Para quê serve internet sem fio nas escolas?

Não é de hoje que o Estado vem transferindo para os equipamentos a responsabilidade pela melhoria na Educação
O governo do Paraná anunciou que vai garantir internet sem fio em todas as escolas do estado. Em Maringá, um dos candidatos à prefeitura promete um computador por aluno da rede municipal. Não faz muito tempo, o governo federal fez licitação para colocar um tablet nas mãos de cada professor da rede pública.

Enfim, são iniciativas do poder público para equipar professores e alunos, garantindo acesso ao universo tecnológico e à rede mundial de computadores.

Sabe, acho todas essas iniciativas válidas. Porém, a pergunta que sempre faço é bem básica: qual o projeto pedagógico que acompanha a oferta desses serviços e equipamentos?

Sim, porque oferecer banda larga pra molecada e não ter um projeto para uso da rede é pior que não ter o serviço na escola. Sem uma proposta pedagógica o que a internet sem fio vai fazer é complicar ainda mais a vida dos professores. A moçadinha vai usar o wi-fi dos celulares, conectar-se ao facebook e outras redes, ficar navegando e o aprendizado será ainda mais comprometido.

Vale o mesmo para o computador. Todos nós já ouvimos falar de laboratórios em escolas que ficaram fechados por anos pela falta de um projeto pedagógico para uso das máquinas. Noutras vezes, os computadores só servem para joguinhos – isso, inclusive, em escolas particulares (conheço algumas, por sinal).

E os tablets para os professores? Vão fazer o quê com esses equipamentos? Dar para os filhos brincarem em casa?

Como eu disse, não vejo problema em garantir tecnologia, equipamentos e serviços para melhorar a educação. Mas o problema maior não é este: é a falta de rumo da educação. O Estado tem transferido para as máquinas, tecnologia e até para os livros didáticos a responsabilidade por um ensino de qualidade. Essas coisas até são bonitas de ver. E de falar.

– Compramos tantos computadores.
– Todas as escolas terão internet sem fio.

No marketing, funciona. Na escola, nem sempre. Porque o equipamento por si só não produz conhecimento. A tecnologia tem que estar a serviço da educação, dentro de um projeto pensado, elaborado pra isso. Do contrário, é só dinheiro público jogado no ralo.

Anúncios

6 comentários em “Para quê serve internet sem fio nas escolas?

  1. real… sou estudante de pedagogia e fico as vezes horas pensando em como serei como profissional, como lidarei com as dificuldades e barreiras… o governo na verdade não está preocupado com a educação simplismente jogam a responsabilidade e planos demasiados,,, eu estudo em um programa no meu minicipio da FEDERAL DO MARANHÃO em condições ruins, o que o governo nos oferece é sempre de baixa qualidade sem com a preocupação real do resultado ….

  2. Parabéns, meu caro. Continue a usar este meio de comunicação para uma informação que possibilita a transformação.
    Perfeita, a sua reflexão! Continua a mesma patacoada ainda do tempo da colonização. O império da filosofia positivista, da coisa puramente posta, e basta. O velho pão e circo, mesmo que tendo por base as melhores intenções. Porque de boas intenções…
    Tá mais do que na hora, aliás o trem já passou e ninguém viu, de unir o pensamento, o ideal à prática – Práxis. Vamos arregaçar as mangas e fazer o serviço sujo. Chega de delegar. A começar pelo professor mesmo, ninguém mais adequado pra liderar este movimento. Chega de engodo, promessas, bem ou mal intencionadas. Dignidade, já!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s