O que a Xuxa não disse

O Brasil amanheceu comovido nesta segunda-feira. O depoimento de Xuxa ao Fantástico deu ao programa recorde de audiência e sensibilizou muita gente. Em qualquer página da web, encontramos algum tipo comentário sobre a entrevista. Claro, o assunto que mais tocou o público foi o fato de a apresentadora global ter sido vítima de abuso sexual na infância e na adolescência.

Semelhante a todos que gostam de Xuxa, ou têm o mínimo de humanidade, também fiquei triste pelo drama vivido pela ex-modelo. A violência sofrida, como ela admite, está gravada na memória e ainda a influência, atingindo principalmente sua autoestima.

Entretanto, não vou discutir o depoimento corajoso de Xuxa. Vou na contramão, como tenho me proposto a fazer por aqui.

Ressalto que, o que ela fez em rede nacional, foi um ato digno. Nunca precisaria se expor. Mas fez isso pelas causas que defende, pelo que acredita. E só isso já seria suficiente para aplaudi-la.

Xuxa não disse o que disse para aparecer. Talvez tenha sido um tanto ingênua (diria que foi), mas foi movida pelas coisas em que acredita.

Porém, entre a entrevista concedida e o que a apresentadora pretendia, penso, há uma grande distância. Basta olhar a repercussão.

Alguém viu alguma discussão sobre os problemas reais apontados por Xuxa?

Vamos relembrar:
– Quando criança e adolescente, Xuxa foi vítima de abuso sexual, e mais de uma vez;
– Os criminosos eram conhecidos da família;
– Ela não teve coragem de contar para os pais;
– Os pais não notaram o que estava acontecendo.

O que aconteceu com Xuxa há quase 40 anos é o mesmo que acontece todos os dias, silenciosamente, com centenas de crianças e adolescentes. Parece até haver um script. Criminosos e vítimas repetem esse lamentável roteiro: crime, intimidação, medo, silêncio e impunidade.

Por medo, Xuxa não denunciou. Por medo, crianças e adolescentes não denunciam. E o que acontece? Nada. O que o depoimento da apresentadora trouxe de novo? Apenas a admissão de que as vítimas são indefesas e, geralmente, nem os próprios pais acreditam nelas.

Ontem, no Fantástico, hoje, nas redes sociais, blogs e na imprensa, ninguém discutiu e nem está discutindo como romper com a lógica cruel desse tipo de crime. Xuxa não tinha por que mostrar o caminho para mudar esse cenário. Mas o Fantástico podia fazer isso. A imprensa poderia estar fazendo isso. No entanto, o que temos? Apenas o show, o espetáculo com o passado dramático da mulher mais famosa do Brasil.

A audiência do Fantástico bombou. Quem está reproduzindo, e até fazendo piada de outros temas levantados pela Xuxa, também está aproveitando-se do que impacto do que ela disse.

E o que mais dá para ver? Gente que diz:

– Coitadinha da Xuxa.
– Que triste isso, né?
– Tá explicado por que a Xuxa nunca casou.
– Que mulher de fibra é a Xuxa.
– Que coragem a Xuxa teve de admitir…

Para além disso, o que há? Nada.

Não sei se era isso o que a Xuxa desejava ao falar ao Fantástico. Não creio que ela esperasse que seus fãs sentissem pena dela. Acho que a apresentadora sonhou que sua declaração pudesse provocar comoção, mas que a violência, o abuso sexual contra crianças e adolescentes pudessem entrar na pauta cotidiana da sociedade.

Pelo menos por enquanto, não é este o efeito da entrevista. Até o momento, a declaração serviu para emocionar, fazer chorar, fazer rir. Lamentável. Reflexo de um país onde imprensa e sociedade ainda não parecem maduras para transformar dramas em busca de respostas, em soluções para os problemas que afligem não apenas alguns indivíduos, mas milhares de pessoas.

