Quando a relação termina é preciso sofrer com dignidade

Relações terminam. Amores esfriam e acabam. Algumas vezes, nem é falta de amor. São os desencontros cotidianos que desgastam o relacionamento e motivam o fim do romance. E, por mais dolorido que seja, relacionamentos chegam ao fim. O sonhado “felizes para sempre” nos escapa em um beco qualquer… Poucos passam pela vida tendo amado uma única vez. Acho que todo mundo tem ex… ex-ficante, ex-namorado, ex-marido… Algum tipo de ex… alguém por quem você um dia se apaixonou perdidamente, mas que ficou pelo caminho.

Embora seja natural que um relacionamento acabe, nem todo mundo sabe lidar com isso. Não, não estou dizendo que não dói. Dói sim. E muito. Entretanto, tem gente que perde a razão quando o romance termina. A pessoa simplesmente pira. Chora, briga, xinga, liga 200 vezes por dia, manda mensagem no celular, deixa recado no facebook, coloca bilhetinho no para-brisa do carro do sujeito, passa no trabalho dela todo o dia, insiste pra voltarem a conversar, faz escândalo se encontra o ex (ou a ex) em algum restaurante, balada… joga presentes fora, ameaça, faz chantagem emocional… Uma coisa de doido.

Sabe, o que precisamos entender é algo muito simples: é direito do outro querer ir embora. Machuca? Machuca sim, mas o outro tem direito de querer te deixar.

Quando a relação termina, a gente tem que sofrer com dignidade. Vale tentar reatar? Penso que sim. Se o sentimento ainda está vivo, se ama o outro e acredita que pode dar certo, vale tentar. Mas sem desespero, ansiedade… Se o outro diz que não dá, não dá. Pronto. Insistir demais só desgasta e prolonga o sofrimento.

Ficar chorando, fazendo drama… tentar comover o outro com ceninhas… é coisa de quem não sabe amar. Chantagem emocional, brigas, denegrir a imagem do ex… é coisa de quem não tem caráter.

E tem ainda o outro lado da história. Tem ex que adora ver o sofrimento da parceira abandonada. Parece sentir prazer nisso. O cara se acha tão imprescindível que não basta terminar a relação, precisa ter o “ gostinho”… saber que fez alguém chorar. Então, esse é mais um motivo pra “não dar corda”. Aceite o fim, sofra o que tiver que sofrer… e siga em frente. A vida continua… Outros amores virão.

Anúncios

31 comentários em “Quando a relação termina é preciso sofrer com dignidade

  1. Ronaldo e seu talento….parabéns, além de excelente e renomado Jornalista, daria um mega, ultra, power psicologo…Seus textos expressa sua essência.

  2. Amei esse artigo… É exatamente isso… Ninguém é obrigado a ficar com o outro quando não há mais sentido na relação… Dói sim e muito; deixar os sonhos e abrir mão de quem a gente ama… Mas faz parte do processo… Nada é eterno…Eu sempre digo… A cada dia um novo recomeço… Afinal, penso que temos de nos apaixonar todos os dias… Por algo ou por alguém; e por que não por nós mesmos??? Fica a dica…
    Silvana de Camargo… Maringá/Pr.

  3. Olá Ronaldo, acabo de ler seu texto e confesso…”Parece que voce passou por minha áurea hoje, ou melhor dizendo , voce deve ter tirado a navalha de minhas carnes neta tarde! Eu mereci ler, ouvir, ver algo dito tão sabiamente ..O momento me pedia esta leitura!! Obrigada pela sábia reflexão, levo comigo a tua dica final …”Aceite o fim, sofra o que tiver que sofrer… e siga em frente. A vida continua… Outros amores virão…

    Abração amigo, valeu por hoje!!

  4. Ronaldo, vc é expert em passar um “olhar biônico” nos sentimentos das pessoas e com diplomacia expõe de forma natural o que muitos têm dificuldade em aceitar, o fim de uma relação. Parabéns, mais um belíssimo texto de reflexão.

