A rotina que nos consome

Vivemos um tempo em que agendas vazias são quase sinônimo de vagabundagem. Quem passa o fim de semana de “pernas pro ar”, tem tempo pra festar, acordar tarde, ver programas de auditória na TV e não chega à segunda-feira com sentimento de culpa por tarefas deixadas para traz ou é um privilegiado ou… ou…

A vida moderna é a vida da agenda cheia. Trabalha-se muito. Alguns têm dois – até três – empregos. Outros, trabalham e estudam. Isso significa que estar em casa não é estar de folga. É impossível não ter o tempo tomado por uma quantidade imensa de coisas pra fazer.

Vivo essa rotina há bastante tempo. Faz anos que não sei o que é ter um fim de semana tranquilo, daqueles que a gente pode sentar no sofá, cruzar as pernas e ficar zapeando os canais de televisão tentando achar alguma coisa interessante. É verdade que, depois de sofrer um bocado, também aprendi a reservar um tempo pra sair com a família, ir à igreja… coisas fundamentais para manter a integridade, o equilíbrio emocional.

Entretanto, quando saio do serviço na sexta-feira, já tenho uma lista de obrigações que precisa ser cumprida até o fim do domingo.

Teve uma época em que me frustrava com isso. Sentia-me a pior das pessoas por que não tinha liberdade pra fazer outras coisas. Hoje, estou mais conformado. É, a palavra é esta mesma, conformado. Afinal, ainda quero ser dono do tempo e ter a chance de “vagabundar” de vez em quando.

Mas a lição mais importante que os anos de vida me trouxe foi a de que não posso me deixar consumir pela rotina. Não adianta lamentar, ficar chateado, irritar-me, frustrar-me… Nada disso vai resolver meus problemas. Ninguém vai vir aqui e fazer o trabalho por mim. A responsabilidade é minha. De mais ninguém. E por encarar as demandas, assumir que são consequência das escolhas que fiz, aprendi a ter calma. Olhar a lista de compromissos e não me desesperar. Pressa, ansiedade… só atrapalham. Entendi que, com um pouquinho de organização e disposição, no final, tudo dá certo. Isso vale pra você também. Tente!

Anúncios

5 comentários em “A rotina que nos consome

  1. Nos ultimos finais de semana…tenho chegado sempre na segunda cheio de culpa pelas tarefas que não cumpri…isso é horrivel.Mas não sei como acabar com o fim de semana da minha namorada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s