PS- Ainda há tempo para discutir de maneira séria o assunto. Não o crime contra a Xuxa, que ficou no passado. Mas o que fazer para pôr fim ao que acontece com outras tantas vítimas anônimas, diariamente.

Anúncios

49 comentários em “O que a Xuxa não disse

  1. Sempre admirei o trabalho da Xuxa. E realmente é lamentável que depois de tudo o que ela disse no quadro, “mentes pequenas” voltem a discutir o seu polêmico filme ao invés de levar soluções para esse tipo de crime.
    Parabéns pela reflexão Ronaldo.
    Abraços

  2. O brasileiro como sempre, “pão e circo” se focam de maneira doentia no espatáculo da personagem sofrida que venceu na vida. Pena que isso não sirva de exemplo para levantar a gorda parte traseira de seus corpos da cadeira e fazer algo que realmente seja focado na solução do problema.
    Nós, brasileiro e eu sou um deles, sempre vivendo um eterno problema sem focar na solução do mesmo!
    Triste mas, é a realidade.
    Enquanto a própria Xuxa falava sobre o assunto, quantas criaças não são açoitadas por monstros quase sempre invisíveis e que vivem ao redor de suas presas, mais próximos do que qualquer um possa imaginar!!!
    Parabéns Ronaldo!!!

  3. ah! Se ela está mesmo interessada em ajudar as crianças e adolescentes das agressões sofridas – como as que ela própria fora vítima, ela poderia doar o lucro que terá por essa exposição para os Conselhos Tutelares e para as clinicas de tratamento das vítimas de violência ou casa de passagem! Isso sim seria uma ação magnânima! O resto é o resto!

  4. Nunca gostei da Xuxa, não concordo com a forma que ela durante muito tempo se vestiu e agiu, talvez por pricicipios religiosos, porém vi a reportagem e me comovi, pois muitos de nós sofremos este tipo de abuso, penso que este assunto deveser trabalhado para que nossos filhos nao passem pelo mesmo e sofran a vida todo com este peso.

  5. Tem razão, Ronaldo! Xuxa foi muito corajosa ao expor sua intimidade e fragilidade que com certeza ainda afeta sua vida! Porém, também acredito que ela o fez, não para que sentissem pena dela, mas sim, para que a sociedade totalmente individualista como é, refletisse acerca de um assunto tão polêmico e trágico. Para além dos fatos que afligiu a infância de uma pessoa pública e com grande influência no mundo infantil, é necessário tratar as causas desse ato abominável que crianças de qualquer parte do mundo sofrem. Seres humanos que não tem a coragem de denunciar, por medo, por sofrerem ameaças do ‘praticante’, por saber que os próprios pais não vão acreditar. Muito me indigna, saber que uma mãe (ou pai) prefere acreditar (não acreditando) que o companheiro (a) não pratica ou não praticou um ato tão cruel, com consequências irreversíveis para a autoestima de qualquer ser humano.

  6. Uma pena mesmo que não se discutam soluções e ações imediatas. Pior ainda são as piadas que fazem a respeito. Isso é apenas reflexo da educação do nosso povo que, “dizem” melhorou!!!

  7. Boa noite Ronaldo … realmente foi muito comovente o depoimento da Xuxa…. mas o que ela declarou ontem foi bem forte… eu sei que ela sente e dificil ter sido vitima deste abusos…Mas isto ninca foi novidade sempre rolou um boato sobre isso a respeito dela, inclusive um certo trauma pelo pai militar e carasco.Eu nao tenho pena ela e admiravel guerreira e muito invejada e uma mulher de sucesso, tem bom coração mantem algumas obras sociais com seu proprio $$$, sem pedir ajuda ao governo Eu mesmo ja vivenciei a Xuxa ajudar uma paciente que estava internada no H, Cajuru em uma visita dela , a paciente pedio e ela ajudou financeiramente prontamente. Ela e um ser humano admiravel, nao dgna de pena dó mas de aplausos.

