Crentes, modernos e na moda

Rabugento como sou, raramente acho graça dessas bobagens que o pessoal inventa e compartilha no Facebook. É muita besteira pro meu gosto. Mas gostei desta “campanha” aqui.

Embora bastante simples, uma leitura sensata das imagens permite refletir sobre o estereótipo que se tem dos evangélicos. A proposta é questionar a Globo. Mas esse estereótipo não é apenas da emissora carioca. Muita gente ainda vê o evangélico como alguém que não sabe se vestir, que tem mau gosto, só sabe falar de Bíblia… Como se fosse uma gente sem cultura.

É verdade que existem crentes assim. Mas o cristão é gente; É como qualquer outra pessoa. E pode vestir-se bem, frequentar bons lugares, ouvir boas músicas, ler bons livros, ter amigos… Enfim, viver. Ele não é refém da religião. É livre.

Uma vida de fé não é uma vida alheia ao mundo, ao que é bom. E, como em qualquer segmento da sociedade, tem gente que sabe viver e aproveitar o melhor da vida e tem gente que não sabe. Simples assim.

Pra ser preconceituoso, não é preciso ser cristão. Pra discriminar pessoas, idem. Vale o mesmo para o jeito de se vestir, para os cuidados com o corpo etc.

Tempos atrás, por exemplo, descobri a página de uma jornalista que passei a admirar. Ela é jovem, descolada e… cristã. Ela criou o blog Bonita Adventista. Na página, tem dicas de beleza, de estética facial, corporal… e moda. Nada mais contemporâneo.

Portanto, tem sim muitos evangélicos resistentes à moda, aos valores estéticos (como tem gente resistente a um monte de coisas nessa vida). Mas estas são pessoas que ainda acham que fé se traduz no tamanho da saia, num rosto sem maquiagem ou na camisa de manga longa e fechada até o pescoço. Entretanto, identificar todo um segmento – diversificado como são os evangélicos nos dias atuais – por uma única imagem é perpetuar um estereótipo – que, como o termo diz, o estereótipo distorce a realidade.

Anúncios

7 comentários em “Crentes, modernos e na moda

  1. Adorei seu comentario sobre Evangélicos, sou Evagélica e estou sempre antenada, em dia com a moda e tudo que nos cerca. Não devemos julgar esse ou aquele, rotulando as pessoas. Abraços. Lia Froes

  2. A raiva da globo é que os evangélicos conseguem acompanhar a evolucão da sociedade, sem ficar preso ao tradicionalismo. A globo fica com mais raiva ainda quando percebe que os evangélicos mesmo acompanhando essas evoluções não trocam Jesus por nenhuma quinquilharia que o mundo, religião, filosofias venham nos oferecer.

  3. Deus é santo. Ele disse: “sede santos como EU sou santo” . Essa santidade ou seja, SEPARAÇÃO do MUNDO, daquilo que é IMPURO inclui corpo, alma e espírito. É toda a conduta que é transformada: o pensar, o falar, o agir, e NAO SE EXCLUI O CORPO, que inclui além de outras coisas não menos importantes, a maneira decente de se vestir e se apresentar.
    Somos peregrinos e estrangeiros nesta Terra. Se pertencemos a outra pátria, a nossa cultura não pode se corromper com a daqui. CADÊ A IDENTIDADE CRISTÃ?

    Os bombeiros são reconhecidos por onde passam por sua vestimenta, os roqueiros também e por aí vai. Mas e o cristão? Está igualzinho ao ímpio. Antes era tachado de antiquado, cafona, mas indicava que era um ESTRANHO aqui. É muito constrangimento, não é. Não aguentam, então preferem “modernizar um pouquinho” e assim o mundanissssmo, o “nada vê” a vaidade pecaminosa vai adentrando, e desculpas como “exagero e tradicionalismo” se tornam cada vez mais ensinado e propagado por muitos que vão que não QUEREM abandonar os costumes ímpios, então se conformam com o mundo.

    As mulheres cristãs genuínas largam a vaidade, largam a fofoca, a contenda, a mentira, não são hipócritas, seu coração é transformado, e isso é revelado no exterior, longe de MAQUIAGENS, PENDURICALHOS, DECOTES, ROUPAS CURTAS E APERTADAS, SENSUALIDADE, CORTES E PINTURAS DE CABELO, e mais um monte que a maioria já sabe. Se cuidar não significa se pintar e tal, e sim ter higiene, o que é bem óbvio.

    É uma pena que a maioria dos “cristãos” de hoje deixaram os bons costumes, vemos a mocidade da igreja perdendo (ou nunca entenderam o que é) a modéstia, a decência, a pureza, e vivendo de modismos criados no inferno, impostas por gente que está a serviço do diabo. CRENTE QUE SEGUE A MODA NAO E CRISTÃO.

    Lembra da circuncisão? Era uma aliança com Deus, efetuada tanto na carne, ou seja – EXTERNAMENTE, VISíVEL, quanto no coração – no INTERIOR, INVISÍVEL AOS OLHOS HUMANOS.

    Deus esclarece tudo para nós. Basta buscarmos, perseverarmos e o Senhor nos responderá.
    Não precisamos da moda, não precisamos nos adequar ao padrão de beleza que o MUNDO impõe. A mulher que TEME a Deus, essa será louvada. Não a formosa aos olhos humanos, muito menos a vaidosa.

    Graça e Paz ((:

  4. Só pq o crente se veste bem, e cuida do seu exterior náo quer dizer que ele está igual ao impio, ou que esta longe dos caminhos de Deus, o crente tem que ser a luz em meio a trevas, e exemplo aos impios.Antigamente as pessoas nao queriam ser crentes, pq diziam que nao queriam ficar feias, se vestir mal, as mulheres por exemplo nao podiam nem raspar as pernas, e isso é óbvio que causava escandalo aos nao crentes, as mulheres nao crentes nao queriam a Deus porque nao queriam ser peludas, por exemplo, relaxadas.O crente tem que se vestir bem sim, ser vaidoso sim, pq pra Deus oque importa nao é o exterior mas o coraçáo da pessoa, nao adiamta nada os cabelos até o pé, roupa cafona, e ter a lingua comprida.

  5. Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.
    Malaquias 3:18

  6. Você consegue enxergar a sociedade sendo escrava da televisão? Eu sim. Lá eles ditam tudo: como devemos nos comportar, falar, pensar, e até a forma de nos VESTIR. Quem faz como eles não é livre, e sim ESCRAVO. Ser livre é saber dizer não e andar na contramão do sistema. É óbvio que isso não será bem visto pela sociedade, porque afinal estão acostumados com um padrão de beleza. Mas por acaso, vivo eu para agradar a homens (nesse caso a sociedade) ou a Deus?

    (:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s