  5. Bem atrasado meu comentário,mas é justamente pq eu precisei de ler um artigo desse,hoje…passando por este momento,e como pretendo passar com muita dignidade,fui pesquisar tudo relacionado ao assunto. Parabéns Ronaldo! Direto,objetivo e com muita sensibilidade. Me foi muito útil,obrigada!

  6. CONGRATULAÇÕES!! ESTA DEVE SER A AULA DE ABERTURA DE UM CURSO INTITULADO “ENSINA-ME A AMAR”, QUE PODE SER ‘A DISTANCIA OU PRESENCIAL. CANDIDATO-ME COMO UM DOS PROFESSORES, POR TER TIDO UMA QUASE FATAL EXPERIÊNCIA NO ASSUNTO, QUE FOI O PREÇO PAGO POR MINHA IGNORÂNCIA NA ÉPOCA. QUANTOS NÃO SEQUESTRAM, TORTURAM, MATAM OU MORREM POR AMOR, SEMANALMENTE, CONFORME TESTEMUNHAMOS PELA MÍDIA?

  7. Meu querido…k texto viu!Muito profundo e verdadeiro, somos tão egoístas nessa questão de posse, que só Deus pra nos ensinar o verdadeiro amor…aquele que sofre, renuncia e não trata mal. Mas a vida é muito mais que um afeto! Por isso….cuidado com a idolatria…só leva vc a baixo.

  8. Maravilhoso, como todos os outros, leio todos, amo todos,parabéns e sucesso em sua carreira… confesso que tenho aprendido muitas coisas com seus artigos, abraço..

  9. MEU QUERIDO ESTOU DESPEDAÇADA ACABEI UM RELACIONAMENTO ONTEM .MAS JÁ ESTAVA DESGASTADO.MAS EU O AMO DEMAIS ,ESTOU A PONTO DE UMA LOUCURA.

  10. Estava arrasada.Dai li seu texto e vi que devemos deixar ir ,quem não nos quer por perto.Amei e fico muito grata por ter tido a chance de adquirir tamanha sabedoria.Deus te abençoe amigo!

  11. Acabei de sair de um casamento de 5 anos, estou triste, arrazada, é como se o mundo acabou pra mim, mais suas palavras me trouxeram um conforto em meu coracao. Obrigado pela sua grande sabedoria.

  12. E quando é o contrario eu deixei meu namorado por que não era correspondida por completo, mas amo muito porém preferi cair na real. Achei que não podia me prender a uma pessoa que esta perdida em suas emoçôes. Ele diz que tem sentimentos por mim mas não se solta.

  13. Quando leio os textos do Ronaldo sempre parece que ta se dirigindo a mim, as vezes no passado e as vezes no presente. Parabéns por conseguir expor tão precisamente sentimentos profundos e soluções para situações ou erros que cometemos dia a dia com pessoas que amamos.

  14. Mais um excelente texto Ronaldo. Obrigado por nos dar a honra de ler sobre tantos assuntos que acabam por nos fazer identificar se não no todo, mas em grande parte deles.

    Abraços.

    Marcos Nunes

  15. Oi eu tenho que admitir, já denegrir a imagem do ex da minha namorada pra ela e admito que não me arrependo disso não, primeiro o cara era um destaque uma estrela era visto como sendo tudo de bom sendo que nada disso tinha, a familia e os amigos ainda tentaram fazer com que ele reatasse com ela não deu certo. Resumindo quando li mais sobre ele falei apenas verdades, ele sempre quis nos separar, nunca se conformou com o fim e sempre a quis ter de volta e quebrou a cara por que eu fui muito mais que ele. Digamos que denegrir foi uma forma de esfregar na cara as verdades sobre esse cara, antes que pergunte, ele ficou com ela e me ofendeu muito com palavras homofóbicas. Ex é bom, mas pra se viver longe.

  16. Grande verdade que dói, mas é uma grande verdade.
    O amor não faz sofrer, se sofre já não há mais amor.
    Deus instituiu o casamento, é sagrado, é para sempre,
    mas somos muito egoístas e mesquinhos para lutar e fazer valer a pena cada segundo ao lado Dele e de mão dada com quem escolhemos para viver o ideal que Ele sonhou para nós. “Então o Senhor Deus declarou: Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”.
    Gênesis 2:18

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s