  8. Bom dia!
    Minha opinião é que uma mulher qualquer que seja já seria de uma tremenda coragem de contar para apenas uma pessoa o ocorrido, imagina contar em rede nacional..ainda mais vindo de um mito como XUXA…Se ela disse o que disse é por uma causa maior que são os abusos ocorrids até hoje com milhares de crianças. Pois o que mais seria ??? Fama ela tem , dinheiro mais ainda então ao invés de critica-la todos deveriam sim é fazer reverncia a verdaeira Raínha. Pois quem vai a TV para falar, abrir sua vida por um bem maior???? não vejo ninguém, apenas vejo palhaçada, ai as pessoas adoram elogim, gritam se desesperam…mas quando alguém vai e fala muito sério é motivo de piadas….Pessoas essas pequenas que espirito….PARABÉNS A MARIA DA GRAÇA XUXA MENEGHEL

  9. Parabéns Ronaldo! Tudo q disse é a mais pura verdade!Eles queriam audiência com o depoimento da XUXA e tiveram, mas solução pro problema de muitas crianças q tbm vivem o mesmo q aconteceu com ela ninguem comtenta nem procuram uma soluçao!

  10. Eu ia dizer exatamente o que a Rosana já disse. Acompanho a carreira de Xuxa desde a minha juventude e sou fã dela. Mas longe de defendê-la só por defender – afinal, apesar de fã, também tenho senso crítico e sei que ela não é nenhum modelo de perfeição – percebo que as pessoas escutam mas não ouvem. Tudo que se vê na TV só serve para levantar polêmicas de um passado que passou, como se tais pessoas nunca tivessem errado na vida e como se Xuxa não merecesse outra chance. Essa história do filme já cansou. Além de tudo, foi um filme, não realidade. Realidade foi o que ela viveu. Não podemos confundir as coisas. Parabéns pelo texto e pela sobriedade da análise.

  11. Eu particularmente, me ative também ao que ela disse antes da confissão, inclusive de como se se comportava entre 4 paredes e isso era desnecessário, então alguém que comenta sobre isso, não sei se devemos nos apiedar do resto, todos os dias temos crianças vitimizadas e que certamente permanecerão ainda por muito tempo sendo ignoradas, infelizmente esse ainda é o país em que vivemos! Mas parabéns pelo seu blog, dele sim eu gostei!

  12. Parabéns Ronaldo pela bela reflexão! Que possamos nós enquanto sociedade, pais e educadores, prevenir, cuidar e orientar melhor nossas crianças contra esse crime. Não esperemos ação por parte de autoridades, vamos fazer a nossa parte tendo aquele olho cuidadoso e amoroso com nossas crianças e denunciar sempre os possíveis agressores. Prevenir é a melhor solução! “Quem ama cuida”

  13. Em primeiro lugar queria dizer que não gostava da Xuxa, na verdade ainda não gosto, apenas entendo mais sobre ela, porém gostei da entrevista em si. Acredito que foi algo bem pessoal mesmo, e não forçado. Porém na minha humilde opinião isso foi feito na tentativa de gerar uma nova imagem para ela, afinal, até hoje relacionamos sua vida e seus trabalhos com programas infantis.

    Acredito que agora mais madura, Xuxa, talvez queira ser mais mulher, ter um relacionamento, liberdade, e no fim das contas ser levada mais a sério (seja isso por seus fãs, ou por seus “amantes”). Na entrevista podemos ver várias opiniões sobre vários temas bem pessoais, entre eles, beleza, abuso sexual, vida pessoal e até mesmo uma possível falta de sexo.

    Bom, pelo menos para mim, isso demonstra que assim como muitos artistas ela foi tratada como um ser fora do comum, mas na verdade o que ela apenas busca acima de tudo ser normal.

  14. Acontece todos os dias neste país. A sexualidade está explícita no nosso cotidiano, o que deixa as nossas crianças ainda mais expostas. O problema é social e cultural.

