Não poluam minha timeline

Sinto falta de inteligência na timeline do Facebook e do Twitter. Ok… Talvez exagerei. Não estou dizendo que as pessoas são burras. Mas fico incomodado com a ausência de conteúdo relevante. A maioria usa as redes sociais apenas para se divertir. E, pior, é uma diversão sem graça, sem humor.

Sei que sou rabugento por natureza… Sei também que, pra me fazer rir, tem que ser capaz de surpreender. Sei ainda que, por formação, não tenho o hábito de gastar tempo com coisas que, para os outros, têm relevância.

Ainda assim, acho que tem alguma coisa errada. Umberto Eco, a quem sempre recorro nessas horas, diz que todo mundo carece de uma dose diária de bobagens. Mas o pensador também ressalta que estamos criando uma sociedade alienada, ignorante. Ou seja, a dose virou overdose. O que era para distrair, ao que parece, aniquilou o bom senso, a razão, o espírito crítico.

As pessoas gastam tempo demais na rede, mas não publicam nada significativo. Compartilham fotos, links… mas não acrescentam nada ao dia delas e nem dos amigos.

Sabe, eu me sinto honrado com os amigos que fiz no Facebook. Honrado por ter sido adicionado por centenas de pessoas. Honrado porque ganhei dezenas de novos leitores – gente que lê meus textos, comenta, compartilha. Entretanto, por vezes, sinto-me incomodado com a quantidade de coisas que aparecem na timeline sem nexo algum. Saem do nada e vão pro lugar nenhum. São perda de tempo – inclusive pra quem publica, porque poderia estar investindo o tempo pra ler alguma coisa interessante, comentar algo relevante etc.

É óbvio que alguns vão dizer:

– Não gosta? Não lê. É só sair das redes sociais.

Eu diria que é o que estou fazendo: ficando cada vez menos tempo com as timelines do Face e do Twitter abertas. No entanto, é meu direito opinar, reclamar. E até dizer:

– Não poluam minha timeline!!!

Não significa que quero perder os amigos. Não significa que os quero fora das minhas redes sociais. Queria apenas ver mais gente disposta a exercitar o pensamento, a ser criativo, a escrever os próprios textos, a refletir sobre a vida e o cotidiano – e não apenas reproduzirem o que gente (por vezes, desconhecida, sem nome, sem origem, sem identificação) produz e faz circular no universo digital.

Anúncios

Um comentário em “Não poluam minha timeline

  1. Nem me fale Ronaldo!!
    Não tenho mais a conta do face, ainda tenho do twitter, mas quase não entro…
    Prefiro os blogs c/ assuntos já direcionado, onde podemos comentar.
    O Face tava me fazendo mal, não sei como todos dizem que vicia, não entendo mesmo!!
    Abç

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s