Facebook exclui conta de usuários

Cá com meus botões, entendo que muita gente usa mal as redes sociais. Duas coisas se sobressaem: primeiro, exibir-se ou se promover; segundo, atacar ou criticar pessoas, empresas etc.

No primeiro caso, pode até incomodar um pouco os “amigos”, dar o que falar, mas, quase sempre, são atitudes inofensivas (não mudam a vida da gente). No segundo, a coisa é um pouco mais complicada. Dependendo da situação, pode até se configurar crime virtual.

Entretanto, não sei dizer até que ponto é justo banir as contas de alguns desses usuários. Hoje, por exemplo, vi a notícia de uma grávida que teve a conta encerrada pelo Facebook. Ela publicou uma foto em que aparecia apenas de calcinha e cobrindo os seios. Pra mim, a foto é de gosto duvidoso. Entretanto, não parece afrontar a moral, os bons costumes… enfim.

Por outro lado, uma página considerada racista foi tirada da rede na Austrália. Publicada no Facebook, apresentava aborígenes como bêbados e pessoas que cometem fraudes para receber benefícios sociais do governo.

As redes sociais têm seus critérios. Podem banir usuários, censurá-los. Embora ninguém leia as “regras de uso” antes da abertura de uma conta, elas existem e não são negociáveis. No entanto, sempre que vejo notícias sobre exclusão de pessoas que estão na rede, fico pensando se as regras não deveriam ser mais claras, inclusive definidas por uma legislação nacional – previamente debatida com a sociedade e amplamente divulgada -, prevendo inclusive penalidades em caso de mau uso.

E ainda a respeito do exibicionismo, isso é problema de formação mesmo… Falta de bom senso. Ou carência.

Anúncios

5 comentários em “Facebook exclui conta de usuários

  1. Ola Ronaldo Bom dia, o texto abordado veio em uma hora muito boa, onde todos gritam por liberdade de expressão e alguns perderam a linha de liberdade por libertinagem, incluindo os uso das redes sociais.

    Trabalho com internet mantenho o blog.mkmail.com.br e no facebook a pagina facebook.com/mkmail.marketing quando fiz o cadastro da ferramenta lemos o termo de adesão imprimimos o material pois ele é um contrato, o facebook é uma rede social e um prestador de serviço, os termos de uso é nada mais que um contrato onde ele fala o que faz e não faz, o que aceita e o que não aceita.

    Basta por em pratica a lei vigente de contratos de prestação de serviço, quem promete cumpre e quem se compromete também. simples assim. No caso da pagina que foi apagada até onde eu pude ler o usuário descumpriu algumas clausulas dos termos de uso do facebook.

    A remoção ou banimento da rede social é uma consequência, se sou racista com alguém e essa pessoa me processa é uma consequência. Esquecemos que nossos atos de liberdade pode ter um preço e muitos não querem pagar o preço por atitudes indevidas.

  2. Concordo. O problema caro, colega é que o processo legislativo nem sempre acompanha a evolução social. Isso obriga os Julgadores de decidirem por analogia ou costumes. E no caso da net de acordo com o bom senso.

  3. Mas o problema maior é quando 4,5 pessoas que não gosta de você por ciumes ou simples falta de respeito te denuncia e o Facebook vai la e exclui sua conta sem nem ao menos mandar um email pra exclarecer o motivo.
    Aconteceu esses dias com minha amiga, umas garotas ciumentas porque gostam da mesma coisa que ela não aceitarem ela tendo aquilo que elas queriam e não podem ter e vão la pra ferrar ela denunciam todas juntas o perfil dela pro facebook pra excluir ela, ai me diz, isso é justo ?? Esse Facebook ta uma merda, não tem pessoas qualificadas suficientes para verificar a veracidade do eventual ocorrido, a garota possuai fotos de varios eventos que so tinha la e agora não pode mais acessar, eles literalmente estragaram todas lembranças e alegrias que ela tinha ao ver suas fotos e recordar das coisas boas que ela teve.

    FACEBOOK ta precisando uma reformulada urgente, antes que vire um ORKUT e morra como ele “morreu” um dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s