  15. Acredito eu que a imprensa perdeu a grande oportunidade de ir a fundo ao caso de abuso sexual infantil problema que mora do lado de todos nós praticado pelos que estão mais próximos de nós, crianças todos os dias são vitimas de pessoas que menos esperamos

  16. Eu não gostava da Xuxa, começei a gostar dela quando ela começou ser mais humilde, ela passou ter a mente mais aberta ser mais madura, trabalho na organização, ela pessoalmente é uma boa pessoa e atenciosa com todo mundo independente da condição social.

    Infelizmente as mentes pequenas tocam no assunto que estão foram do contexto, devemos sim buscar soluções para esse tipo de crime.
    boa reflexão Ronaldo.

    Aldo Silva
    http://hercules-now.com/

  17. Concordo Ronaldo. Infelizmente a cultura brasileira é essa mesmo, a do escárnio, mesmo em frente à problemas sérios como abuso infantil, corrupção e tantos outros.

    Quando temos alguma denúncia grave, séria, a primeira coisa que sai são tirinhas, charges e piadas de Facebook, enquanto na Europa acontecem protestos porque um deputado usou o cartão corporativo do governo uma única vez.

    Existe um filme brasileiro que expõe muito bem isso, chama-se Filhos do Sol. É a história de uma menina, criança ainda, que é “vendida” para a prostituição. Filme muito bonito, mas pesado.

    É a primeira vez que leio seu blog, e gostei desse post! Com mais calma, lerei outros. Parabéns pelo trabalho.

    Abraços

  18. SÓ POSSO DIZER, PARABÉNS XUXA PELA CORAGEM, INFELISMENTE TEM PESSOAS QUE ACHA QUE FOI TUDO PARA TER IBOPE, COMO SE VC PRECISASE DISSO, LAMENTÁVEL QUE EXISTEM PESSOAS TÃO SEM NOSSÃO…

  19. Acredito que a forma como isso foi colocado contribuiu para a repercussão que estamos acompanhando nas redes sociais e imprensa. Houve uma despreparo da parte dela e de sua assessoria, assim como é notório que o programa apenas estava interessado em ganhar pontos com a transmissão desse depoimento.
    Sabe-se que houve uma exploração do Fantástico com esse assunto, o mesmo passou a semana fazendo chamadas para o que seria exibido no domingo. Estavam mais preocupado com audiência e em dar repercussão do que com a abordagem desse assunto. Eles poderiam ter feito essa mesma reflexão que tu fizeste e trabalhado o assunto de uma forma mais atenciosa, fazendo uma matéria a parte com psicológos, assistente sociais, pessoas que conhecem sobre esse sofrimento e que possam contribuir com seu conhecimento. Que Xuxa quisesse desabafar, eu entendo. Que ela quisesse justificar sua luta e alertar as pessoas, não duvido. Mas sinceramente, não era só essa a intenção, além disso, tudo isso foi feito de uma forma tão sem cuidado. Além dos comentários que ela fez sobre Ayrton, Pelé, Michael que foram tão desnecessários. Eu sei o que é sofrer abuso sexual, portanto, ninguém vai me dizer que sou apenas mais uma a criticá-la sem saber o que ela passou. Só penso que se queremos realmente chamar a atenção para esse problema, que se faça de uma forma cuidadosa, por que estamos levando com nossa história, a história de milhares de crianças e adolescentes que passaram ou estão passando pela mesma situação.
    Outra coisa, ela deveria ter conversado com a família dela antes de expor toda a história na mída, por questão de cuidado e respeito não só com eles, mas acima de tudo com ela mesma.

