Tá nervoso? Vai pescar

Faz tempo que não vejo um adesivo com a frase:

– Tá nervoso? Vai pescar.

Não sei se caiu de moda… Sei apenas que achava graça da expressão, embora ela resumisse um bom conselho: “não está bem? Vai procurar o que fazer, mas longe da gente”.

Algumas pessoas parecem não entender isso. Acham que os outros têm a obrigação de as tolerarem irritadinhas, nervosinhas. Ah… para, né?

Até entendo uma resposta atravessada, indelicada, gestos irritadiços, grosseiros de alguém que foi vítima, que foi agredida pelo outro. Mas não me peça para aceitar ser “para-raios” de um sujeito que “acordou com a macaca”, como diz minha mãe.

Tem gente que dormiu mal, acorda mal humorado e sai distribuindo veneno pra quem atravessa seu caminho.

E pior, ainda arruma esse tipo de justificativa:

– Ah… mas você tem que me entender… Eu estou mal. Estou num dia péssimo.

Entender? Entender nós entendemos. Porém, entender é diferente de aceitar ser “saco de pancadas”. Se não está bem, fica em casa. Se tranca, some da civilização.

Essas pessoas ignoram um princípio básico: o respeito ao outro. O que o outro tem a ver com seus problemas, com seu mau humor? Se você não está bem, não estrague o dia da outra pessoa.

Relacionamentos também são construídos com base na aceitação, na paciência, na compreensão. Entretanto, ninguém que está num dia ruim tem o direito de pedir que os outros aceitem de bom grado atos agressivos, respostas irônicas, sarcásticas etc etc.

Gente assim precisa se tratar. Carece aprender a não transferir ódio, raiva para quem não tem culpa. Gente assim necessita romper com esse sentimento de vítima e perceber suas atitudes egocêntricas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s