Apenas um sorriso

Sabe aqueles dias difíceis em que nada dá certo? Tive um desses. Tirei o dia para resolver alguns problemas. Porém, acho que avancei pouco. Ou quase nada.

Mas meu maior incômodo não surgiu pelos desencontros entre meu desejo de resolver e as impossibilidades apresentadas. Claro, é frustrante. No entanto, pior que não conseguir fazer o que se deseja é encontrar tanta gente sem vontade de ajudar, sem disposição para facilitar… apenas tentar resolver.

É incrível como algumas pessoas parecem decorar palavras de um manual ou de um contrato de atendimento e apenas as recitam sem rugas no rosto. Há uma má vontade generalizada. O “não” brota naturalmente. O rosto lívido não esconde a incapacidade de sentir empatia pelo problema alheio.

O setor de serviços me assusta. Você paga, mas parece pedir favor.

Nesse mundo frio, encontrar calor humano é como procurar pérolas em meio aos porcos. Por isso, quando um sorriso brota no rosto de alguém de maneira espontânea coloca luz em nosso coração.

Foi assim que me senti já no início da noite quando esbarrei numa jovem. Pedi uma informação e o sorriso veio fácil, agradável, leve… Me senti acolhido, respeitado. Me senti humano. Era como se em meio as pedras encontrasse uma rosa.

Não gosto de sorrisos amarelos. É verdade que eles também estão em meu rosto. Devem estar no seu. Hoje, fazem parte de nossa face. Quase estão colados ao nosso caráter frio, falso e pouco disposto a doar-se, a amar.

Por isso, sorrisos verdadeiros parecem bálsamo para um corpo ferido, água para o sedento, alimento para o faminto. Sorrisos sinceros, espontâneos, desprovidos de máscaras, interesses são cada vez mais raros. Mas quando os encontramos nos lembram que a vida pode ser mais simples e se faz bela nos pequenos gestos.

Anúncios

2 comentários em “Apenas um sorriso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s