  20. Bom dia gente! Estou convicta que todos nós temos direito de expor nossas opiniões e nos prepararmos pq nem sempre todas as pessoas são concordantes com oque pensamos. O que pra mim é de extrema importancia e, de longe já deveria ser discutido e muito, é o abuso sexual infantil: como exterminar esse problema da humanidade. No meu ponto de vista é um assunto bem complexo quando tentamos examinar o que se passa na mente de quem faz esse tipo de coisa com seres indefesos. Passei por situação parecida na minha vida (graças a DEUS não foi igual ao que a Xuxa relatou ser submetida) e posso garantir que o trauma é profundo, mas que não serve de desculpa para nunca ter se relacionado com uma pessoa, visto que hoje em dia eu sou casada e tenho um filho e quero ter mais. Nada que diga uma pessoa que abusa sexualmente de crianças justifica o seu praticado. Na maioria das vezes acontecimentos como esses os sujeitos tem sempre um distúbio mental, sexual, muitas vezes tendendo são psicopatas. Então, se é pra discutir soluções, me digam: SE A RAIZ DO PROBLEMA É PERVERSÃO DA MENTE HUMANA, COMO FAZER QUE ESSES SERES DEIXEM QUE SER PERVERTIDOS OU NÃO E FORMEM PESSOAS COM TAL DISTÚRBIO???? Colocá-los na cadeia??? que solução há nisso, onde num país como no Brasil dificilmente uma pessoa que faz esse tipo de coisa fica muito tempo presa? Pior ainda é quando os próprios abusadores são os pais e, as mães sabem e não denunciam. Uma outra coisa, seja qual for a situação, sempre existem dois lados. A sociedade hoje em dia contribui para isso quando nossas crianças absorvem os valores dela. Já ouvi falar muito que as crianças de hoje já não são mais crianças como se era antigamente, descobrem mais cedo tudo, despertam mais cedo pra sexualidade, pro apego a imagem, principalmente do corpo, contibuindo de certa forma para que situações como essas aconteçam, pq despertam na mente de seres doentes o instinto de fazer tal coisa com elas. Como mudar isso???? se hoje em dia oque mais vemos no facebook da vida, nas novelas da vida, é uma total inversão de valores, como incutir na cabeça de uma pessoa em processo de formação que aquilo não serve pra vida??? os pais dizem uma coisa, mas a televisão diz outra coisa. Pior é quando os pais nem dizem nada. Então, pergunto: como evitar toda essa situação???? como fazer que um criminoso pague o que não pode ser pago, o dano que não tem volta??? Vejo que precisamos é rever nossos valores e passar para nossos filhos. Pq situações como estas são frutos de famílias desmanteladas que acabam constituindo sociedades também desmanteladas. Quanto a Xuxa, sinceramente conheço muitas pessoas que disseram que acreditam no papai noel doque no que ela disse. Pq muitas coisas que ela disse (sem ser sobre o abuso sexual) são para refletir como é o mundo artístico e até contraditórios. Pra mim, sinceramente, ela pode até ter falado a verdade, mas oque ela quis com isso??? nada???? vejo que não, uma pessoa de imgagem pública onde o alvo principal são crianças, pra mim pareceu que quis dar uma justificativa para o fato de nunca ter casado, para sua filha “produção independente”. oque pra mim é contraditório pq se ela não conseguiu se casar, como que conseguiu se relacionar com pelé por 6 anos (relacionamento durdouro, 6 anos é um bom tempo). Outra coisa, assim como ela deixou explicito na entrevista é que no mundo artistico, as coisas “arranjadas” são possíveis como a proposta de casamento da acessoria de Michael Jackson. O que me leva a me questionar se oque ela falou sobre o abuso sexual tbm não foi arranjado como tenho certeza que muitos pensaram.

  21. Uma pessoa como a xuxa é muito valorizada e muito desvalorizada também.
    O caráter de uma pessoa é extremamente valioso, não importa QUAL ele seja.
    A autenticidade é o bem mais atrativo que alguém pode ter.
    Acho, em minha opinião, que a Xuxa se emocionou e foi extremamente verdadeira no relato, mas também foi bastante ingênua.
    Não creio que era necessário revelar alguns detalhes que, para mim, foram bastante… …Fúteis.(?)
    Depois que alguns materiais novos foram traduzidos para meu blog sobre a “autenticidade” e o “estilo livre, feliz e vencedor de ser você mesmo”, minha visão sobre a maturidade e sobre futilidade mudou bastante!

