Xuxa: tudo por dinheiro?

Tenho uma coluna semanal na Rede Novo Tempo. Hoje, a jornalista e apresentadora Bianca Oliveira, do Conexão NT, programa de alcance nacional e transmitido para todas emissoras do grupo, optou por falarmos sobre o tema do momento: o depoimento de Xuxa ao Fantástico. Para isso, usamos como base a discussão que propus aqui no blog.

Entre um questionamento e outro, a Bianca quis saber:

– Você acha então que ela não fez isso pra se aparecer?

Eu havia dito isso no post. E, por isso, gostei da pergunta. Tem muita gente insistindo nessa bobagem: a apresentadora teria feito para projetar-se, para vender mais discos, licenciar novos produtos. Enfim, encher os cofres.

Gente, para tudo, né? É muita ignorância. É pensar pequeno demais. Querem falar da entrevista como um todo? Ok, falem. Mas uma coisa é a entrevista, outra é a admissão de que foi abusada sexualmente.

Xuxa não precisa disto para aparecer. Não ganha com um depoimento como aquele (e ainda que ganhasse, é ser muito medíocre expor-se de tal forma para acrescentar algo num capital já milionário). Na verdade, a apresentadora foi até ingênua. Basta notar a fala sobre o “pedido de casamento” de Michael Jackson. Ridículo.

É verdade que não faltam pseudo-celebridades criando factoides para ganhar uma notinha na imprensa. É verdade que flagrantes e fotos são armados por gente que carece de espaço na mídia. Faz parte do jogo de encenação. O “famoso” cria o fato, o público consome.

Mas há diferença neste caso. A apresentadora expôs sua intimidade. Foi quase uma sessão psicoterápica, mas só que o divã era a câmera e, o terapeuta, o público brasileiro. Ela falou pelas causas que acredita. Aceitou ser julgada. Não apresentou nenhuma solução para esses grave problema. Porém, esse nem era o papel dela.

Caríssimos, a “rainha dos baixinhos” não precisa desse de mídia. É uma mulher milionária, rica, famosa, disputada pelas marcas para anúncios. Teria e tem espaço para mostrar-se em qualquer veículo de comunicação do país. Sua aparição é um evento por si só. Sua menor visibilidade, na verdade, ocorre por opção da própria apresentadora, que está mais madura.

E, desculpem-me, se frustro a expectativa de alguns leitores. Não faço uma defesa da Xuxa. Faço uma defesa da razão, do bom senso. Não aprecio o trabalho da Xuxa (que o diga o Kauê, meu ex-aluno, ex-orientando e fã incondicional da apresentadora). Sustento que, quando era dona das manhãs da Globo, ela prestou um desserviço à população brasileira, influenciando uma geração inteira de baixinhos – hoje, adultos.

Xuxa rompeu com parte da inocência na infância. A vaidade entre as crianças, o despertar precoce da sexualidade têm participação dela. E isto é evidenciado em pesquisas científicas. É sabido que o consumo de representações e objetos sexualizados/sexualizantes conduz à erotização das crianças. A apresentadora contribuiu com isso quando estava na tevê e por deixar essa “herança” aos seus sucessores – na Globo e noutros canais.

Porém, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Todo mundo tem direito de não gostar dela. Criticá-la, inclusive pelo filme pornográfico que fez no final da adolescência. Outra bem diferente é ser incapaz de ler criticamente os fatos, ver tudo de maneira rasa, superficial. Nem que está aqui dizendo que a entrevista no Fantástico não poderia ser interessante pra imagem dela. Estamos dizendo que admitir o abuso sexual não acrescenta nada. Apenas humaniza sua imagem, tira a “rainha” do pedestal. Nada mais.

E… podemos passar pro próximo tema?

Anúncios

5 comentários em “Xuxa: tudo por dinheiro?

  1. Parabéns isso que é uma crítica construtiva com o que andam falando e postando por ai, também não concordo com a contribuição de Xuxa para a sociedade,mas ela fez a parte dela a serviço do Capital e as coisa são assim.

  2. meus 4 filhos nunca assistiram o programa da xuxa e hoje meus 2 netos tambem nao assistem. pois nao confiamos nela. a xuxa esconde alguma coisa que poucas pessoas conseguem ver.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s