?

Ainda ontem falava aqui sobre nossas prioridades. Refletia, inclusive, que vivemos numa época em que se impõe a beleza como referência de bem-estar e felicidade. Por conta disso, as pessoas estão deixando de viver. Ninguém está plenamente feliz com seu corpo ou com o que possui.

Doenças como anorexia e bulimia são sintomas deste momento histórico.

E a lista de vítimas segue crescendo. A última é a modelo britânica Bethaney Wallace. Com apenas 19 anos, a jovem morreu vítima de anorexia. Ela tinha apenas 38 quilos.

Quer mais? Nos últimos meses, afastada das passarelas para recuperar-se, a modelo ganhou alguns quilos. Entretanto, após refazer seu book, vinha encontrando dificuldade para ser contratada. O mercado a considerava “gorda”.

A família tentou ajudá-la. Mas encontrou resistência. A garota tinha perdido a autoestima. Nada pôde ser feito. Nem ao médico ela ia.

Bethaney é só mais um exemplo da crueldade desse padrão exigido pelas agências e empresas que investem em moda e beleza.

O que se exige da maioria delas é uma agressão à saúde, uma violência contra seres humanos.

Essas garotas não são belas; são uma espécie de cabide para exposição de roupas.

É verdade que essas jovens aceitam essa ditadura. Entretanto, fazem isso quase sempre pela imagem glamourosa vendida pelo mercado e, por vezes, reafirmado pela própria mídia. São vítimas de uma manipulação criminosa que ocorre debaixo de nossos olhos, mas que fingimos não ver. E não apenas nós… O Estado não interfere, é omisso.

Até quando? Não se sabe… Afinal, as imagens são belas… Confundem. Estão associadas a outros valores: felicidade, glamour, riqueza, sucesso. E, por traz de tudo, o capital sustenta tal lógica. Quem estaria disposto a romper com tal ditadura?

Anúncios

Um comentário em “Modelo morre: vítima da anorexia ou do mercado da moda?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s