    Parabéns pelo post.
    Fica aqui minha opinião (:
    Abraços!

  22. ESSE FOI O RESULTADO EM 02 DIAS:

    “A Secretaria dos Direitos Humanos informa que, após a entrevista concedida por Xuxa para o quadro ‘O que vi da Vida’ do Fantástico, o Disque 100, canal de denúncias contra a violência, recebeu mais de 220 mil ligações, até esta terça-feira, 22. A informação foi publicada na coluna do Ancelmo Gois, no jornal O Globo.”

    Já valeu por tudoooooo… não importa o que digam!

  23. Sei exatamente o que ela quis dizer com tudo aquilo. Com certeza, não foi fácil.
    Só queria que isso nao acontecesse nunca mais com nenhuma criança.
    Ou que os pais prestassem mais atenção nos seus filhos. Isso pode mudar tudo nessa luta contra pedofilia.

  24. Não sei se a tempo,mas gostaria de êxpor algo que vivêncio no meu dia dia como bióloga especialista em Enfrentamento de Violência contra cçs e adolescentes .Temo pelas meninas que estão sendo abusadas”agora” dentro da própria casa por parentes e pessoas bem próximas.Estou fazendo uma pesquisa sobre a Rede de Proteção de Vítimas de Abuso e tenho me deparado com uma situação de calamidade pública pois não existe a Rede de Proteção as VítimasMuitas pessoas imaginam que o abuso sexual é falta de vergonha da vítima,na maioria dos casos os abusos não deixam marcas físicas ,mas deixam Marcas psicologicas e emocionais que não cicatrizam.A grande preocupação é que pedimos para denunciar o abuso mas poucos os projetos que estão preparados para atender esta população.ABUSO SEXUAL é uma questão que abrange Saúde e Educação. O que fazer se tanto uma como a outra estão despreparadas para atender??? Espero que ao soltar o seu grito ,a XUXA possa ter tido a felicidade de fazer com que outras” Marias das Graças”,sejam ouvidas e atendidas de forma digna como alguém que precisa ser cuidado por tempo indeterminado.A vítima de abuso precisa ter apoio psicológico,emocional,físico,social, educacional,jurídico.A família da vítima precisa ser acompanhada e o abusador precisa ser punido e cuidado para que não continue praticando tamanha imbecilidade.Não acredito em sensacionalismo mas a gota d’agua na vida de alguém que carregou um trauma de ser abusada.Quanto ao filme precisa se analisar se o mesmo não tem a ver com aquilo que ela passou?????

  25. Quando vi a repercussão em redes sociais decorrente do depoimento da Xuxa, acabei me surpreendendo, pois os comentários que li eram maldosos, fazendo referência aos velhos conhecidos filmes adultos que ela fez no início da carreira. Mas me surpreendi pela ignorância de quem espalhou esses comentários, pelo fato de que quem o fez realmente não entender nada das consequencias que um abuso como esse traz…
    Só que não havia pensado por esse lado, mesmo a intenção sendo boa e sabendo da dificuldade que é reviver um acontecimento assim, principalmente em rede nacional, as ocorrências de abuso infantil não vão diminuir só porque a Xuxa admitiu as ter sofrido também.
    Triste ver que um veículo de comunicação tão poderoso não está sabendo dirigir esse poder. Ou está sabendo muuuito bem.

  26. Excelente matéria…

    Sabe, oque aconteceu após este depoimento? Eu descobri que a pessoa muito especial na minha vida também sofreu abuso. Oque mudou?
    exatamente NADA. (Só muda é que agora penso todo o dia como fazer justiça nas próprias mãos). Achei sim a reportagem da XUXA fraca, pois queria apelar para a sensibilidade, sem dar NENHUMA solução.

