E quem fiscaliza o governo?

O governo federal quer criar um instituto para avaliar as faculdades particulares. Não é um instituto qualquer. É um SUPER instituto. Será preciso, inclusive, criar mais 550 cargos. Inchar ainda mais a já inchada máquina pública.

Quando li a notícia, fiquei pensando no que isso significa. Tem muita faculdade ruim no país. Muita gente que faz do ensino um comércio. E sem compromisso algum com a formação dos alunos. Entretanto, seria preciso criar mais um órgão para cuidar da qualidade dessas faculdades?

Cá com meus botões, entendo que não. Claro, o Ministério da Educação deve ter bons argumentos. Mas, convenhamos, existem sistemas de avaliação que indicam se a faculdade tem ou não problemas. E, com base nas notas dos próprios alunos, é possível determinar inclusive o fechamento de cursos.

É verdade que o novo instituto teria mais poderes. Na verdade, superpoderes. Também é verdade que seria um órgão específico para tratar das questões envolvendo as faculdades particulares. E elas representam 88% das instituições de ensino superior do país. Ou seja, o país deve sim ter mecanismos de controle de qualidade. Porém, no Brasil, a coisa é esquisita. Não se aproveitam as estruturas existentes; criam-se novas. E a máquina vai inchando… os gastos públicos vão crescendo… e o povo paga a conta. No caso, mais de R$ 43 milhões.

Sabe o que é pior? Essas coisas acontecem e a população ignora. Nem percebe. Infelizmente.

Sinceramente, ainda acho que, se fosse pra criar um mecanismo de fiscalização, este deveria ser destinado a cuidar da educação básica, da educação fundamental. E na esfera pública. Essas sim têm sido ignoradas, estão em estado de abandono e não têm políticas adequadas para reverter sua falência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s