Ativismo vulgar e sem propósito

Acho que sou o sujeito errado, na época errada. Sinceramente, ando sem paciência para algumas coisas. Esses protestos de garotas pelo mundo afora, por exemplo. É muita imbecilidade junta. Já escrevi sobre o assunto por aqui, mas vejo que virou modismo. É um negócio maluco.

A mulherada tira a roupa e vai pras ruas. Até entendo que um ou outro protesto do tipo pode se justificar. Mas elas saem de seios nus – às vezes, corpo inteiro – por qualquer motivo.

Chamam a atenção? Claro que sim. Mas… e as bandeiras que defendem? Já avançaram em algumas delas? Conquistaram alguma coisa?

É óbvio que não. Tudo que é feito fora de hora, fora de propósito, fica banal. O que essas garotas fazem é ativismo vulgar.

A maioria das integrantes desses movimentos apenas repete discursos clichês. Sequer sabem direito do que falam. Elas entram na onda. Nada mais. O treinamento que recebem é mais focado em orientações de como agir – tirar a roupa, pintar o corpo, repetir frases, confrontar a polícia, fazerem cena diante das câmeras – que na politização de fato. Não tenho dúvida que poucas conseguiriam sustentar um diálogo profundo sobre qualquer um dos temas que, teoricamente, defendem por mais de 10 minutos. Certamente, cairiam no lugar comum.

E, desculpe-me, se o papo aqui parece preconceituoso. Tenho dito que cada um faz o que quer do corpo. Porém, entendo que longe de obterem resultados com seus protestos, essas moças apenas ganham holofotes por exibirem parte de seus corpos. Seus corpos não são ferramentas de protesto. São produtos de um mercado novo: o do ativismo vulgar.

Essas jovens viram notícias, mas não produzem resultados – não mudam a sociedade. Não conscientizam ninguém. Ao se despirem, perdem autoridade. Os mais tradicionalistas sentem-se agredidos. Acabam vendo-as como vagabundas sem causa. São protestos de apelo midiático. Atuam apenas para o show, para a sociedade do espetáculo.

PS – Mais fotos podem ser vistas aqui.

Anúncios

Um comentário em “Ativismo vulgar e sem propósito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s