    E o mesmo que ocorreu com minha cara metade, efeito pós Xuxa, aconteceu menina da natação (Joana Maranhã), mexeu no brio, mas não solucionou nada e apresentou um meio de se resolver este problema.

    1. Excelente matéria…

      Sabe, oque aconteceu após este depoimento? Eu descobri que a pessoa muito especial na minha vida também sofreu abuso. Oque mudou?
      exatamente NADA. (Só muda é que agora penso todo o dia como fazer justiça nas próprias mãos). Achei sim a reportagem da XUXA fraca, pois queria apelar para a sensibilidade, sem dar NENHUMA solução.

      E o mesmo que ocorreu com minha cara metade,o efeito pós Xuxa, aconteceu menina da natação (Joana Maranhã), mexeu no brio, mas não solucionou nada e não apresentou um meio para resolver este problema.

  27. Ronaldo, tiro o chapeu para seus comentários! pelo menos alguém entendeu o verdadeiro objetivo da declaração. O fato é verdadeiro, o sentimento é verdadeiro e de fato Xuxa foi muito corajosa! Mais uma vez ela enfrentou tudo e todos para expor aquilo que acredita e deseja… o fim da violencia.
    Vamos utilizar essa força da artista para melhorar o mundo! concordo com o seu texto e o parabenizo pelo mesmo… que bom saber que ainda existem jornalistas com bom senso e menos maldade!
    à Xuxa, se esse blog chegar ao seu conhecimento, parabens pela coragem e pelo amor que devota aos pequenos e indefesos… dane-se a inveja e falta de amor das pessoas que só sabem agredir, desrespeitar e criticar…. são pessoas vazias que precisam ser mais amadas.
    Estou nesta luta e acredito neste ideal…. Parabéns e coragem para lutar sempre!

  28. Poxa e os molestadores ainda sao vivos pq maum denuncia los agora
    afinal oq que eles fizeram foi errado independente do tempo devem ser denunciados ou sera que so historia para midia

  29. ” BROKEN – THE MOVEMENT”
    Movimento Mundial de combate ao Abuso Sexual Infantil. Participe!
    Compartilhe para todos os seus amigos!

    Broken é um projeto inédito e audacioso que visa o combate intensivo ao abuso sexual infantil, que atinge 25% das crianças no mundo. Através de uma linguagem acessível, o projeto visa atrair também a atenção de jovens e adolescentes para o tema.

    O projeto Broken é dinâmico e contará com o desenvolvimento de ferramentas de divulgação que terão grande impacto na sociedade e servirão como base de divulgação para outras organizações relacionadas ao tema.

    O desenvolvimento de um Portal super interativo e em diversos idiomas — que será a base de todo o projeto — e a produção de um Longa-metragem, serão as ferramentas utilizadas para a divulgação do tema – Uniremos o que hoje influencia e movimenta a sociedade. A Internet e o Cinema.

    http://WWW.BROKENTHEMOVEMENT.COM
    https://www.facebook.com/brokenthemovement
    http://twitter.com/#!/BrokenTheMoveme

  30. Adoro a Xuxa,mais,seja-mos francos, no filme “Amor Estranho Amor” ela apaerce em cenas sexuais com um garoto de 10 anos,se ela tem esse “Trauma” nunca acentaria fazer esse filme..não é Ronaldo?

  31. Estou de pleno acordo que a Xuxa não precisava dizer o que disse para se exibir pq ela já tem tudo, fama, riqueza e outras coisas. As críticas só deixa ainda mais claro pq as pessoas não falam sobre isso quando acontece com elas. Sou prof. e já tive alunas q foram abusadas pelos irmãos e me disseram: “não adianta falar pra mãe pq ela não vai acreditar, todo mundo vai dizer que somos safada.” e é sempre isto q acontece.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s